20 de setembro de 2024

Contato

Tênis e Acessórios Fernanda Paradizo 26 de outubro de 2021 (0) (724)

REVIEW: Impressões sobre o Polar Vantage M2 – por Fernanda Paradizo

O Polar Vantage M2 foi lançado no Brasil no primeiro semestre de 2021 e recebi o produto para testar por dois meses. Como já havia usado alguns modelos da marca, inclusive o Vantage M, já estava habituada com as principais funcionalidades.

De forma geral, o Vantage M2 é um smartwatch multiesportivo que oferece praticamente todos os recursos que um corredor gostaria de ter para auxiliar no treinamento, além de ser um relógio leve e que pode ser usado no dia-a-dia, não apenas pelo design atrativo mas também pela duração da bateria. São 100 horas de uso no modo econômico e 40 horas no modo GPS, com todas as funções de rastreamento funcionando.

Além dos dados específicos que hoje se esperam de um GPS, como distância percorrida, ritmo, ritmo médio, cadência, monitoramento da frequência cardíaca (no pulso), o M2 ganhou várias outras funcionalidades, que eram vistas apenas em modelos mais completos da Polar, como o Vantage V2 e Grit X. Funções como Training Load (auxílio da carga de treino), FitSpark (guia de treinamento no pulso), Fuel Wise (lembretes de reabastecimento) e Nightly Recharger (recuperação noturna) estão agora presentes também no Vantage M2.

Apesar de ser um modelo robusto, com 12,5 mm de espessura, ele pesa apenas 45 g. Também é resistente à água até 30 m, podendo, portanto, ser usado na natação e no triatlo.

Abaixo alguns pontos importantes que vale ressaltar, nas primeiras impressões usando o relógio.

Pulseira: O Polar Vantage M2 vem uma pulseira extra na caixa, de tamanho menor, o que é bom para quem tem pulso mais fino e principalmente para mulheres. Além disso, vale ressaltar o material da pulseira, que é de silicone e confortável no contato com a pele, além de ajustar bem no pulso.

Cores diferentes: O modelo que recebi para teste foi preto/cinza, mas o M2 chega ao mercado também nas cores dourado/champanhe, cinza/amarelo e marrom/cobre.

Tela: A tela não é sensível ao toque, como no modelo V2, mas acredito que isso não seja problema. Muitos corredores preferem e confiam mais na precisão dos botões físicos em vez do touchscreen. A tela tem 1,2 polegada e resolução de 240 x 240.

É um pouco escura, sem muito contraste e luminosidade, o que pode fazer com que você tenha que abusar um pouco do botão de luz (localizado no canto superior esquerdo da caixa) para enxergar melhor os números.

Para minimizar isso, vale customizar as telas para mostrar menos dados (do padrão 4 para 3 ou até 2, dependendo do tipo de treino) e facilitar a leitura.

BotõesO layout dos botões é bem acessível. Mesmo quem não está acostumado com os relógios da Polar não terá problemas para se familiarizar muito rapidamente. Como nos outros modelos, são dois botões do lado esquerdo (luz de fundo e funções) e três no direito (para navegação e entrar nos menus).

Duração da bateriaEmbora o Polar Vantage M2 tenha a mesma duração de bateria básica do M, ele tem opções de economia de energia que faltam à versão anterior. Quando esse recurso é ativado no M2, a duração da bateria aumenta para 100 horas. Mesmo sem as configurações de economia de energia ativadas, o relógio pode durar até 40 horas funcionando a todo vapor, com o GPS, frequência cardíaca e outros sistemas de rastreamento ativados.

Frequência cardíaca no pulso: Os dados de rastreamento do sensor de frequência cardíaca no pulso me parecem cada vez mais apurados e mais precisos, porém é importante ressaltar que a pulseira precisa estar bem ajustada ao pulso para que a leitura seja feita sem muitas oscilações, durante o exercício.

Claro que o monitoramento da frequência cardíaca no pulso não substitui a maior precisão de uma cinta torácica, mas há de se considerar também o incômodo do uso dessas cintas durante a corrida.

Notificações e controle de música: Além de receber as notificações do celular no pulso (o que já era um recurso da versão 1), o M2 agora mostra também os comandos de música na tela do relógio, o que já é um avanço, mas ainda um atraso em relação ao que hoje encontramos no mercado (Garmin e Samsung), que são modelos de GPS que armazenam música e você não precisa correr com celular na mão para poder escutar sua playlist.

Quem não tem o hábito de correr com celular (que é o meu caso) muito provavelmente não achará isso muito útil, até porque muitos fones de ouvido bluetooth têm o recurso de controlar volume e avanço de faixas.

Variedade de esportes: O potencial de rastreamento de exercícios impressiona. São mais de 130 esportes. Apesar da grande variedade, prefiro configurar apenas os que realmente uso para não precisar percorrer a vasta lista que aparece quando a função para iniciar uma atividade é acionada.
Da mesma forma que você pode configurar os treinos e as telas pelo Polar Flow (plataforma utilizada para descarregar os treinos, analisar os dados e configurar o relógio), é possível também escolher a lista de exercícios que você quer que apareça na tela do seu relógio, como corrida ao ar livre, corrida em esteira, natação, caminhada, bike indoor, exercícios de força etc.

Treino personalizado conforme o uso: Algumas funcionalidades do Vantage M2 podem ser bem vantajosas com o uso contínuo do relógio e por um pouco um pouco mais de tempo. A função FitSpark (exclusiva da marca), por exemplo, fornece sugestões de treino personalizadas à medida que o relógio aprende mais sobre sua rotina de treino e descanso. Quanto mais você usa, mais eficazes e adequadas serão as sugestões.

Lembretes para reabastecer: O Fuelwise também é um recurso exclusivo da Polar e pode ser útil principalmente para quem está treinando para provas de longas distâncias, como ultramaratonas e Ironman. Ele funciona (somente para atividades com mais de 90 minutos) como um assistente inteligente para auxiliar na hidratação e na nutrição ao longo da atividade, para que você consiga manter os níveis energéticos estáveis. Esse recurso envia lembretes automáticos personalizados de nutrição e hidratação, auxiliando a fazer uma reposição adequada.

Você pode configurar um plano de nutrição para sessões de treinamento e receber lembretes de quando é a hora de consumir seu gel de carboidratos, por exemplo. Os lembretes são ajustados de acordo com seu esforço físico e com base na zona de frequência cardíaca que está trabalhando.

Polar FlowOs relógios Polar usam o aplicativo Polar Flow para descarregar as sessões de treino e também para configurar mais facilmente alguns dados do relógio. Existe a versão para desktop e a de smartphone (disponível para IOS e Android), que você pode descarregar via bluetooth.

O nível de informações detalhadas que o aplicativo fornece é extenso e interessante para aqueles que gostam de analisar os treinos e a evolução.

Além disso, quem não segue uma planilha específica ou quer uma ajuda extra na programação dos treinos, com o Polar Flow, poderá ter sugestões de planilhas, que são baseadas no nível de performance, disponibilidade de treino e distância-alvo a ser atingida.

É possível também usar o Polar Flow para se conectar a outros aplicativos, como o Strava, o Nike + Run Club, o Komoot, Training Peaks, MyFitnessPal e o Google Fit.

Custo-benefício: Comparado a modelos de outras marcas com recursos semelhantes, o M2 torna-se atrativo por conta do preço (R$ 2.899,00), um pouco mais em conta em relação aos concorrentes. Claro que não é um valor acessível à maioria dos corredores (até por causa do dólar em alta), mas pensando que é algo que o corredor vai usar por alguns bons anos, pode valer o investimento.

Veja também

Leave a comment