Maraturismo Fernanda Paradizo 8 de abril de 2012 (0) (114)

Paisagem de tirar o fôlego

MOUNT DESERT ISLAND MARATHON

Data: 14/10/2012  

Local: Bar Harbor, Maine, EUA

Provas (distâncias): maratona e 2 revezamentos (duplas e trio). No revezamento de duplas, cada um corre metade (13,1 milhas). No revezamento de trio, valem as seguintes distâncias, na ordem: 8,5 milhas, 10,1 milhas e 7,6 milhas

Participantes: 1,2 mil (maratona) e 200 (revezamentos)

Temperatura: entre 4 e 12 graus

Descrição do percurso: ponto-a-ponto, com um mix de subidas, descidas e planos

Inscrições: podem ser feitas pela internet, no site oficial do evento, até dia 1º de julho ou até atingir o número-limite de participantes

Valor: U$ 95 (maratona) e U$ 75 (revezamento)

Recordes: 2:31:54 (Louis Luchini, 2010); 3:01:22 (Leah Jabbour, 2011)

Entrega de kit: no Atlantic Oceanside Conference Center, 119 Eden Street, nos dois dias que antecedem o evento

Início da prova: 8 horas (opção de largada antecipada, às 7h, para aqueles que acreditam não conseguir terminar a prova em 6h30)

Tempo-limite: 6h30 (largada às 8h) e 7h30 (largada às 7h) 

Largada: Bar Harbor Village Green

Chegada: Main Street, Southwest Harbor

Premiação: Medalha para todos os concluintes, três melhores no geral e na categoria. Aqueles que largaram antecipadamente não são elegíveis para categoria.

Postos de apoio e hidratação: A cada 2 milhas, com isotônico e água. Gel a partir da milha 16.

 Se você está procurando uma prova pequena, bem organizada, com belas paisagens e realizada num local turístico e com povo acolhedor, a Mount Desert Island Marathon oferece tudo isso e um pouco mais. O percurso, ponto-a-ponto, é considerado um dos mais bonitos dos Estados Unidos e há quem diga que essa prova pode ser apontada como a "Big Sur" da costa leste, fazendo uma referência à Maratona Big Sur, que percorre a costa oeste do Pacífico e é certamente uma das mais lindas do mundo. Sua versão leste com certeza não desaponta.

Com uma altimetria que mescla planos, subidas e descidas, a MDI Marathon, como é chamada, tem seu início no Acadia National Park, passando pela Cadillac Mountain, que é o ponto mais alto ao longo da costa norte do Atlântico e o primeiro lugar nos Estados Unidos onde é possível ver o nascer do sol. O percurso percorre lindas áreas florestais e magníficas regiões costeiras, com vista para o oceano, que proporcionam cenários dignos de cartão-postal. Um dos pontos altos do trajeto é a passagem por Somes Sound, o único fiorde (entrada de mar entre montanhas rochosas) no leste dos Estados Unidos, passando por florestas, com as folhagens de tons amarelados e alaranjados do outono, falésias à beira-mar e aldeias pitorescas. A prova termina em Southwest Harbor, região portuária conhecida pela pesca de lagosta. Há grande envolvimento das comunidades que permeiam o percurso, que vão para as ruas para torcer pelos corredores.

 

TURISMO. O Estado de Maine está localizado na região nordeste dos Estados Unidos e faz parte de uma região denominada Nova Inglaterra, que inclui também Connecticut, Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island e Vermont. A região é coberta por 90% de florestas e reconhecida pela grande quantidade de pinheiros. Segundo maior produtor de madeira dos Estados Unidos, perdendo apenas para Washington, a pesca e o turismo são também grandes fontes de renda do Estado. A região de Bar Harbor, onde acontece a MDI Marathon, é um dos locais mais bonitos dos Estados Unidos; está localizada na Mount Desert Island, onde fica o Acadia National Park, um dos mais visitados parques nacionais norte-americanos, com vários pontos turísticos atrativos, como vistas magníficas para o oceano Atlântico, e ainda locais para fazer caminhadas, andar de bicicleta e praticar várias atividades em contato com a natureza. 

 

COMO CHEGAR. A melhor forma de chegar a Maine é pegar um voo no Brasil com destino ao Logan International Airport, localizado em Boston, Massachusetts. Chegando lá, a dica é alugar um carro e dirigir pela maravilhosa costa da Nova Inglaterra. São 267 milhas até Bar Harbor, ou seja, 5 horas de viagem com cenários que já valem a viagem. Para quem não dirige ou prefere ir de ônibus ou van, a Concord Traiways faz o trajeto de Boston ou Portland até Bar Harbor.

 

VALOR DA PASSAGEM AÉREA: De U$ 1.300 a U$ 1.600, dependendo da companhia e da data da viagem.

 

ONDE FICAR: Os organizadores indicam dois hotéis na região, ambos dão descontos para os inscritos na prova (sob consulta).

– Atlantic Oceanside Hotel; 119 Eden Streer / 1-800-336-2463; Diária: de U$159 a U$189; (valor sem desconto)

– Acadia Inn; 98 Eden Street / 1-800-638-3500; Diária: de U$120 a U$150 (valor sem desconto);

SITE OFICIAL: www.mdimarathon.org

 PALAVRA DE QUEM CORREU:

"Cresci visitando a ilha e sempre adorei. O outono no Nordeste da Nova Inglaterra não tem igual de tão lindo que é. A cidade de Bar Harbor é superpequena, a menor da região, com 3 mil habitantes. Fizemos a prova em revezamento em 2010 (de três participantes) com o nome de Team Brazil. Chegamos na 3ª colocação e fomos até entrevistados ao final pelo diretor da prova, Gary Allen, por sermos ali os atletas que vieram de mais longe. A corrida é a mais bem organizada que já vi na minha vida. É a mais bonita também. Para quem visitar a cidade, não deixe de provar a tradicional lagosta (Maine lobster), que é deliciosa. Uma outra dica bacana é tomar um café da manhã no Jordan's Restaurant e provar ali a panqueca de blueberry. É imperdível!". Kristin Barbieri, americana, é casada com o brasileiro Vladimir Barbier (na foto, à dir.) e moram em São Paulo. Eles fizeram um trio para o revezamento com o amigo americano Denny Trevett (à esq.), que mora e nasceu em Bar Harbor.

 

Veja também

Leave a comment