Diferentemente das provas de rua, as de montanha possuem suas peculiaridades, como os pisos desnivelados, erosivos, rochosos, muitas vezes enlameados, que deixam essas competições bastante desafiadoras e exigentes de uma boa preparação física e muscular.
Não importa o quão rápido ou lento você corra; uma estratégia para o dia da prova por trilha lhe ajudará a tornar a experiência muito mais gratificante. Se você planejar como pretende correr, poderá evitar erros clássicos de corrida, como começar rápido demais ou gastar todas as suas energias em ladeiras.
O que percebemos em corredores de rua ao irem para a montanha é não procurar saber sobre o percurso, fazendo com que larguem rápidos demais, jogando fora a corrida por um simples desconhecimento. É necessário ter um plano e ater-se a ele. Muitos desperdiçam sua preparação, ao seguirem outros competidores que correm rápido ou devagar demais. Ou seja, deve-se correr no ritmo que seja adequado para você, mas existem algumas dicas que podem ser usadas por todos, para que a prova seja a melhor possível. Vamos a elas:
Corra com certa constância: Você dispõe de uma quantidade limitada de energia e vai querer que ela dure por toda a prova. Dar tiros rápidos para depois reduzir irá cansá-lo mais rapidamente do que se mantiver um esforço constante. É importante encontrar um nível de esforço que você possa manter durante todo o tempo da competição. Não largue forte, controle esse ímpeto e adrenalina de início de prova.
Nas corridas em trilha o esforço é mais importante que o ritmo. Em uma competição de rua plana, os corredores buscam correr exatamente nos mesmos tempos durante cada quilômetro. Isso se torna impossível nos eventos de montanha. Então preste atenção ao seu esforço e tente manter seu ritmo tão constante quanto possível dentro da variedade de terrenos que você percorrer.
Quanto mais se conhecer, melhor irá graduar o seu esforço. É normal que corredores iniciantes pequem nesse começo, mas com o tempo passam a conhecer mais a modalidade e administram o seu esforço durante a prova. Por isso, uma dica aos iniciantes: seja conservador na sua prova; nada de afobação!
Encontre um parceiro de ritmo: Durante a corrida, busque alguém que esteja correndo no seu ritmo e fique próximo a essa pessoa. Em vez de considerá-la um concorrente, pense nela como uma força motivadora. Vocês estarão trabalhando juntos para continuar. Mas permaneça sempre consciente de como você se sente durante a trilha. É bom correr com os outros, desde que eles o ajudem a manter o ritmo certo. Se seu parceiro aumentar ou diminuir o ritmo a ponto de não estar na corrida certa para você, encontre outro para se juntar.
Mantenha a concentração: O sucesso de sua participação depende da sua habilidade de permanecer focado. Tudo bem se de vez em quando você der uma "viajada", admirando o percurso e a paisagens que vão surgindo, mas procure se concentrar, pois nas trilhas o percurso é por terrenos variados como pedras, lamas, galhos de árvores que podem surgir e machucar, caso não haja concentração no caminho. Para manter a concentração, estabeleça um monólogo constante em sua mente, relembrando algo do tipo: "Mantenha o ritmo e continue!".
Tênis adequado: Para treinos e provas é fundamental o uso de calçados específicos para trilhas. Por ser um percurso diferente da rua, no qual temos somente o asfalto, na montanha o corredor se depara com terrenos variados como lama, grama, terra batida, rios e raízes, onde é preciso um calçado adequado que "segure firme" nessas situações. Há diversas marcas no mercado e a CR apresenta algumas novidades nesta edição, com o Guia do Tênis de Trilha.
Seja autossuficiente: Em muitas corridas de montanha, especialmente as longas, você é "considerado" autossuficente, o que significa que você é responsável por seu abastecimento alimentar. Dessa forma, procure levar sua mochila de hidratação com reservatório específico para o treino ou prova que irá realizar, sem esquecer da suplementação necessária (gel de carboidrato e barra de cereal, por exemplo), celular para se comunicar, protetor solar e repelente. Procure ter esses itens de segurança, assim como luvas e meias ou calças para proteger as pernas, para que você tenha uma corrida segura e eficiente.
Boas trilhas a todos em 2016!
Cadu Soares (@cadusoares_85) é formado em Educação Física pela UFRJ, treinador e praticante da modalidade desde 2011. Diretor técnico da Assessoria Ponto Corrido.