20 de setembro de 2024

Contato

Notícias admin 29 de março de 2015 (0) (66)

5 mil na Corrida de São Sebastião

A Corrida de São Sebastião Caixa, realizada em homenagem ao padroeiro da cidade do Rio de Janeiro e que acontece desde 1983, abriu o calendário de corridas de rua dos cariocas, lotando o Aterro do Flamengo no feriado de 20 de janeiro. Este ano, o evento foi oficialmente inserido nas comemorações de aniversário da cidade, que completa 450 anos. Para completar o clima de festa, um brasileiro foi o mais rápido do dia.
"Realmente o calor estava forte, mas estou acostumado a treinar com esse tipo de clima", disse Giovani dos Santos, vencedor dos 10 km, que completou a prova em 29:42, seguido por dois africanos. No feminino, as quenianas ocuparam os lugares mais altos do pódio. A brasileira Joziane da Silva ficou em terceiro. No percurso menor, de 5 km, vitória de Paulo Machado em 15:21, e Solange Mariano (19:31).
Os cerca de 5 mil participantes, nas duas distâncias, segundo os organizadores, largaram às 8h no Aterro do Flamengo. Pouco antes das 10 da manhã, quando os últimos corredores cruzaram a linha de chegada, os termômetros já chegavam a 37 graus. Por conta do forte calor, alguns corredores passaram mal e precisaram de atendimento médico. Foi o caso do veterano José Francisco de Assis, 58 anos, que passou mal a 200 metros da linha de chegada, recebeu atendimento médico e voltou para completar a prova do ponto onde havia parado.
"Eu vinha forte e acho que fecharia os 10 km em pouco mais de 35 minutos. Já dava para ver a chegada quando bambeei. As pessoas começaram a gritar para eu parar, e percebi que a coisa devia estar bem feia mesmo. As pernas pararam de responder e caí deitado na grama. O staff chegou rápido, passei pelo atendimento médico e fiquei em observação por uns minutos, mas me deixaram completar os 200 metros restantes, já que eu havia sofrido uma queda de pressão repentina." O corredor só foi liberado para ir para casa após passar mais uma vez pelos socorristas do local de prova, para verificar a pressão arterial.

Veja também

Leave a comment