20 de maio de 2024

Contato

Impulso Luciano Martins 20 de outubro de 2023 (0) (857)

Duas dicas de filmes para se emocionar e motivar seus treinos

POR LUCIANO MARTINS | @luciano_vmartins

Muitas vezes buscamos dicas de filmes e não conseguimos achar nada que nos agrade. Foi pensando nisso que vou sugerir dois filmes que assisti recentemente. Ambos obviamente falam de corrida em sua essência, objetivo básico firmado aqui por nós. É difícil encontrar filmes e documentários tratando disso de forma clara. Geralmente são cenas curtas que remetem ao esporte. Tendo em vista esta situação, achei pertinente indicar estes dois filmes.

O primeiro que indico é o filme do Vanderlei Cordeiro de Lima, nosso maratonista, bicampeão dos Jogos Pan-Americanos, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004. Só esta apresentação basta para dizer de quem se trata. Acredito que todos os corredores já ouviram falar dele. Seu filme é um documentário intitulado de “Vanderlei: pernas, cabeça e coração”, produzido pelo COB. O filme retrata sua trajetória no esporte, suas dificuldades no início de carreira, suas lutas para alcançar os objetivos que eram traçados. A fatídica história da Maratona de Atenas, com o incidente que provavelmente tirou dele a medalha de ouro olímpica até a condecoração com a Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo concedida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Este documentário é possível visualizar no YouTube, tendo duração aproximada de 1 hora.

Já o segundo filme que indico, está presente na Netflix e o nome do título é “O Milagre de Tyson”. A história retrata um menino de quinze anos, autista, que sempre estudou em casa. Quando começa a frequentar uma escola, sua vida começa a mudar quando ele descobre a corrida. Começa a treinar fortemente para vencer uma maratona. A partir daí é com vocês. O filme tem duração aproximada de 1h40min. Assistam e vejam o que acham da indicação.

Espero que gostem das indicações, e aguardem pela próxima.



Analista de Sistemas e discente de Educação Física, Luciano começou a se interessar pela corrida em 2011 para melhorar a saúde. Foi adicionando aos poucos outras modalidades como natação, ciclismo e outros esportes. Realizou diversas provas, nas mais diversas distâncias, principalmente de endurance. Gosta muito de desafios e adora se superar.

Veja também

Leave a comment