9 de maio de 2024

Contato

Tô Correndo zMais notícias Tomaz Lourenço 21 de janeiro de 2024 (0) (1664)

Cansou de corridinhas de 5 e  10 km? Veja em CALENDÁRIO,  provas de 15 e (bem) + km!

POR TOMAZ LOURENÇO

São mais de 200 corridas por todo o Brasil, apenas de fevereiro a setembro no campo CALENDÁRIO, na barra do alto aqui no site. Predominam as meias-maratonas e em seguida as de 15 km, mas quase sempre esses eventos incluem as distâncias menores já consagradas (5 e 10 km), até e principalmente porque atraem muito mais inscritos, que é a principal fonte de renda das organizadoras.

Também chama a atenção o grande número de provas de trilhas e montanhas, com mais de 15 km, cujo custo de montagem é menor do que nas realizadas em áreas urbanas, a começar porque não precisam pagar taxas e impostos, assim como conseguir liberação por parte do sistema viário do município. Também não costumam oferecer suporte médico, ficando por conta e risco dos participantes, mas que geralmente gostam dessas “emoções”.


Um dado interessante é o aparecimento de corridas que trazem a opção de 28, 30 e também 32 km, que é algo extremamente positivo, para não se ficar na costumeira alternativa entre 21 e 42 km. A participação nessas distâncias pode ser um fator estimulante para que cresça o número de maratonistas no Brasil, hoje em torno de apenas 35 mil, dentro do universo estimado de talvez 1 milhão de participantes em provas no país.

Curiosamente, a distância que menos se constata nas corridas listadas em CALENDÁRIO (de provas longas BR), aqui no site, são os famosos 42,2 km. Menos de 30 maratonas urbanas são encontradas, de fevereiro a setembro, lembrando que elas usam o apelo do nome para valorizar o evento e atrair participantes, cuja maioria faz 5, 10 ou 21 km, mas na camiseta de todos aparece em letras garrafais a palavra mágica MARATONA ou 42,2 KM.

Duas únicas exceções de maratonas “puras”, ou seja, que oferecem somente os 42,2 km solo, são as de Brasília (21/04) e A Muralha (18/08). Não custa lembrar que as mais famosas do mundo (Nova York, Berlim, Chicago, Paris, Tóquio, Boston, Londres e mais uma centena, entre elas a de Buenos Aires) se enquadram nessa categoria, reunindo apenas reais maratonistas.

Mas para quem acha que 42 km é pouco, são muitas as opções de 50 km ou mais, como 100, 135, 217 e até 350 km! Fica sempre a possibilidade para os vários tipos de corredores, desde os que têm como foco melhorar seus tempos nas diversas distâncias, até os que estão mais preocupados em testar sua resistência e resiliência.

Enfim, como diz o título deste post, para quem já cansou de provas de 5 e 10 km, cuja participação é facilitada por não ser necessário muito treinamento, uma pesquisa em CALENDÁRIO pode atrair o interesse por corridas diferenciadas, com a possibilidade de mais emoção ao final e até com a sensação de ter conseguido superar um grande desafio. Experimentem!


Tomaz Lourenço é jornalista, 77 anos; lançou a revista Contra-Relógio em outubro de 1993, sendo seu editor até a última edição em abril de 2021. Correu mais de 60 maratonas no Brasil e exterior, além de 2 Comrades; seu recorde nos 42 km foi ao estrear na distância, em Blumenau 1992, com 3h04. Contato: tomazloureno1947@gmail.com

Veja também

Leave a comment