As principais provas de montanha de 2013 estão publicadas na Contra-Relógio deste mês de dezembro. Junto com a revista, vem o calendário Asics-CR com as corridas no asfalto também. Recebi a minha hoje à tarde e aproveitei para traçar a programação do próximo ano. Montanha e maratonas. Maratona e montanhas. Os objetivos do ano.
No asfalto (após o aval do treinador, Marcos Paulo Reis, que quase enlouquece comigo) serão quatro maratonas: Disney (no Desafio do Pateta, que entrará como preparação na base), Boston (abril, sem calor como o de 2012, por favor), Rio de Janeiro (julho) e Nova York (novembro, facilitada pela primeira colocação na categoria imprensa da Golden Four Asics).
Correrei algumas meias nesse intervalo. Poucas. A da Disney, a de São Paulo e provavelmente a de Buenos Aires, além de algumas da Golden Four. Nos 10 km, só uma prova prevista, a Tribuna em Santos em maio. Talvez a etapa de São Paulo do Circuito Caixa em outubro. E só. Foco total nos 42 km, em busca de sub 3h nas duas Majors e do primeiro no Brasil.
Nas montanhas, etapas da Copa Paulista, da série K21, do Mountain Do e do K42 de Bombinhas e da Villa La Angostura (Argentina). Este ano, as corridas em trilhas ajudaram demais na preparação (houve vários tombos pelo caminho, mas fazem parte). Em 2013, a medida será repetida. Com o mínimo de quedas possível, é claro.
E você, já definiu seu calendário para 2013? Quais as prioridades?