9 de maio de 2024

Contato

Performance e Saúde Redação 21 de julho de 2023 (0) (948)

Atletismo: as medidas e os padrões britânicos

por CLEBERSON YAMADA | @clebersonyamada

Sabemos que os britânicos são os maiores “criadores de esportes” do mundo. Além do futebol (soccer), eles têm esportes que são pouco populares para nós, mas são superorganizados para eles. Dentre os quais podemos citar o críquete e o rúgbi. Os 54 países da comunidade britânica praticam vários outros quase com exclusividade. Evidentemente que eles organizaram muitas das regras e padronizaram medidas para o ATLETISMO. 



Falando de pista, por que será que a distância entre as barreiras dos 110m é de 9,14m e a altura delas é de 1,067m? Antigamente as provas eram de 100 jardas e a distância entre elas era de 10 jardas. Para que coubessem 10 barreiras na pista, aumentaram para 120 jardas (109,30m) e, então, para facilitar, arredondaram para a distância de 110m, mas mantiveram 10 jardas entre as barreiras. Como as provas femininas vieram depois, estabeleceram 8,50m e apenas 100m para elas. Uma adaptação providencial e necessária, com barreira em 84 cm de altura, tendo em vista que nem a mais ferrenha das feministas brigaria por igualdade com o masculino nessa prova, pois a altura da versão masculina é de 1.067m (1 jarda + meio pé).

Aliás, essa era a altura padrão das cercas entre os campos de ovelhas onde iniciaram-se os primeiros treinamentos dessa prova, com os britânicos “pulando a cerca”. Afinal, no pasto do vizinho a grama é mais verde. Ah, os britânicos!

E o arremesso de peso, que tem o setor em 2,13m, pois o raio do círculo é exatamente a altura das barreiras dos 110m, deixando assim o diâmetro deste com 2 jardas + 1 pé. Sabendo que 1 jarda (91,4cm) é a altura da barreira dos 400m com barreiras masculino e um pé é 30,48cm. Sendo assim, fica fácil entender as razões pelas quais eles complicam as contas para bagunçar tudo na pista. Curiosamente, no arremesso de peso ainda tem o fato de o masculino ter o peso de 7.260g e o feminino 4kg. Na verdade, o peso masculino tem exatas 16 libras, que equivalem ao peso da bala de canhão britânico do século 18, enquanto que para o feminino, como foi criado depois, usaram outra medida.

DA PISTA PARA A RUA: Agora passando da pista para a rua, poucos sabem a diferença padronizada para provas de 10 km e 10000 metros rasos, onde a primeira distância sempre fica subentendida como prova de rua e a outra obrigatoriamente disputada numa pista oficial. Todas as provas de pista sem barreiras ou obstáculos são denominadas como “rasa”. Mas é prova de fundo.

Evidentemente que a diferenciação na nomenclatura vem por conta de toda a padronização da World Athletics, onde em qualquer lugar do mundo as pistas são idênticas nas medidas e a única diferença é a altitude da construção. Mas na rua tem subidas, descidas, curvas de todos os tipos e pisos com deformações, além de possível desnível entre início e fim.


Mas a cereja do bolo vem com a maratona, em que, apesar da regulação, nenhuma prova tem as medidas, percursos, desnível e clima perfeitos ou idênticos. Tanto que Boston, que é a mais antiga, a mais tradicional e conhecida como “a maratona das maratonas”, não tem resultados reconhecidos para recorde mundial. Por conta da padronização, existem dois pontos que são cruciais para isso:  o desnível da largada para a chegada e a distância entre a largada e a chegada.

Sabemos que o Barão de Coubertin se inspirou na Grécia antiga para criar a maratona, mas a distância inicial era d 40 km nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896, na Grécia. Mas, por um capricho da Rainha da Inglaterra, em 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres, o percurso foi alterado para passar em frente ao Castelo de Windsor. As razões “reais” ninguém vai saber, mas os britânicos fizeram muita gente se apaixonar por essa tradição de 42.195m.

Fotos: Canva


Cleberson Lopes Yamada é treinador de atletas em Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais; especializado na Universidade de Leipzig, na Alemanha; comentarista de Atletismo da Bandsports.

Instagram: @clebersonyamada 

Veja também

Leave a comment