A 21ª Meia-Maratona de Lisboa, dia 20 de março, aconteceu em um magnífico dia primaveril, com temperatura variando de 17ºC a 24ºC, leve brisa e umidade de 58%. A prova portuguesa apresenta um percurso extremamente favorável para resultados (todo plano para a elite, que larga em no bairro de Argel, e em leve descida no começo para os demais, que saem na Ponte 25 de Abril, seguido de trajeto todo plano depois). A separação acontece para que a Meia de Lisboa possa ter suas marcas da elite oficializadas, uma vez que pelas regras da IAAF uma meia não pode ter mais que 21 metros de descida, o que acontecia quando a largada era na ponte sobre o Tejo.
No ano passado foi batido lá o recorde mundial pelo eritreu Zesernay Tadese, que confirmou seu favoritismo e venceu novamente com 58:30, apenas 7 segundos acima da sua marca de 2010. "Os coelhos não eram bons e a partir do km 5 eu estava sozinho, sendo obrigado a correr os outros 16 km contra o relógio", afirmou o campeão. A supremacia de Tadese foi tão grande, que o segundo colocado, o queniano John Mwangangi, chegou a exatos 2 minutos depois do eritreu. Inicialmente a organização havia informado que o queniano Samuel Wanjiru (que tem 58:33 na distância) também estaria presente e se esperava o duelo entre os dois e, quem sabe, a nova melhor marca mundial, mas ele acabou desistindo de participar.
A etíope Aberu Kebede, que em 2010 venceu as maratonas de Berlim e Roterdã, usou de sua experiência para quebrar o pelotão e cruzar a linha de chegada em 1:08:28, seguida de perto pela portuguesa Ana Dulce Felix (1:08:33, que conseguiu o recorde português) e pela queniana Grace Momany (1:08:41).
Muitos brasileiros na Meia-Maratona (147 concluíram e estão na listagem) e na Mini (7 km, percorridos caminhando pela maioria dos quase 30 mil participantes). Terminaram a Meia 6.332 enquanto na Mini a organização pensa em ampliar ainda mais as vagas para 2012, pois as inscrições acabaram com rapidez. Solonei Silva, o vencedor da Maratona de Porto Alegre 2010, foi o melhor brasileiro, chegando na 10ª colocação, com 1:04:10. Ele foi um dos atletas do Clube Pinheiros presente, grupo que está treinando em altitude em Sierra Nevada na Espanha, como preparação para as maratonas de abril na Europa.