3 de maio de 2024

Contato

3 Lados da Corrida Redação 10 de abril de 2024 (0) (115)

New Balance Fuelcell SC Elite V4: atualizações relevantes em relação ao antecessor

POR RODRIGO ROEHNISS


Quando a New Balance lançou o SC Elite V3 (principal modelo de competição da marca com placa de carbono), ele teve uma aceitação relativamente positiva entre os corredores, considerando tanto o conforto de calce pelo fato de a lingueta ser integrada à malha de cabedal, formando uma peça única, quanto pela maciez gerada pela espuma FuelCell no momento da aterrisagem. Porém, quando comparado aos demais concorrentes diretos, o fator responsividade ficava aquém das expectativas.

Particularmente eu não me adaptei à forma e ao calce do SC Elite V3 pelo fato de gerar alguns pontos de atrito na área do colar de calce, próximo ao sistema de amarração.

O FuelCell SC Elite V4 está com o design totalmente diferente do antecessor, assim como as atualizações apresentadas são fatores positivos, colocando-o de certa forma em igualdade de condições com os principais concorrentes.

Começando pela malha de cabedal e a forma do SC Elite V4, achei ambas atualizações positivas, uma vez que  o novo material da malha de cabedal gera maior respirabilidade aos pés assim como melhor drenagem de água pela malha. A forma está um pouco mais larga, o que para mim gera um pouco mais de conforto na região dos dedos. E o fato da lingueta não ser mais integrada à malha, como no V3, não ocorre sensação de pressão no peito do pé, também pelo fato de a lingueta não ser elástica.

O principal fator de atualização, sem dúvida, é a nova base de entressola, que nesta edição é em PEBA, uma composição de espuma mais rápida de resposta, e um pouco menos de maciez na área do antepé comparado com o V3. Na prática, foi o que senti. Por último, o solado desta nova edição deve atender de forma mais positiva com relação ao desgaste, principalmente na área do calcanhar. Um fator técnico que foi atualizado e não é visível para nós é o drop, que no antecessor era de 8mm e no V4 é de 6mm

Se você tiver a oportunidade de experimentar esta nova edição do SC Elite V4, não deixe de compará-lo com os principais modelos de competição com placa de carbono.


Veja também

Leave a comment