Quatro vezes campeão olímpico e seis vezes campeão mundial, o britânico Mo Farah será uma das atrações da Maratona de Chicago, em outubro, ao lado do norte-americano Galen Rupp, antigo companheiro de treino, e do japonês Yuki Kawauchi, ganhar de Boston nesta temporada.
Outra novidade nesta temporada é que a prova norte-americana voltará a contar com os “coelhos” na elite, após quatro edições sem os marcadores de ritmo.
A Maratona de Chicago será a terceira experiência de Mo Farah nos 42 km e a primeira em solo norte-americano (as outras duas foram em Londres). O duelo promete ser cabeça a cabeça com Rupp.
Mo Farah e Rupp, inclusive, fizeram história juntos na Olimpíada de Londres em 2012, terminando com o ouro e a prata nos 10.000 m.
“Eles vêm para Chicago seguindo os passos de corredores incríveis como Khalid Khannouchi, Sammy Wanjiru, Moses Tanui, Paul Tergat e Steve Jones, entre outros. Essa dupla competiu no mais alto nível nas pistas e estou confiante de que eles virão preparados para um confronto épico”, disse Carey Pinkowski, diretora da maratona norte-americana.
Mo Farah estreou nos 42 km em Londres-2014 com 2:08:21 na oitava colocação. Retornou somente neste ano às maratonas, depois de abandonar as pistas. Assim, terminou em terceiro lugar em Londres com o recorde nacional de 2:06:21.
Yuki Kawauchi retornará aos Estados Unidos com o status de vencedor de Boston e com o primeiro lugar de mais duas ultramaratonas em sequência. Se o clima estiver mais quente, por exemplo, como pode ocorrer em Chicago, em condições adversas de forma oposta ao visto em Boston, novamente, surge como um grande nome.
Depois de marcas mais fracas nos últimos quatro anos, a direção de Chicago voltará a adotar os marcadores de ritmo na elite para ampliar a velocidade e atrair mais corredores fortes para o rápido percurso norte-americano (caso a temperatura esteja propícia no dia).
A 41ª edição da Maratona de Chicago está marcada para o dia 7 de outubro e a expectativa, novamente, é de 1,7 milhão de pessoas nas ruas e 40 mil inscritos. Mais informações em www.chicagomarathon.com.