Notícias admin 31 de janeiro de 2017 (0) (169)

A vez das mulheres

Das seis maiores meias-maratonas dos Estados Unidos em 2015, duas foram exclusivamente para mulheres. A Nike Women's em San Francisco com 25.100 corredoras (segundo lugar) e a Disney Princess, com 18.497 (sexta posição). E nas outras top 10, as corredoras foram maioria. Essa é uma tendência que cresce a cada ano em todo o mundo e no Brasil não é diferente. O sucesso da W21K Asics, que chegou à terceira edição no dia 16 de outubro, é a maior prova dessa realidade.
Nesse ambiente, a corrida é apenas mais um "item". Ela faz parte de um pacote que inclui todo um final de semana prolongado com eventos especiais para elas, incluindo a arena do evento no pós-prova. O evento deste ano reuniu o número recorde de 5.115 mil participantes.
Foi a primeira vez que a prova contou com a distância de 10 km, com a presença de 1.876 mil corredoras. As outras 3.239 mil correram a meia. O que se viu foi um mar de mulheres passando pelas ruas da região da Cidade Universitária da USP, tradicional reduto de corredores de São Paulo.
A prova é um sucesso entre as mulheres porque entrega tudo o que promete. Foram três dias para retirar o kit na FlagShip Store, a loja da Asics, sem filas, com tranquilidade. No ato da inscrição, opção de kit básico e kit premium (com bolsa, viseira e saia de corrida a mais).
Largada às 7h de um dia que prometia ser quente (e foi), apesar de ser o sol das 6h por causa do início do Horário de Verão. Controle efetivo para entrar nas baias de largada, definidas por tempo de conclusão estimado pela participante. E parece que foram sinceras ao se inscrever, pois a saída foi tranquila.
Percurso quase totalmente plano, favorecendo quem queria fazer um bom tempo. A separação dos 10 km foi na altura do km 7,5, ou seja, não houve qualquer problema no fluxo da meia-maratona.
A hidratação, como nas outras edições, foi perfeita, com água em garrafinhas a cada 2,5 km, três pontos de isotônico (em saquinhos), gel de carboidrato próximo ao km 12 e esponjas para se refrescar no km 16.
Já o pós-prova é um show à parte. Chegada na pista de atletismo da USP, dando um certo glamour ao fim da jornada. Entrega de água, isotônico, barras de cereais, salada de atum e picolé, entre outras guloseimas. Além disso, aulas de zumba, manicure, limpeza de pele e maquiagem, sem falar do espaço para uma merecida massagem e dos locais para fotos.
Mas quem faz a corrida ser especial são mesmo as milhares de corredoras vindas de diversas partes do Brasil. Por exemplo, uma equipe de 24 corredoras veio de Cariri, no interior do Ceará. Outra, com 17 mulheres, de Curitiba. Bastava caminhar pelo ambiente para ouvir diversos sotaques.
Adriana Wolpe, de 39 anos, de Curitiba, veio a São Paulo para correr a primeira meia-maratona depois da maternidade. O filho está com dez meses. "Escolhi a prova porque oferecia uma estrutura maravilhosa. E foi realmente muito boa. Bem organizada, com um custo-benefício excelente. Não tenho qualquer reclamação", disse Adriana. "Prova maravilhosa! Organização nota dez, hidratação perfeita, kit pós-prova excelente e muitos mimos para as corredoras. Participei das três edições e volto em 2017 com certeza", completou a assinante Regeane Silva, de São Paulo.
Nos 21 km, a vencedora foi Larissa Quintão, com 1:22:28, seguida de Giovanna Martin (1:22:55) e Flaviana Chung (1:29:42).

COMBATE AO CÂNCER – O evento também teve um caráter social e de orientação. Todas as participantes levaram a mensagem de combate ao câncer de mama, que faz parte da campanha Accelerate Hope, uma das iniciativas da Asics para o Outubro Rosa. As corredoras puderam fazer parte da ação da marca nos dias de retirada dos kits, posando para a foto do movimento #corracontraocancer, segurando o modelo de tênis FuzeX sobre os seios.

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