20 de setembro de 2024

Contato

Notícias André Savazoni 19 de novembro de 2015 (0) (107)

Etapa de São Paulo do Circuito Caixa recebe doações de tênis para projeto social

Um dos grandes nomes do atletismo brasileiro, André Domingos retornou a Presidente Prudente para retribuir um pouco do que a cidade paulistana fez por ele em seus anos como velocista. Com o projeto Velozes em Ação, garimpa talentos do esporte nas escolas da periferia. A etapa de São Paulo do Circuito Caixa, que será disputada neste domingo, receberá doações de tênis para o projeto social durante a entrega dos kits e também no dia da prova, dentro da campanha Pegada do Bem.

Crédito: PMPP
Crédito: PMPP

Para os jovens atletas do Velozes em Ação, o maior obstáculo é hoje a falta de materiais como sapatilhas, tênis e uniformes. Por isso, eles ganharão o reforço da campanha Pegada do Bem, que percorre as principais cidades do País com o Circuito de Corridas Caixa. Durante a etapa final da competição, o projeto receberá tênis usados, e em bom estado, arrecadados junto aos corredores.

Os tênis poderão ser doados durante a retirada dos kits de participação da prova paulistana, na loja Centauro do West Plaza Shopping, nesta sexta-feira, das 10h às 20h, e no sábado, das 10h às 17h. No dia da prova, o Espaço Pegada do Bem, montado na arena em frente ao Estádio do Pacaembu, também receberá as doações.

A campanha Pegada do Bem foi criada em 2014 com o objetivo de incentivar a prática do esporte por meio da doação de tênis usados, e em bom estado, para jovens atletas de regiões socialmente vulneráveis nas cidades por onde passa o Circuito Caixa.

Já André Domingos iniciou o Velozes em Ação há três anos, com um festival de atletismo em Presidente Prudente para selecionar os primeiros alunos para o projeto, entre as escolas da região. “Quando me deram oportunidade, dentro da escola, pude mostrar o meu talento e cheguei a ganhar duas medalhas em Jogos Olímpicos. Não tem outro lugar para achar jovens com talento, estão todos na escola”, diz o ex-velocista, bronze nos Jogos de Atlanta/1996 e prata em Sydney/2000, com a equipe de revezamento 4×100 m.

O projeto atende 120 crianças e jovens entre 9 e 23 anos, desde a fase de iniciação até o alto rendimento, em todas as modalidades do atletismo. O apoio da Caixa e da Asics ajudou a fortalecer o trabalho do Velozes em Ação, que tem na equipe três técnicos e um fisioterapeuta. A parceria com um supermercado no fornecimento de lanches nos treinos triplicou o número de crianças atendidas.

“Muitas vieram por causa do lanche, já que vêm de regiões carentes, acabaram se interessando e permaneceram no projeto”, destaca André.

Veja também

Leave a comment