Joilson Bernardo da Silva e Rosiane Xavier dos Santos foram os vencedores dos 10 km da sexta etapa do Circuito Caixa, disputada ontem, em Fortaleza. Os favoritos, Giomar Pereira da Silva e Roselaine de Sousa Silva, atuais líderes do ranking nacional, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A sétima etapa está programada já para o próximo domingo em Recife.
A capital do Ceará provou novamente ser o principal centro da corrida de rua no Nordeste. A cidade bateu o recorde de participantes dos 10 anos de Circuito Caixa. No ano passado reuniu 4 mil corredores e, ontem foram 4.800 pessoas. A maciça maioria dos amadores era de Fortaleza e das cidades vizinhas.
A elite nacional fez uma disputa acirrada. No feminino, Edielza Guimarães, Roselaine de Sousa Silva e Rosiane Xavier dos Santos puxaram o ritmo desde o primeiro quilômetro. A partir da metade da prova, Rosiane forçou e assumiu a ponta para vencer em 34:54. “Não esperava ganhar, embora goste de correr neste tipo de clima que encontrei em Fortaleza. Esta foi uma das maiores vitórias da minha carreira”, contou a atleta de Brasília, de 30 anos, que vem se dedicando a provas de 10 km nesta temporada. “Minha meta é fechar o ano entre as cinco primeiras do ranking (hoje está em décimo lugar).”
Mesmo chegando extenuada e quase desmaiando ao cruzar a linha, Roselaine Silva estava muito feliz com o terceiro lugar. A líder do ranking nacional correu com uma contusão na panturrilha, mesmo contrariando seu técnico, e conseguiu ampliar um pouco mais a vantagem sobre Conceição Oliveira, segunda colocada no ranking e quarta em Fortaleza.
Especialista em provas de pista, o cearense Joilson Bernardo da Silva ficou a 11 segundos do índice dos 5 mil metros para ir ao Mundial da Rússia, que será disputado de 10 a 18 deste mês. Por isso, resolveu voltar para sua cidade natal e correr a sexta etapa do Circuito Caixa. Nos primeiros quilômetros ele se manteve no grupo da frente, sem forçar muito. Mas, a partir do sexto quilômetro aumentou o ritmo e assumiu a ponta até cruzar em primeiro, em 29:02, apenas 13 segundos a mais do que o recorde brasileiro do Circuito, feito também em Fortaleza, por José Márcio Leão, no ano passado.
“Estava me sentindo bem e consegui manter a vantagem, mesmo sendo perseguido de perto pelos adversários no final”, explicou o corredor de 25 anos, que mora há 6 em Campinas. Joilson tinha sido vice-campeão da prova de Fortaleza em 2011 e corre pouco na rua. “Em maio ganhei uma prova de 6 km em Sorocaba.”
O segundo colocado, Giomar Pereira da Silva, segue firme na busca do sexto título nacional. Com os 26 pontos de Fortaleza, ele aumentou para 88 a distância para seu companheiro de equipe, Ivanildo Pereira, o “Gomes”, que ficou em quinto. “Tentei buscar o Joilson no ultimo quilômetro, mas não consegui. Mesmo assim, o resultado foi ótimo, pois ampliei ainda mais a liderança no ranking”, disse o baiano de Jacobina, que soma agora 311 pontos.
Resultados completos e mais informações sobre as próximas etapas do Circuito Caixa no site oficial. Assinantes da CR tem desconto de 10% na inscrição das etapas do Circuito Caixa, que é organizado pela HT Sports.