Maratona de Berlim, dia 27 de setembro. Espero estar na largada ao lado de três centenas de brasileiros e de milhares de corredores de todo o mundo.
Recuperado da lesão, terei 13 semanas de treinamento. Começou nesta. No domingo, 22 km. Será o suficiente? Depende da análise que fizermos.
Estou em uma fase tranquila, seguindo um passo de cada vez. Será assim. Avaliando treino a treino com o Marcelo Camargo. Semana a semana. Chegar à Alemanha com a musculatura e cabeça 100% é o mais importante.
Será minha 20ª maratona, incluindo asfalto e montanha. A terceira Major, depois de Boston (4 vezes) e Nova York (1).
Dizer que não tenho uma expectativa para Berlim, ou melhor, um objetivo de tempo, seria mentira. Claro que tenho. Todos nós temos. Sempre. Agora, tornar isso uma realidade, depende de diversos outros fatores, o que torna impossível chegar a uma conclusão agora. Os treinos darão a resposta.
Nessas 13 semanas, não farei intervalados curtos. Nada de 300 m, 400 m, 500 m, 600 m. Mesmo os mais longos, de 800 m e 1.000 m, até serão em ritmo forte, mas bem mais lentos do que fiz para Barcelona e Boston neste ano, por exemplo.
Mesmo os treinos longos de domingo, não farei em ritmo de prova.
Dessa vez, terei o fortalecimento (saltos e educativos), musculação, natação e bike como complemento. Nunca incluí esses itens semanalmente. Agora, já venho fazendo há mais de um mês mesmo…
Quatro dias de corrida por semana. Em princípio. Terça, quarta, sexta e domingo.
Três provas até lá para testar ritmo e velocidade. Meia do Rio (julho), Golden Four Asics (agosto) e Desafio Boost São Paulo (setembro).
Nove longos. Com um máximo de 34 km. Uma vez.
A perna está boa. A cabeça também. O negócio é se divertir na preparação. Sempre digo: adoro treinar para maratona. É o que faço nos últimos cinco anos, deste a estreia em São Paulo em 2010.
O descanso forçado de dois meses será um aliado? Vamos ver. Rumo a Berlim. Quem mais vem junto?
Foto: SCC EVENTS/Petko Beier
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Eu! Também, por coincidência estou com treino de 13 semanas. Foi o que sobrou após a maratona de Porto Alegre. Também treino 4 vezes por semana e nos mesmos dias, porém é porque a idade não permite mais. Minha jornada a Berlim certamente não está sendo fácil. Mas como você frisou, vale a diversão da preparação. Dá uma passada e curtida lá na página facebook.com/rumoaberlim2015
————————
Legal Jorge, vou lá olhar sim. E como já fez Porto Alegre, com a “bagagem” de maratona, fica tudo possível.
Abraço e bons treinos
André
Grande André, serei mais um entre as centenas de brasileiros que vão correr em Berlim, da mesma forma que nosso amigo Jorge, fiz a Maratona de POA e agora só estou mantendo o condicionamento para curtir cada km dessa corrida. Abraços, até lá.
———————
Muito bom Israel…
Abraço
André
Grande André, forçaaaaaaaaaaa! Vamoooos! Faço somente 2 maratonas por ano e mais que isso é complicado por causa do trabalho. Se cuida na quantidade de provas longas/meias no ano! Fiz a Maratona de POA e mais um sub-3 h. Vamos para o recorde em Berlim; sub-2h e 55! Abraço para vc, Jorge e Israel. Ronaldo (assinante de Brasília).
———–
Boa Ronaldo… quanto ao tempo, não sei o que terei condições de correr, ainda… quem sabe não vamos juntos!
Abraço
André
Também estou, como os colegas, na preparação para Berlim 2015!!! Estarei na Meia do Rio, será um bom teste. Bons treinos para todos.
——————-
Boa tarde, Marcelo
Vou fazer a Meia do Rio também como teste de ritmo e a Golden Four São Paulo. Vamos ver no dia como a perna se comporta!
Abraço e bons treinos
André