21 de maio de 2024

Contato

Notícias Ranking CR Tomaz Lourenço 18 de outubro de 2023 (0) (1736)

Ranking Brasileiro de Maratonistas atualizado, com os resultados de Foz do Iguaçu, Criciúma e Salvador

POR TOMAZ LOURENÇO

A quinta atualização do RANKING 2023, considerando provas nacionais com percurso aferido de 42,2 km e com tempos-limite para ingresso, por faixa etária, já está no ar aqui no site, bastando clicar em RANKING CR, no alto à direita, para saber quem são os melhores maratonistas neste ano, até agora.


Desta vez, além dos que se qualificaram nas 15 primeiras maratonas do ano (São Paulo, Brasília, João Pessoa, Uberlândia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Campo Grande, Ponta Grossa, Blumenau, SP City, Internacional J. Pessoa, Goiânia, Fila SP, Floripa e Vitória) foram inseridos os que se ranquearam em Foz do Iguaçu, Criciúma e Salvador.

Estava prevista também a participação da prova de Manaus, mas ela foi adiada para dezembro, em função da fumaça de queimadas na capital amazonense. Já em relação à Maratona Mauricio de Nassau, em Recife, não recebemos os resultados (pelo segundo ano), daí não estarmos considerando esse evento para o RANKING.

De forma geral, poucos conseguiram melhorar suas marcas em Salvador e Foz, em função provavelmente do clima e percurso menos favoráveis. Entre eles, Cezar Bitencourt, que completou em 3h24 na capital baiana contra 3h39 em Floripa, e Renato Fernandes, que conseguiu 4h30 em Blumenau contra 3h51 em Salvador.

Nesta atualização, destaque para boas marcas em Criciúma, primeira edição dos 42 km em uma meia que já acontecia, com percurso devidamente aferido. Muita gente correu lá e em Floripa, como Adriano Matos, que obteve resultado igual nas duas: 3:07:15 na primeira e 3:07:14 na segunda, portanto, entrando no RANKING com esta marca.

Aliás, vários são de uma regularidade impressionante, como Cleiser Alves (2:48:30 em Brasília e 2:48:31 em Foz) e Rafael Arrelaro, com 3:21:01 em Floripa e 3:21:04 em Salvador. O clima continua sendo um fator importante a favor e contra boas marcas. Kelly Maio, por exemplo, completou a Maratona Fila em 3h28, em um domingo muito frio em São Paulo, e fez 4h05 em Foz, sob forte calor.

Nas três últimas maratonas oficiais consideradas, 638 corredores conseguiram se ranquear e, dessa forma, as posições nas listagens sofreram alterações e podem ser consultadas, lembrando que ainda não é o RANKING 2023 definitivo.

Mantivemos os cortes dos que aparecem com apenas um nome, assim como aqueles por apelidos ou identificados pela equipe. É uma forma de valorizar as listagens do RANKING e seus participantes. Naturalmente que os não incluídos, mesmo com marcas abaixo dos tempos-limite, devem entrar em contato pelo e-mail (tomazloureno1947@gmail.com) para ter uma justificativa e, eventualmente, elucidar o assunto.

O mesmo vale para os que foram classificados duplamente, em uma faixa etária errada, com resultado que não foi o seu melhor ou qualquer outro problema, como a não inserção. A publicação gradativa do RANKING, conforme aconteçam as maratonas, tem por objetivo que os corredores acompanhem sua classificação e façam mudanças, antes do fechamento das listagens, no final do ano.

Inclusive no nome, que pode ter sido reduzido e se queira que apareça de outra forma, já deixando certo para o preenchimento do DIPLOMA DE MARATONISTA, cujo PDF será enviado aos que pedirem, mas apenas a partir de 20 de dezembro, após a finalização do RANKING.

A próxima e última atualização será publicada na segunda quinzena de dezembro, com os resultados das cinco provas abaixo, eventualmente com inscrições ainda abertas.

05/11 – 1ª Maratona de Jurerê (Florianópolis, SC)
https://www.koha.com.br/evento/maratona-de-jurere-hospital-sos-cardio-2023-6086

19/11 – 27ª Maratona Internacional de Curitiba (PR)
https://www.ticketsports.com.br/e/maratona-de-curitiba-2023-34824

26/11 – 5ª Maratona Monumental de Brasília (DF)
https://www.ticketsports.com.br/e/maratona-monumental-de-brasilia-2023-33619

26/11 – 6ª Maratona Internacional Novembro Azul (Sorocaba, SP)
www.maratonasorocaba.com.br

17/12 – 5ª Maratona Internacional de Manaus (AM)
www.maratonademanaus.com.br



Tomaz Lourenço é jornalista, 76 anos; lançou a revista Contra-Relógio em outubro de 1993, sendo seu editor até a última edição em abril de 2021. Correu mais de 60 maratonas no Brasil e exterior, além de 2 Comrades; seu recorde nos 42 km foi ao estrear na distância, em Blumenau 1992, com 3h04. Contato: tomazloureno1947@gmail.com

Veja também

Leave a comment