19 de maio de 2024

Contato

Notícias André Savazoni 15 de outubro de 2018 (0) (154)

Altobeli confirma boa fase e vence nos 10 km em Curitiba

O placar da disputa entre brasileiros e africanos ficou no empate na etapa de Curitiba do Circuito de Corridas Caixa, disputada neste domingo (dia 14), na Capital paranaense. Na categoria elite 10 km masculina, a vitória ficou com Altobeli Santos da Silva. Entre as mulheres, a mais rápida foi a queniana Salomé Chepchumba Masobo.

Além dos atletas de ponta, milhares de amadores invadiam as ruas da cidade conhecida pelo belo visual e ‘pegada’ ecológica para uma manhã de esporte e saúde. No próximo final de semana é a vez de São Paulo receber a caravana do mais tradicional circuito de provas de rua do Brasil, que em 2018 completa o aniversário de 15 anos.

Altobeli Santos da Silva cruzou a linha de chegada com o tempo de 30:13. Ele travou uma batalha com o queniano Dennis Kemboi Bera Kusimbra até os 100 metros finais da prova, quando acelerou para a vitória. Tanto, que a diferença entre os dois foi de quatro segundos.

O complemento do pódio foi todo verde-amarelo, com Wellington Bezerra da Silva em terceiro lugar (30:26), David Benedito de Macedo em quarto (31:04) e Allison Rocha Peres em quinto (31:18). Apesar do bom nível da prova, o recorde em Curitiba segue com Edwin Kipsang Rotich, do Quênia, com 29:08, obtido em 2013.

O nome do primeiro colocado em Curitiba é inspirado no atacante da seleção italiana campeão da Copa do Mundo em 1982 Alessandro Altobelli. Feliz com a vitória, relembra o início no atletismo, há dez anos, quando percorria as ruas de Catanduva entregando panfletos de uma rede de supermercados até decidir entrar e uma corrida após ver a propaganda em um outdoor. “O prêmio para o campeão era uma moto. Eu achava que quem andava o tempo inteiro tinha a possibilidade de ganhar uma corrida de 10km. Não ganhei, mas fui descoberto por um treinador”, relembra.

Na categoria Elite 10 km feminina, a queniana Salomé Chepchumba Masobo dominou a prova e cruzou a linha de chegada em 35:05, bem à frente da segunda colocada, a tanzaniana Fadhila Salum Samwe, que fez o tempo de 36:27. A melhor brasileira em Curitiba foi a ‘prata da casa’ Karen Sabrina da Silva Pires. Natural da cidade paranaense de Mandaguari, ela chegou em terceiro com a marca de 37:01. Completaram o pódio: Simone Ponte Ferraz (37:16) e Susane de Araújo Martins (39:15). O recorde permanece com uma atleta do Quênia. Jackyne Chemwek cravou 34:07 em 2011.

O percurso da etapa 2018 manteve a tradição das temporadas passadas, incluindo pontos emblemáticos de Curitiba, como o Museu Oscar Niemeyer e o Palácio Iguaçu, além do Centro Cívico.

Heroína – A medalhista olímpica Rosemar Coelho ministrou palestra para 200 crianças de 10 e 11 anos da Escola Municipal Osvaldo Arns, em Curitiba, na quinta-feira (dia 11). A atividade fez parte da programação da etapa do Circuito de Corridas Caixa. E, neste domingo, ela participou da prova tanto na largada como na premiação dos vencedores.

Integrante do programa Herois do Atletismo Caixa, Rosemar falou sobre o início da carreira no atletismo e a trajetória até chegar à conquista na Olimpíada de Pequim-2008, no revezamento 4x100m. Foi a segunda participação de Rosemar na temporada 2018 do Circuito CAIXA. Ela já esteve em Salvador (BA), em junho.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br.

Veja também

Leave a comment