19 de maio de 2024

Contato

Blog do Corredor Especial Redação 12 de novembro de 2010 (0) (164)

Santiago, um corredor-padeiro de sucesso

Na época seu técnico Mario Sérgio, da equipe Run&Fun, foi o responsável por destacá-lo como maratonista. "Sou muito agradecido porque foi ele quem pesquisou uma maratona para que eu tivesse possibilidades de me colocar entre os primeiros e também patrocinou toda a minha participação na minha primeira corrida fora do Brasil, em que já estreei com vitória." Pouco mais de uma década depois, Santiago, com seus 45 anos, apesar de estar em tratamento se recuperando de uma lesão crônica na virilha, continua correndo os 10 km na faixa dos 33 minutos e promete que em breve voltará à forma.

Antes de ser um ótimo corredor, Santiago já era padeiro. Morador em São Roque, a 60 km da capital paulista, ele aprendeu a arte dos pães quando tinha 20 anos, e desde então vem desenvolvendo receitas. "Começo a preparar os pães na noite anterior à entrega; aprendi o ofício em curso específico e depois coloquei a mão na massa", brinca.

"É com esse trabalho que garanto o sustento da família (esposa e três filhos) há 25 anos; faço artesanalmente pães integrais e comercializo diretamente, especialmente entre corredores, que já me conhecem", observou Santiago. O objetivo principal do bicampeão da Disney é em breve lançar a marca Pão do Campeão. Santiago é muito solicitado no Parque do Ibirapuera, e quando deixa de comparecer aos locais de concentração dos treinos, seus clientes sentem sua falta e alguns reclamam porque contam com esse reforço nutricional antes ou depois de correr.

"Percebi que ao colocar na mesa alimentos mais naturais, ou seja, com menos ingredientes que eu chamo de "brancos", como sal, farinha, açúcar e leite, a minha saúde ficou mais equilibrada; dificilmente fico gripado ou tenho algum resfriado, e também percebi nas corridas a diferença, não só nos tempos, mas também na recuperação do esforço, seja treinando ou competindo!" Santiago ressaltou que seus pães são diferenciados dos vendidos em mercados e padarias: "O meu produto não leva conservantes e está livre de açúcar, leite e ovos; é um pão realmente integral. Tenho certeza que ao se alimentar pela manhã com ingredientes integrais em pouco tempo o corredor perceberá que seu intestino fica menos preso e flui com naturalidade".

 

NUTRICIONISTA APROVA! A nutricionista Wanessa Carlson, que acompanha atletas e corredores desde 1993, avaliou a receita do pão artesanal de Santiago e observou que devido à presença das farinhas integral e de glúten, esse pão é muito bom para manter a glicemia sob controle, o que não acontece com os pães feitos unicamente à base de farinha branca, que possuem uma carga glicêmica maior, razão pela qual a saciedade é mais prolongada nos pães à base de farinha integral.

Segundo Wanessa, alimentos integrais constituem ótimas fontes de fibras, que são responsáveis por manter a flora intestinal, importante para o equilíbrio do sistema imunológico. A linhaça, um alimento considerado funcional, além de ser também fonte de fibras, é rica em lignina e fitoestrógenos, substâncias que auxiliam nas dietas para emagrecimento, reduzem os sintomas da TPM e da menopausa em mulheres, e previnem alguns tipos de câncer como de mama e intestino. A linhaça também é uma ótima fonte de vitamina e de ácidos graxos (ômega-3 e ômega-6) essenciais para manter a fluidez nas membranas celulares e reduzir quadros inflamatórios, bem como o mau colesterol (HDL), ou seja, é muito benéfica para a saúde do coração.

Para a nutricionista, por não conter conservantes, corantes nem acidulantes, substâncias que podem desencadear alergias alimentares, o pão de Santiago é muito saudável e mantém seus valores nutritivos, se conservado na geladeira por até uma semana. "Este pão é uma ótima fonte de carboidratos para ser ingerido tanto antes quanto após a atividade física, para auxiliar na recuperação dos níveis de glicogênio", comenta Wanessa.

 

FREGUESES ANTIGOS. Cleide Taiar, que já completou oito maratonas, é uma das fiéis clientes do pão integral de Santiago. "O pão é ótimo, sinto falta quando não consigo encontrá-lo, e é sempre bom colaborar com os amigos corredores." Adalberto Teles, comerciante e corredor, irmão do maratonista olímpico José Teles, é cliente assíduo dos pães de Santiago. Adalberto, que disputou muitas provas com o artesão dos pães, observou: "Já definimos muitas corridas na reta final, isso entre 87 e 91; ele é um ótimo corredor e melhor ainda padeiro, brincou Teles e concluiu: "Consumo os pães dele há 15 anos, levo para casa e também para o meu irmão." Os pães são aprovados também por Abílio Antunes, o "Abilinho", 12 anos, que gosta de provas de até 5 km. "Eu sempre peço para meu pai comprar o de cenoura, que é meu preferido, pois mata a fome que é enorme após o treino; acho que é porque coelho também gosta de correr."

O técnico Luis Tavares, que realiza treinos no Ibirapuera para um grupo enorme de corredores, observou que Santiago é muito participativo e destacou: "Ele comparece duas vezes por semana na barraca de nossa equipe e costuma fatiar pães gentilmente para degustação dos corredores que chegam para treinar no período da noite; a grande maioria vem do trabalho e já sabe que terá um pão fresquinho para se alimentar e comprar."

"O pão do campeão é robusto e saudável" confirmou o advogado José de Assis, que diz ser fã do de uvas passas com canela. Esse é também o sabor preferido de Karin Alcantara, vendedora de automóveis. "Corro há pouco tempo e esse pão me ajudou a perceber a grande diferença para os pães comuns, como o francês, porque dá um sustento mais longo." Já Silvia Oliveira, assessora administrativa, adotou a boa alimentação por indicação médica. "Faço reeducação alimentar há dois anos; comprei o pão e apresentei para minha nutricionista que aprovou, e assim virei freguesa."

O padeiro corredor também prepara pães especiais para diabéticos e pretende em breve lançar uma receita de pão sem glúten. Atualmente os sabores são: integral com semente de linhaça, uva passas, canela e mel, cenoura e mel, aveia e pãezinhos de cebola. Na próxima vez que for treinar no Ibirapuera é provável que escute: "Lá vem o pão do campeão"!

RECEITA DO PÃO DO CAMPEÃO

INGREDIENTES

2 kg de farinha branca

500 g de farinha integral

200 g de linhaça

1 copo de óleo de milho

2 colheres (de sopa) de sal

2 tabletes de fermento biológico fresco

Água (quanto baste para dar o ponto)

 

MODO DE PREPARO

– Bata a linhaça no liquidificador

– Misture os ingredientes secos

– Dissolva o fermento com um pouco de água morna.

– Junte os secos, o óleo de milho e por último o fermento e vá adicionando água até dar consistência.

– Deixe descansar por 30 minutos

– Divida em quatro partes e coloque em formas de 500 g

– Espere crescer na forma por 30 minutos

– Leve ao forno médio por 40 minutos aproximadamente

– Rendimento: 6 pães

 

Veja também

Leave a comment