3 de maio de 2024

Contato

Sem categoria admin 7 de maio de 2012 (1) (142)

Qual a sua estratégia para vencer o desafio dos 10 km?

Não importa em qual tempo do "Desafio CAIXA – Contra-Relógio 2012" nos 10 km você está inscrito: sub 40 ou sub 50. Sabe que terá de treinar (e muito) para atingir seu objetivo. Mas não é só isso, já que alimentação e descanso fazem parte do "pacote". Também a estratégia da prova é um dos fatores importantes quando se pensa em obter um recorde pessoal. Os professores Murilo Klein e Vitor Bertoli Nascimento, da V8 Assessoria (www.v8assessoria.com.br), de Curitiba, mostram três formas de buscar a camisa do desafio.

Na literatura científica existem inúmeros trabalhos feitos com atletas profissionais quando estes bateram um recorde mundial. Mas qual a melhor estratégia? Vitor e Murilo descrevem bem três tipos de estratégia: "U Invertido", "Negativa" e "Positiva". Veja qual se adapta melhor ao trabalho com seu treinador (ser tiver um…) e, principalmente, a sua forma de enfrentar uma prova.

U Invertido: Você inicia com ritmo forte nos primeiros três quilômetros, sofre uma leve quebra e manutenção do 5º ao 7º, e arremata fazendo o último km tão forte quanto o primeiro, ou ainda mais rápido. Essa estratégia é uma das preferidas pelos profissionais e pessoas com características de velocidade.

Negativa: É a mais segura. Larga mais lento e vai, quilômetro a quilômetro, aumentando o ritmo, fazendo o último km o mais forte possível. Uma estratégia que se encaixa bem na volta de lesões ou na prova que não está bem treinado. Os resistentes adoram optar por esta.

Positiva: Antes de mais nada, é para kamikazes. Sai forte, mantém um pouco e vai quebrando! Faz o que as pernas deixarem. Todo mundo conhece alguém que corre assim. Dependendo da quebra, é bem difícil obter um recorde mundial pessoal, mas tem gente que consegue assim, arriscando tudo.

De acordo com Vitor e Murilo, para escolher a estratégia dos 10 km, é bom conhecer suas características pessoais. Saber se você é mais veloz que resistente ou ao contrário. Depois, escolher a prova já pensando na estratégia. E o mais importante, segundo os treinadores: testar a estratégia em tiros de 1 km com intervalo de 1 minuto uma semana antes da prova.

Claro que a definição da estratégia está diretamente ligada ao percurso, principalmente à altimetria e à temperatura. Se a prova tem a primeira metade mais fácil do que a segunda, será que vale optar pela negativa? Ou se a corrida termina com várias subidas, como a Volta Pedestre de Itu, por exemplo? Nesse caso, talvez, a positiva seja uma boa opção… A definição de como enfrentar o Desafio passa por toda essa análise.

 

Para participar. As inscrições foram prorrogadas e seguem abertas para o Desafio CAIXA – CR 10 km sub 40 e sub 50, até atingirmos o limite de 1 mil participantes. Basta enviar um e-mail com seus dados (nome completo, cidade onde mora e melhor tempo nos 10 km) para o e-mail desafio@novosite.contrarelogio.com.br. Quem garantir a participação e atingir a marca pessoal terá direito à camisa Sub. Como informamos na edição passada, em função da grande participação no Desafio inicial (apenas 10 km) e a limitação de mil camisetas patrocinadas pela CAIXA, estaremos postergando para 2013 o Desafio nos 21 km e para 2014 o da maratona.

Os desafiantes de sucesso terão três formas para receber a camiseta: 1) nas entregas de kits onde a CR estiver presente (os eventos serão divulgados previamente na revista), comprovando o tempo e avisando antecipadamente por e-mail que irá pegar a camisa, sem esquecer de levar um documento com foto; 2) por Sedex, para tanto será preciso fazer um depósito bancário referente à postagem (deve ser enviado um e-mail à CR, atendimento@novosite.contrarelogio.com.br, para saber o valor exato e informar o endereço para entrega); 3) diretamente na sede da CR, na rua Inácio Pereira da Rocha, 290, em Pinheiros, São Paulo. Para isso, também é necessário avisar antes a data e horário em que passará na redação pelo telefone (11) 3814-8157. A camisa não terá custo e a previsão é de que o primeiro lote esteja pronto no mês de junho. Os tamanhos serão P, M e G, que também deverão ser informados no ato da comprovação do tempo.

 

REPERCUSSÃO

Meu melhor tempo foi 46 minutos em 8 km. Sou um corredor de rua incipiente e comecei a correr em virtude de problema de obesidade; já perdi 10 kg. Adorei a edição de fevereiro de 2012, principalmente a reportagem sobre a São Silvestre, pois não tinha noção da grandeza da mesma. Gostaria de ser inscrito no Desafio 10 km sub 50.

Silvioromero Marques dos Santos Jr,, Jaboatão dos Guararapes, PE

 

Desafio cumprido! No Circuito Rio Antigo, etapa Lapa, fiz o meu melhor resultado até hoje nos 10 km. Fechei com 49:06. Meu número de inscrição é 1234.

Diogo Figueiredo da Silva Pereira, Rio de Janeiro, RJ

 

Quero me candidatar a ser sub 40 nos 10 km. No dia 23 de setembro de 2010 tinha 110,4 quilos apoiados em 1,75 m, o que me candidatava, junto com a pressão de 14/9 na época, a uma cirurgia bariátrica (redução do estômago). Resisti à ideia e resolvi por conta própria ler sobre perda de peso. Optei pela reeducação alimentar com exercícios. Em 5 meses, perdi 35 quilos. Cheguei a uma redução total de 40 quilos (perdendo também, lógico, massa muscular). Hoje estou com 73 quilos e correndo algo em torno de 250 km por mês, além de fazer musculação quatro vezes por semana e pilates três vezes. Como todo mundo que corre, um dia vem a vontade de competir. Me inscrevi na Adidas 10 km  em setembro e fiz 44:40. Depois  participei da Maratona de Curitiba, com 3h55. Ainda não corri uma meia. Acredito que ter um objetivo como este lançado pela revista me ajudará a prosseguir na minha evolução como corredor e a continuar sendo saudável. A corrida salvou a minha vida, pois com o histórico familiar (pai e avó morreram devido a doenças cardíacas), meu tempo na terra seria menor se eu não tivesse tomado esta iniciativa. Assinei a CR, pois considero esta publicação a mais séria no mercado e com as matérias que nós corredores precisamos, além do comprometimento na defesa dos nossos interesses (largadas mais cedo e por baias, por exemplo).

Guilherme Wrany Jr., Curitiba, PR

 

Minha melhor marca nos 10 km é 56 minutos e sei que chegar ao sub 50 não será fácil, mas aceito este desafio da CR para 2012 não por acreditar que é possível. Boa sorte a todos nós corredores!

Ana Letícia Cordeiro Possati, Uberaba, MG

 

Vocês estão de parabéns pelo trabalho e valorização do atleta. Corro faz sete anos, com participações em 84 provas de rua, sendo seis maratonas. Na 55ª edição da São Silvestre de Pratápolis-MG, no ano passado, corri ao lado de sete irmãos, um marco para a organização da prova, foi a primeira vez que oito irmãos correram juntos. Gostaria de participar do desafio sub 40 nos 10 km; meu melhor tempo é de 43:17.

Pedro Gomes, Belo Horizonte, MG

 

Comecei a correr em 2009 para perder peso. Não só perdi 14 quilos como consegui estabelecer marcas de 46:22 nos 10 km e 1h35 nos 21 km. Porém, no início de 2011 tentei correr a Maratona da Disney, mas a preparação e a prova foram um sofrimento. Tive pubalgia um mês e meio antes da prova, sofri problemas gastrointestinais na corrida e quebrei nos 32 km. Mesmo assim fechei prova em 3h56. Como meta inicial, decidi participar do Desafio 10 km sub 40, além de buscar uma meia sub 1h40.

Daniel Hassen dos Santos, Juiz de Fora, MG

 

Estive na Volta Pedestre de Itu para fazer o meu primeiro teste dos 10 km abaixo de 40 minutos. E não é que o Desafio já está dando resultado? Depois de muito tempo, baixei meu melhor tempo de 43:05 para 42:29. Isso mostra que quando se tem um objetivo, os resultados aparecem. Estou muito confiante que até final deste ano eu consiga a meta final: ser sub 40! Não perco uma edição do Contra-Relógio no Ar; vocês estão de parabéns.

Marcos Fornazaro, Piracicaba, SP

 

Parabéns à revista pela iniciativa e pelo apoio a todos os corredores. Não poderia deixar de participar desse desafio. Pretendo entrar nas três distâncias, de forma escalonada; primeiro atingir a meta nos 10 km, em seguida na meia e, por fim, na maratona. O objetivo é o sub 40. Meu melhor tempo é 43 minutos.

Gilberto Ribeiro da Silva, Senador Canedo, GO

 

Tenho 40 anos, comecei a correr em 2009 e meu melhor resultado nos 10 km é 52:30. A meta para 2012 é baixar dos 50 minutos. Vou treinar para isso.

Antonio Marques de Almeida, Campo Grande, MS

Veja também

One Comment on “Qual a sua estratégia para vencer o desafio dos 10 km?

  1. como fazer a inscriçao para participar do desafio contra Relogio deste ano 2013? por gentileza me respondam ou mandem resposta no meu imail!!!! obrigado!!

Leave a comment