Nas últimas 11 edições, os brasileiros ganharam a Maratona da Disney no masculino. Melhor, desde 2005, Adriano Bastos (sete conquistas, sendo oito no total pois venceu também em 2003) e Fredison Costa (quatro títulos) se revezam no primeiro lugar. A dupla, novamente, estará da disputa dos 42 km neste próximo domingo. Matheus Trindade é outro brasileiro entre os favoritos. Já entre a mulheres, Giovanna Martins (2:50:19) defende a vitória obtida em 2015.
Seja entre os amadores ou na elite, a Maratona da Disney é a casa do Brasil. Os eventos começaram hoje, com a Disney Family Run, de 5 km. Prosseguem nesta sexta-feira, com os 10 km; no sábado com os 21 km e terminam no domingo, com a maratona. Isso sem contar os três dias de provas infantis.
Quem corre os quatro dias (5 km + 10 km + 21 km + 42 km) faz o Desafio do Dunga. Já a dobradinha meia + maratona integra o Desafio do Pateta.
O percurso da maratona é basicamente plano, apenas com alguns viadutos, mas nada que atrapalhe na altimetria. Tradicionalmente a temperatura é fria. Com largada às 5h30, facilita também na questão do clima. Os 42 km passam pelos quatro parques da Disney (Animal Kingdom, Epcot, Hollywood Studios e Magic Kingdom), pelo oval do autódromo, pelo estádio de beisebol e pela pista de atletismo e complexo esportivo da ESPN, onde ocorre ainda a entrega dos kits. Isso sem falar nos personagens espalhados por todo o trajeto.
Morando em Orlando, Fredison fez uma preparação especial para vencer em casa. Teve alguns problemas físicos ao longo de 2015 que o atrapalharam (abandonou a Maratona de Boston no km 8, por exemplo), mas agora espera ter um ano positivo. Nas últimas cinco edições, ele venceu quatro vezes na Disney. Já o octacampeão Adriano Bastos disse à repórter Fernanda Paradizo, da CR, que este ano chega à prova sem expectativa, para uma despedida e luxo. Ele acredita que já cumpriu o ciclo na Disney.
Quem se preparou para buscar o primeiro lugar foi Matheus Trindade, do Paraná, que terminou na segunda posição no ano passado. Em outubro, na Maratona de Frankfurt, na Alemanha, Trindade terminou em 34º lugar, com 2:18:49 (inclusive dentro do índice olímpico de 2:19:00 para os 42 km). Isso sem falar nos norte-americanos. A disputa no masculino promete ser bem equilibrada neste ano.
No feminino, depois do recorde pessoal de 2:47:50 em Berlim, na Alemanha, Giovanna Martins mesclou a preparação para a Disney com corridas de montanha (venceu a Copa Brasil e o K21 Serra do Japi, por exemplo). Ela pretende fazer uma prova tática, acompanhando o pelotão das líderes, sem a pretensão de melhorar o tempo. Após viajar na quarta-feira, Giovanna faz nesta sexta-feira o último treino. O objetivo dela é o tricampeonato da Disney e, para isso, a meta é comemorar o bi no domingo.
Os números da Disney chamam a atenção, além da grane participação feminina (as mulheres são maioria tanto na meia quanto na maratona). Veja o exemplo do ano passado: 19.970 concluintes na maratona (10.285 mulheres e 9.685 homens); 22.081 na meia-maratona (12.379 mulheres e 9.702 homens) e 10.949 nos 10 km (6.309 mulheres e 4.640 homens). A Family Run não tem chip nem classificação.