20 de maio de 2024

Contato

Performance e Saúde André Savazoni 21 de julho de 2020 (0) (299)

Como os treinadores e seus alunos estão enfrentando este período de pandemia

Seguindo com a série de reportagens especiais sobre treinadores de corrida e suas novas rotinas com os alunos, neste período de coronavírus e pandemia pelo mundo, desta vez, apresentamos o depoimento do corredor e treinador Claiton Lenz, dos Galgos, de Lajeado, no Rio Grande do Sul.

“Desde março, com início da pandemia, as coisas mudaram bastante na assessoria: treinos presenciais suspensos, cancelamento/adiamento de provas e diminuição no número de alunos.

Ninguém tinha a dimensão do que iríamos enfrentar nestes últimos quatro meses, de início esperava que as coisas pudessem voltar ao normal o mais rapidamente. Entretanto, logo tratei de organizar e adaptar os treinos dos alunos (pelo aplicativo que uso para passar as planilhas) com treinos funcionais, em esteira etc.

Além disso, realizamos transmissões com os alunos (via YouTube), tratando de assuntos da corrida; fizemos um desafio solidário para arrecadar roupas e cestas básicas para os moradores de Lajeado (RS) e agora tenho trabalhado estimulando a participação nas corridas virtuais, que serão nossa realidade por algum tempo.

A adesão dos alunos aos treinos foi bastante variada e relacionada principalmente com as regiões de cada um. Muitas cidades entraram em lockdown antes e, portanto, acabaram abrindo também antes. Mais recentemente, vejo os alunos tentando retomar uma rotina de treinos, mas com outra mentalidade: manterem-se saudáveis e também respeitando as recomendações de segurança, preservando assim as demais pessoas.

Outro fator que pesou bastante na assessoria foi o cancelamento de provas, isso desmotivou aqueles que buscam na corrida algum desafio pessoal, relacionado com conquistas/marcas pessoais, distâncias e/ou simplesmente a participação nos eventos.

Certamente nossa área foi uma das que sentiu muito o impacto econômico dessa pandemia, é triste e pesado em vários aspectos. Vejo muitos colegas treinadores, com anos de trabalho na área, simplesmente sem perspectiva a curto/médio prazo. Espero que todos possam encarar esse período com parcimônia, consciência de que essa fase vai passar e que precisamos de todos bem para enfrentar os desafios que ainda teremos.”

Claiton Lens, dos Galgos, de Lajeado, no Rio Grande do Sul (www.galgosrun.com.br)

Veja também

Leave a comment