Notícias André Savazoni 12 de dezembro de 2012 (12) (121)

Corridas em montanha e maratonas. Objetivos para temporada de 2013

As principais provas de montanha de 2013 estão publicadas na Contra-Relógio deste mês de dezembro. Junto com a revista, vem o calendário Asics-CR com as corridas no asfalto também. Recebi a minha hoje à tarde e aproveitei para traçar a programação do próximo ano. Montanha e maratonas. Maratona e montanhas. Os objetivos do ano.

No asfalto (após o aval do treinador, Marcos Paulo Reis, que quase enlouquece comigo) serão quatro maratonas: Disney (no Desafio do Pateta, que entrará como preparação na base), Boston (abril, sem calor como o de 2012, por favor), Rio de Janeiro (julho) e Nova York (novembro, facilitada pela primeira colocação na categoria imprensa da Golden Four Asics).

Correrei algumas meias nesse intervalo. Poucas. A da Disney, a de São Paulo e provavelmente a de Buenos Aires, além de algumas da Golden Four. Nos 10 km, só uma prova prevista, a Tribuna em Santos em maio. Talvez a etapa de São Paulo do Circuito Caixa em outubro. E só. Foco total nos 42 km, em busca de sub 3h nas duas Majors e do primeiro no Brasil.

Nas montanhas, etapas da Copa Paulista, da série K21, do Mountain Do e do K42 de Bombinhas e da Villa La Angostura (Argentina). Este ano, as corridas em trilhas ajudaram demais na preparação (houve vários tombos pelo caminho, mas fazem parte). Em 2013, a medida será repetida. Com o mínimo de quedas possível, é claro.

E você, já definiu seu calendário para 2013? Quais as prioridades?

Veja também

12 Comments on “Corridas em montanha e maratonas. Objetivos para temporada de 2013

  1. Oi, André.

    Bem bacana as suas provas e bastante sugestivas para nós corredores. A minha prova “must” do ano 2013 é a Meia de Buenos Aires. Estou correndo para isso…
    Forte abraço e bons treinos.

    Helena
    http://correndodebemcomavida.blogspot.com/

    ———————–

    Helena, Buenos Aires é fantástica. A Meia e a Maratona. Estarei lá nos 21 km. Minha mulher vai correr com certeza. Eu decido mais próximo, mas está nos planos.

    Abraço
    André

  2. Boa tarde André,

    Parabéns por já ter definido seu calendário. Poucos fazem isso, e vão se inscrevendo prova em cima de prova, encavala tudo.

    A minha programação vou estipular semana que vem, depois de sair um resultado de apoio que estou concorrendo ($$$).

    Com relação às provas de montanha, terá muitas outras, principalmente aqui no Paraná cresceu muito. Eu fiz um calendário com elas: http://condrati.blogspot.com.br/p/calendario-2013.html.

    Abs.

    César Condrati
    http://condrati.blogspot.com

    ——————————-

    César, tem toda razão, há muitas outras provas. Fiz o calendário de montanhas também para a Contra-Relógio, está nesta edição de dezembro.

    Há todas as provas da Naventura aí, mas também cai na questão financeira, como você falou, e não dá para correr todas. Acabamos tendo de escolher.

    Algumas do K21 que farei, por exemplo, serão organizadas pelo Kleber e sua equipe.

    Abraço
    André

  3. Quatro maratonas? E três delas para sub 3 horas? Bah, boa sorte. No RJ só tem que torcer para não ter sol. Este ano choveu e até passei frio. O percurso é plano e bonito. Gostei bastante, exceto da subida da Niemeyer.

    O que eu quero fazer ano que vem é a Maratona de Buenos Aires. Se vai dar, não sei. É o único plano. Se não der, vai ser a Maratona de SC de novo. Começo o ano tentando melhorar os 10 km, depois a meia e lá por junho começo a treinar para a maratona. Na teoria, tá bonito. Vamos ver na prática.

    ——————————-

    Enio, está no caminho certo. E recomendo (e muito) Buenos Aires. Vale abrir mão de 2 ou 3 provas para fazê-la. Aí, economiza o dinheiro e não irá se arrepender. Pense nisso.

    Maratona, depois de sete completadas, sei que envolve uma série de fatores. Vou treinar, me alimentar e me preparar para os três sub 3h. Agora, se vou conseguir, é outra história. Tenho sempre um objetivo nos 42 km. Chegar na largada com a sensação de dever cumprido, aí, é avaliar o dia, a temperatura, o cansaço e vamos em frente. Cada maratona é uma história.

    Abraço
    André

  4. O teu tempo te classifica pra NY? Ou tu pretende fazer como pipoca?

    ————————————————–

    Fala Luis. Como está escrito no texto, como fiquei em primeiro na categoria imprensa na Golden Four Asics, tenho a inscrição em Nova York.

    Abraço
    André

  5. Grane André. Bons treinos e boas provas em 2013.
    Eu tenho algumas idéias, mas agora que chegou o calendário da CR eu posso pensar um pouco melhor ;-D
    Infelizmente, várias organizadoras ainda não tem definidos seus calendários, o que atrapalha um pouco o planejamento. Vou tentar fazer provas que ainda não fiz, repetindo somente as que eu sinto que fui bem tratado e que são aferidas.
    Abraços e vamos correr!

    ——————————

    Ah, Alex, penso igual sobre a aferição. Só vou em provas confiáveis também.

    Abraço
    André

  6. Ainda estou um pouco no escuro, já tenho como certo alguma meia de montanha/trilha – confirmando-se o K21 Pirenópolis será minha escolha, com certeza. Conseguir um 38′ alto pelo menos é uma meta bem viável nos 10 km. A Volta do Lago aqui em Brasía em julho também não pode ficar de fora. Ainda me defino se faço uma meia no asfalto, como meta sub 1:30.

  7. Diria que vc esta muito animado. Eu sempre juntamente com meu treinador definimos o que vamos trabalhar no próximo ano. Lógico que coloquei várias provas-treinos, que ele tirou. Então meu calendário de 2013 somente 2 provas e somente uma foco. Isso quer dizer que tudo que eu fizer será para a prova principal no final de setembro. Provas treinos que ficaram foi 50 km, uma maratona, prova para competir Comrades Marathon e prova principal 260 km e pretendo não ficar colocar mais nada para não atrapalhar o desempenho e principalmente os treinos.

    ————————–

    Zilma, é por aí mesmo. Agora, rs, somando a Comrades e a de 260 km, dará muito mais quilômetros do que minhas 4 maratonas, algumas meias e uma de 10 km, rs. E sobra para algumas de montanha. Nem assim acho que chegarei nos 350 km de competição!

    Abraço
    André

  8. André,
    programação, disposição, acompanhamento de um bom profissional e determinação são as chaves para os bons resultados, concorda? Fazer o planejamento das provas e as re$erva$ antecipadas dos recursos torna o dia a dia extenuante de treinos muito mais prazeros, pois as metas estão traçadas e os alvos identificados e muito esperados.

    Pra 2013 estou inscrito em duas maratonas: Paris (07/04) e Amsterdam (20/10).
    Meias pretendo fazer a G4 SP (corri 4 em 2011 e 3 em 2012) e a Meia de BH.
    Provas de revezamento: Volta a Ilha (confirmado) e Volta ao Lago BSB.

    E pretendo fazer fortalecimento (sempre fui resistente). Quero fazer tudo diferente em 2013 pra correr bem minhas 2 maratonas!!

  9. André!
    Meu calendário 2013 também já está pronto:
    16 de março – Corrida Cidade de Aracaju (25km)
    14 de abril – Meia Corpore
    28 de abril – MSP (em busca do sub -3)
    25 de maio- Meia de trilha no Running DAventura
    22 de junho – Desafrio Urubici (SC)
    07 de julho – 100 km do frio -Caruaru-Garanhuns(PE)
    01 de setembro – Enfim a I MARATONA DE SALVADOR
    E no resto do ano focar numa prova de 24 horas
    Abraços… e sinta-se a vontade para incluir os 42km soteropolitano em seu calendário.

    ———————–

    Legal pela informação da Maratona de Salvador, Roberto. Tomara que paguem as taxas, façam a aferição do percurso e deixem a prova oficial no calendário da CBAt.

    Abraço
    André

  10. André, montar o calendário do ano seguinte é uma das minhas maiores ansiedades todo ano! Como há provas cujas inscrições se esgotam rapidamente e pela necessidade de programar as férias do trabalho, às vezes no primeiro trimestre já tenho que começar a decidir em quais me inscrever no ano seguinte. Engraçado que meu pré-calendário de 2013 está indo bem na linha do seu, com foco em maratonas e provas de montanha. Nisso, o calendário da CR de dezembro foi um presente, pois ainda não tinha a data de muitas provas no segundo sementre. Meu treinador também fica doido comigo, pois acha que faço maratonas demais… Foco de 2013: MD Deserto do Atacama (42km), Super meia de Extrema (24km), Maratona do Rio, Dingle Ultra Marathon – Irlanda (80km, dica da CR) e muito provavelmente K42 Bombinhas de novo e, se der certo, a Maratona de Curitiba!

    ————————

    Karine, o mais legal de ler relatos como esse seu, é saber que não sou o único maluco da turma! rs Esse do Atacama deve ser sensacional mesmo, conte depois como foi. A Meia de Extrema também está nas minhas prováveis. Passe também os detalhes da Irlanda quando for.

    Abraço e um ótimo 2013
    André

  11. André, se você curte montanha, tem que fazer Extrema… é dura, exige sangue-frio e controle nas descidas, principalmente. Falam das subidas mas, como A Volta ao Cristo de Poços, as subidas são muitas e fortes. É nelas que eu passo todo mundo! E prepare o espírito para o Pasto da Morte, é uma subida bem ingreme e que não acaba nunca. Meus amigos e eu gastamos cerca de meia hora em 1 km! Pode deixar que mandarei meus relatos para a CR sobre MD Atacama e a Dingle Ultramarathon. Com certeza serão sensacionais! Bons treinos!

  12. Errata: como A Volta ao Cristo de Poços, as DESCIDAS são muitas e fortes.

Leave a comment