20 de maio de 2024

Contato

Performance e Saúde Fernanda Paradizo 5 de março de 2023 (0) (1816)

Corra com garra, mas também com educação! O manual da boa conduta nas corridas

POR FERNANDA PARADIZO | @fparadizo

A corrida é sem dúvida uma das modalidades esportivas mais democráticas que existem. Ter saúde e força de vontade já são suficientes para colocar um tênis no pé e sair por aí correndo. A cada dia que passa, cresce cada vez mais o número de pessoas que se encantam por essa modalidade, que ganha adeptos em todos os cantos do país. Mas, à medida que aumenta a quantidade de praticantes, aumenta também a disputa por espaços em parques, trilhas, calçadas e ruas. E é aí que “mora” o perigo. Esbarrões, empurrões, palavrões, reclamações e brigas são alguns dos problemas que vêm à tona quando um ou mais corredores resolvem lutar por um mesmo espaço num simples treino ou numa competição. Para evitar esses problemas , reunimos aqui algumas dicas essenciais que vão ajudá-lo a dividir o espaço com outros corredores e evitar confusões.


Empurra-empurra na largada: Procure largar na baia ou local compatível com seu nível de performance. Quando soa o sinal, é comum os apressadinhos darem cotoveladas.

Correndo em grupo: Se estiver correndo em dupla ou em grupo, procure ficar o mais compacto possível. Se estiver em três, fique dois à frente e uma mais atrás. Faça isso para não dificultar a passagem de quem vem de trás. Se você se perder dos amigos na largada, não se desespere. Chegue com cuidado que tudo ficará bem.

Atenção nos postos de água: Assim que avistar um posto de água, tenha cuidado. Não faça movimentos bruscos e vá aos poucos para o lado onde fica o posto, preocupando-se sempre com quem está atrás. Em geral, os postos de água são mais extensos do que parecem à primeira vista, principalmente nas grandes provas. Não se desespere querendo pegar água logo na primeira bancada. Se perceber que algum colega de corrida não conseguiu se desvencilhar da multidão para se abastecer, não custa nada fazer a gentileza de pegar um copo a mais.

Jogando fora o copinho: Tomou água? Cuidado na hora de jogar o copinho fora. Muitas vezes ele não está totalmente vazio e pode esbarrar ou mesmo molhar um corredor que vem ao lado ou atrás. Procure o espaço e jogue num lugar adequado. Em treinos, segure o copo o tanto quanto possível até avistar uma lixeira. Faça o mesmo com as embalagens de carboidrato e outros.

Parada repentina: Jamais pare bruscamente. Os ciclistas têm uma regra muito básica entre eles que serviriam muito bem aos corredores. Se quiser parar por algum motivo (amarrar o tênis ou mesmo se não estiver se sentindo bem e quiser andar um pouco), faça um sinal com um dos braços e saia aos poucos de lado, para um local de pouca concentração de pessoas.

Ultrapassando pessoas: Se tiver um grupo de pessoas à sua frente, não tente de forma alguma passar por algum lugar que não tenha espaço, como no meio, por exemplo. Se estiverem prejudicando sua passagem, peça licença e passe cuidadosamente. Se a pessoa à frente estiver usando fone de ouvido, faça tudo com o maior cuidado, tocando muito gentilmente nas costas ou ombros da pessoa para que ela possa te dar passagem sem se assustar.

Tangenciar quando não é possível: Tudo bem que as regras da corrida mandam tangenciar o percurso, mas subir na calçada ou cortar pela grama é algo absurdo. Não faz parte do percurso da prova.

Correndo sem número: Entrar numa prova sem ter feito a inscrição e correr sem número é uma das coisas que mais afrontam os organizadores de prova, além de ser um desrespeito, uma vez que todo o suporte do evento é previamente programado para abastecer a quantidade de inscritos.

Correndo com a inscrição do outro: Se acontecer de algum atleta não poder participar de uma prova e sobrar uma inscrição na sua mão, antes de pensar em correr, procure os organizadores e veja se existe a possibilidade de trocar o número para seu nome, além de sua faixa etária e sexo. Não existe nada mais desagradável do que um corredor atrapalhar um pódio de faixa etária ou mesmo um pódio feminino, porque transgrediu as regras e correu com número de outro atleta. Se não houver possibilidade, não use o número do amigo.

Sem direito à medalha: As medalhas são feitas exclusivamente para aqueles que completarem a prova. Se você está inscrito, mas não completou o percurso ou não correu a prova, não entre em conflito com os organizadores para pedir sua medalha. Não peça para um colega correr com seu chip ou número de peito para pegar sua medalha. Afinal, que graça tem ganhar uma medalha sem mérito?

Cuidados com fones de ouvido: As pessoas que correm ouvindo música têm que redobrar os cuidados que acontecem à sua volta. Em algumas provas no exterior, por questão de segurança, é desaconselhável ou mesmo não permitido o uso de headphones. Uma ambulância pode ter que passar com rapidez e você pode não ouvir a sirene ou mesmo as orientações no alto-falante. Isso sem falar que, durante o percurso, é preciso estar atento aos que vêm principalmente de trás. Em treinos, use apenas em locais seguro, como parques. Em trechos abertos ao trânsito, evite ao máximo.

Objetos estranhos na largada: Jamais jogue coisas na largada no meio da pista, como camisetas, blusas, garrafas de água e outras coisas. As pessoas podem tropeçar. Da mesma forma, antes de ir para a largada, tenha a certeza de que já fez seu último pit-stop. Respeite o espaço público e não faça de forma nenhuma xixi na largada. Muitos corredores reclamam de ter que começar a correr já com os pés molhados. Isso sem falar na falta de higiene.

Cusparadas sem rumo: Qualquer coisa que você jogue fora quando está correndo pode acertar outra pessoa, devido à ação do vento. Isso vale também para as cusparadas e espirros, que muitas vezes tomam rumos que você nem imagina. Para evitar isso, não custa nada carregar um lencinho de papel e fazer isso discretamente, sem atingir o colega do lado.

Cruzando a linha de chegada: Não pare de repente na chegada nem cruze a linha de forma desenfreada, como se existissem mais alguns metros de prova. Preste atenção nas pessoas que estão à frente e tenha todo o cuidado com as pessoas que vêm atrás. Uma vez que tenha cruzado a linha, siga as instruções dos staffs e não fique por ali tumultuando o local à espera de um amigo. Passe normalmente, seguindo o fluxo, e aguarde seu colega de corrida numa área em que não atrapalhe o andamento da prova.

Respeito às mulheres: Não existe nada mais desagradável do que ter uma prova feminina e se deparar com homens correndo e puxando outras mulheres. Além de ser contra as regras da corrida, já que estão correndo sem número, isso atrapalha o ritmo de prova de quem corre. É o momento especial das mulheres e nada mais justo do que os homens respeitarem isso.

Ajuda para quem precisa: Se perceber que alguém está passando mal na corrida, ofereça sempre ajuda. Sua assistência pode custar uma vida. Procure um staff da prova para que a pessoa possa ser atendida o mais rapidamente possível.


Editora da Contra-Relógio, Fernanda Paradizo é jornalista e fotógrafa. Fez sua primeira maratona em Nova York, em 1997, quando descreveu todo seu treinamento e estreia nos 42 km para a revista Boa Forma. Depois da experiência, passou a trabalhar exclusivamente com corrida de rua e viajar pelo mundo para cobrir as principais maratonas internacionais.

Veja também

Leave a comment