Blog do Corredor André Savazoni 14 de maio de 2012 (16) (125)

Por que a chuva causa tanta antipatia? É uma aliada…

Está certo que quando o “mundo” está caindo lá fora, é inseguro. Melhor não arriscar. Que ouvir aquele barulhinho das gotas batendo na janela ou caindo no chão, obriga a um esforço ainda maior para sair da cama (ou de casa, dependendo do horário). Mas não entendo por que a chuva causa tanta antipatia. É uma aliada… duro é correr com aquele sol na cabeça ou com o tempo seco que deixa a garganta raspando antes mesmo de completar o primeiro quilômetro…

Em termos de desempenho físico, você irá correr muito melhor com um tempo chuvoso do que nos dias de calor. O interessante é que, salvo algumas exceções, sair de casa com o céu azul merece um animado sorriso no rosto. Já aquela garoa ou chuva constante não recebem a mesma saudação animada. Muito pelo contrário. Muitas vezes, o treino é “transferido” para a esteira ou, na maior parte das vezes, “transformado” em off.

Quando crianças, adoramos brincar na chuva. É uma diversão daquelas. Será que essa “antipatia” ao chegarmos no mundo adulto é culpa nossa, dos pais (de vez em quando, me incluo entre eles também, confesso), que ficam falando “não”, “saia da chuva, vai pegar uma gripe”, “não se molhe”, “venha para dentro”, “pegue um jogo”, “brinque na garagem agora”… Essa “explicação” surgiu no almoço, quando minha mulher, Mari, comentou sobre o tema. Rapidamente, Vitória (8 anos) e Pedro (3), emendaram: “Adoramos brincar na chuva e a mamãe deixa”. Felicidade é isso.

Agora, falando especificamente em corrida, na chuva seu desempenho é realmente muito melhor. E as roupas e tênis (para quem corre calçado), molham praticamente o mesmo do que em um dia de sol com suor e água jogada na cabeça. A frequência cardíaca fica mais baixa e você termina o treino (muitas vezes até mais forte do que o previsto na programação) inteiro. Compare com um dia seco e quente. Perceberá que tenho razão.

Então, fica a pergunta, se você não é feito de açúcar (ou adoçante, em alguns casos), por que a chuva causa tanta antipatia? É uma aliada dos corredores… Bem, dito isso, já peguei o snorkel, pé de pato, boné e estou indo para os 15 km previstos para esta segunda-feira molhada. Fui.

Veja também

16 Comments on “Por que a chuva causa tanta antipatia? É uma aliada…

  1. Acho que o problema é para quem vai treinar de carro (isto é, pega o carro e vai para o Parque) e tem que voltar para casa todo molhado. Pode molhar o banco do carro.

    ——————————-
    Verdade, Adolfo. Não tinha pensado dessa forma, porém, quando saio para correr, com sol ou chuva, fico todo molhado mesmo, e iria ensopar o carro de qualquer jeito. Uso a capa para proteger o banco.

    Abraço
    André

  2. André, já corri algumas provas com chuva forte e ininterrupta, inclusive duas maratonas. E te digo que correr maratona com chuva ininterrupta não é legal, fica tudo encharcado e pesado e a e o tênis começam a machucar onde antes não machucavam. Falando em treinos, se está chovendo geralmente não saio para o treino, espero passar a chuva ou faço treino noutro dia. E tem um detalhe importantíssimo: Chuva com temperatura de 20 graus é uma coisa, chuva com menos de 10 graus é totalmente diferente.

    ———————————–

    Julio, quanto à temperatura, tem razão. Mas, para mim, o sofrimento é o mesmo, do frio, com ou sem chuva: o problema é sair de casa. Isso exige esforço. Saindo, a coisa flui e em 10 minutos, no máximo, você está aquecido.
    Chuva muito forte, complica um pouco realmente, mas com os tênis “furados”, eles praticamente não ficam com água. Tenho um de triatlo que uso nesses dias e pronto.

    Abraço
    André

  3. Eu pessoalmente gosto quando está chovendo forte no começo do treino. Se for de manhã cedinho então, melhor ainda. Não tem nada mais gostoso do que tu correndo 5h00 da matina, escuro, debaixo de chuva e, de preferencia, frio. Eu me sinto o cara mais poderoso do mundo, capaz de enfrentar qualquer coisa. Melhor só quando, no exterior, tu pegas uma neve ou um abaixo de zero pela frente.

    No meio do treino, contudo, chuva não tem esse poder, pois não foi alguma coisa que eu escolhi, mas algo que aconteceu.

    É só tomar cuidado com os eletrônicos (ipod, relógio, etc.)

  4. Meu único problema com a chuva é o medo de escorregar. No parque onde corro o piso é de concreto e há muitas árvores. Sempre fica aquele monte de folhas úmidas no chão e me parece um convite a um tombo… Confesso que sou da turma que transforma o dia chuvoso em um dia off por conta disso :/

  5. Sinto inveja de vocês, que ainda debatem a chuva. Aqui na Bahia vivemos a pior seca dos últimos 40 anos. Calor enorme. Os treinos para a Maratona do Rio têm sido sofridos. Prefiro bem mais a chuva e a temperatura mais baixa do que o calor acima de 30 graus, como tem sido normal aqui.

  6. O que eu não gosto dos treinos com muita chuva é o estado que fica o tênis. Ele molha muito, muito, muito mais do que em um dia de sol. Não gosto de ter que lavar o tênis.
    Fora isso, em um dia de chuva não torrencial, vou sem problemas. O que me incomoda mesmo nos treinos é o vento e o frio.

  7. Chuva?! O que é isso? ps: Moro no NE e este ano o inverno não veio e não tem previsão de vir…

  8. Realmente deixo meus filhos brincarem na chuva – chuva de verão. Eu correr na chuva???? Nem pensar. Em prova, tudo bem. Não tem outro jeito. Mas pra treinar, esteira é um ótimo plano B. #soudeaçucar

  9. Ocorre que a chuva está mais frequentemente associada a catástrofes naturais do que o sol. Enchentes, quedas de árvores, raios, trovões. Tudo isto assusta mais que um sol fervendo acima da cabeça. É claro que ficar todo molhado e com frio é um incomodo muito maior do que ficar suado e sentido muito calor. Não é uma questão simples de frescura. Correr na chuva pode fazer você ficar doente, gripado, ou até algo mais grave. No sol quente, caso venha algum incômodo maior, você para o treino e pronto. Os incômodos mais graves de um treino na chuva podem vir bem depois do treino concluído. Abcs.

  10. Odeio correr com chuva e meu desempenho cai muito. Na São Silvestre passada fui cerca de 10 minutos mais lento que meu tempo esperado. Acho que o problema pode ser psicológico, mas desde criança não gosto de me sentir encharcado. Bons treinos pra todos.

  11. Putz, adoro chuva. Até socialmente. Irrito minha esposa, porque não uso guarda-chuva quando cai o aguaceiro, mesmo de terno, roupa social etc. Chuva é vida! Férias comigo tem chuva até no deserto. Tenho uma nuvem sobre a minha cabeça. Chuva traz alguns problemas para quem usa óculos, porque passo a não enxergar nada, mas adoro correr na chuva. Corrida de montanha na chuva, então, é uma festa, volto a ser criança! Lógico que tem coisa chata na chuva, como o trânsito de SP, mas pra correr sou muito mais uma chuvinha bem molhada do que um solzão de queimar miolos. E o mais legal é que muita gente realmente não gosta de correr na chuva e aí os parques ficam vazios, inteirinhos só pra mim…

  12. Nishi, o inverno está começando a dar as caras aqui no Sul. Você é meu convidado pra correr aqui quando estiver escurecendo às 3 da tarde, chovendo desde a madrugada e temperatura de 7 graus ou menos.

  13. Opa, falei da chuva, não do frio, hehehe… Se bem que gosto de um friozinho também, quando a famíla morava em Curitiba saía pra correr na friaca, ainda meio bestamente (nessa época tava longe de pensar em correr nas provas)… E guardo boas e geladas recordaçoes de Urubici…

  14. E se não bastasse a friaca que está em Belzonte, desde semana passada que São Pedro olhou e disse: “Quer moleza!? Senta no pudim! Homens pra lá e meninos pra cá!” A sorte é que Papai do Céu não começou a arrastar as cadeiras pelo menos!

  15. Nem tomo conhecimento da chuva, saio pra treinar como se fosse sol, ou melhor, céu aberto, pois costumo correr de manhã bem cedo e na maior parte do ano ainda é escuro aqui em Curitiba. O problema maior é o vento com frio. Se estiver abaixo de 10º com chuva, é melhor… se agasalhar bem. hehehehehe.
    Abraços.

  16. 5:15h e chovia razoalmente em Recife. Muito bom para alviar o calor da semana. A gripe andou me ameaçando nos últimos dias, mas me sentia melhor. Geralmente não fujo da chuva, mas fiquei na dúvida. Vou ou não?
    Comecei a ler uma coisas na net e encontrei esse texto.
    Resultado: 20 km no ritmo de 5:13, corrida agradável e sorriso na cara.
    Valeu André!

    ———————————–

    Que bom Marcos… só espero que a gripe não tenha piorado, mas tenho quase certeza que não… rs

    Eu tenho sempre a impressão que correr na chuva serve como uma “purificação”.

    Abraço
    André

Leave a comment