21 de maio de 2024

Contato

Notícias André Savazoni 14 de maio de 2019 (0) (176)

Tribuna vai coibir falsificações dos números de peito em Santos

Na corrida, todos os detalhes são dimensionados para o número de inscritos, para que todos os participantes tenham a estrutura eficiente, principalmente na hidratação, atendimento médico e segurança. No caso do 34º 10 KM Tribuna FM-Unilus, neste próximo domingo (dia 19), em Santos, as atenções são ainda maiores por reunir 20 mil corredores e caminhantes. Diante disso, a organização da prova, vai estar atenta e coibir possíveis falsificações de números de peito, prática adotada por pessoas que querem evitar as inscrições.

A prova terá uma fiscalização atuante na entrada das áreas de largada para coibir qualquer tipo de falsificação como números copiados ou usados de edições anteriores. Há alguns anos, a organização já vem agindo contra clonagens e para este domingo terá imagens para identificar e punir esse tipo de fraude, sendo que o responsável é aquele quem fez a inscrição do número que foi copiado. Outra ação importante é que os números possuem uma tarja holográfica, que garante autenticidade e integridade.

“O Grupo Tribuna dispõe dos mais modernos recursos tecnológicos para apurar eventuais fraudes cometidas durante toda a prova. Portanto, aquele que eventualmente ousar em utilizar documento falsificado ou falsificar o número da prova será pego pela coordenação da prova e processado criminalmente”, alerta o advogado do Grupo Tribuna, Maurício Guimarães Cury.

Ele explica que o fraudador responderá pelos crimes previstos nos artigos 298 e 304 do Código Penal (falsificação de documento particular- artigo 298 e utilização de documento particular falsificado – artigo 304), com pena de reclusão de um a cinco anos.

“O meio jurídico utilizado deve ser a retenção do participante e o acionamento da Polícia Militar, exigindo-se que o mesmo seja autuado em flagrante delito por uso de documento falso. Os seguranças da prova estão autorizados a fazer a contenção dessas pessoas, uma vez que segundo o artigo 301 do Código de Processo Penal qualquer pessoa do povo prender alguém em flagrante delito”, explica o advogado.

KITS – A entrega dos kits do 34º 10 KM Tribuna FM-Unilus será feita de quinta-feira (dia 16) a sábado (dia 18), na Academia Unilus, à rua 28 de setembro, 233, no bairro Macuco, em Santos, sendo que nos dois primeiros dias das 12 às 21h, e na véspera da prova, das 9h às 18h. A organização alerta que no domingo não será realizada a entrega do material e quem não tiver o número de peito não poderá ingressar nas baias da largada, assim como terá acesso impedido na chegada.

Também nos três dias, os atletas inscritos poderão doar seus tênis usados, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade para entrega a pessoas necessitadas. Já no domingo, as largadas serão feitas em ondas, para facilitar o fluxo no início do percurso. A disputa começa na Rua João Pessoa, no Centro, e tem a linha de chegada junto à Praça das Bandeiras, na Praia do Gonzaga.

A primeira largada será às 7h50, com cadeirantes competidores, cadeirantes com um condutor, deficientes físicos e visuais e o Pelotão da Igualdade. A elite A feminina começa a correr às 7h58; a elite A masculina, a elite B (homens e mulheres) e o Pelotão Premium, às 8h13; e os amadores às 8h15. Na sequência, às 8h35, o segundo pelotão dos amadores, e fechando, 8h55, o terceiro pelotão de amadores, cadeirantes com um ou múltiplos condutores e caminhantes.

Veja também

Leave a comment