Notícias Redação 12 de outubro de 2013 (0) (254)

Chicago promete grande disputa no masculino e feminino

A Maratona de Chicago, marcada para amanhã, promete uma grande disputa com quatro homens sub 2h05 na relação da elite. Do Quênia, chegam como favoritos Moses Mosop (2:03:06) , Dennis Kimetto (2:04:16) e Emmanuel Mutai (2:04:40), e da Etiópia, Ayele Abshero (2:04:23). Entre as mulheres, está previsto um novo duelo entre a etíope Atsede Baysa e a queniana Rita Jeptoo. Já em Buenos Aires, na Argentina, com os 42 km também amanhã, a expectativa é pelo número de concluintes, já que a organização divulgou mais de 9 mil inscritos, com grande participação brasileira.

“Vai ser difícil superar o nível ano passado, quando os três primeiros colocados correram abaixo do então recorde do percurso e a prova feminina foi decidida por um único segundo (a vitória de Atsede Baysa sobre Rita Jeptto), mas essa é a nossa intenção”, disse Carey Pinkowski, diretor da Maratona de Chicago. O recorde no masculino é do etíope Tsegaye Kebede, que venceu no ano passado com 2:04:38, em um dia em que as baixas temperaturas favoreceram tanto a elite quanto os amadores – novamente, teremos grande presença de brasileiros na prova.

Mosop foi o vencedor da Maratona de Chicago de 2011, com 02:05:37. No ano passado, machucado, não pode participar – teve de abrir mão inclusive da Maratona dos Jogos Olímpicos de Londres. O queniano tem ainda um vice na prova. Kimetto tem como pontos positivos a estreia em maratonas com 2:04:16 no vice-campeonato em Berlim no ano passado e a vitória em Tóquio nesta temporada.

Outro “jovem” é o etíope Abshero, de 22 anos, primeiro colocado na Maratona de Dubai em 2012 com 02:04:23. Já o experiente Emanuel Mutai tem vitórias e recorde na Maratona de Londres (2:04:40), chegou outras quatro vezes ao pódio na prova britânica, foi quinto colocado em Chicago em 2008, vice no Mundial de 2009 e vice em Nova York em 2011.

A organização de Chicago, porém, faz questão de destacar que está distante de ser uma maratona de apenas quatro corredores, e coloca ainda na listagem de prováveis ganhadores no masculino o etíope Tilahun Regassa, o eritreu Zersenay Tadese e o também etíope e estreante nos 42 km Atsedu Tsegaye. Entre os americanos, a esperança é Dathan Ritzenhein.

No feminino, todos lembram-se da disputa até o último segundo entre Atsede Baysa e Rita Jeptoo na edição passada de Chicago 2:22:03 a 2:22:04. “Rita empurrou-me para o meu limite e tenho certeza que será o mesmo neste ano. Estou treinando muito duro para estar no meu melhor em Chicago”, disse Atsede.

A expectativa é de que 1,7 milhão de pessoas estejam nas ruas acompanhando a prova, com um impacto total de US$ 243 milhões em Chicago, segundo relatório da Universidade de Illinois. Mais informações em www.chicagomarathon.com e confira a listagem completa da elite em Chicago no site www.chicagomarathon.com/2013elitefield.

Veja também

Leave a comment