20 de setembro de 2024

Contato

Notícias Redação 6 de outubro de 2013 (4) (112)

Só em 2036

A essa altura do campeonato, todos já estão carecas de saber que o novo recorde mundial de maratona, estabelecido pelo queniano Wilson Kipsang  no último domingo em Berlim, é de 02:03:23. E mais carecas ainda (mais inclusive que o próprio Kipsang) de ler discussões sobre a viabilidade de se correr uma maratona em menos de 2 horas. Prometo que o meu texto é o último sobre esse assunto e, ainda por cima, com material inédito, incluindo uma previsão minha, sem esse negócio de ficar em cima do muro.

Bela cerveja, seu Wilson

A maratona sub-2 horas é um tema de debate acalorado entre entusiastas do esporte. Abaixo apresento a opinião de 3 especialistas e termino com uma previsão minha, à la Mãe Diná.

1)      Se você leu alguma matéria sobre maratona sub-2h, certamente você leu sobre ele, o PhD em Esportes, Ross Tucker, citado em 99% das reportagens sobre o assunto. Ele diz no seu blog  “The Science of Sport” (aqui) que, por motivos fisiológicos, de evolução de performance e até mesmo pela relação entre recordes de outras distâncias (dos 10km e da Meia-Maratona), estamos muito longe de ver uma maratona sub-2h. Em uma explicação sucinta, sugere que, antes de vermos uma Maratona sub-2h, seria necessário termos uma redução considerável nos tempos do 10k e da Meia- Maratona.

2)      Já o jornalista, escritor e corredor Malcolm Gladwell, em uma entrevista anterior a nova quebra do recorde (aqui), trata a maratona abaixo de 2h como uma questão geo-política: “Se a corrida se popularizasse na Índia e na China, eu diria que vamos baixar de 2 horas. Nós temos que expandir a base, ter uma maior diversificação genétic a serviço do esporte. Atualmente, a elite de corredores vem de uma parte incrivelmente pequena do Mundo: Estados Unidos, Inglaterra e três países na África (Etiópia, Quênia e Marrocos). É tudo que temos. Não temos ninguém vindo da China ou Índia, os países mais populosos do mundo não estão contribuindo com a corrida de fundo. Se todos os recordes mundiais estão vindo de uma pequena fração da humanidade, é razoável assumer que se expandirmos a base, veremos melhorias.”.

3)      O Robert Johnson, do site LetsRun.com (aqui), é mais radical e se diz disposto a apostar toda sua aposentadoria que não veremos uma maratona sub-2h nos próximos 28 anos.

4)      Por fim, eu resolvi entrar na brincadeira e fazer uma análise grafista, baseada na evolução dos recordes mundiais estabelecidos desde 1980. No gráfico abaixo, os pontos azuis são os recordes anteriores, a partir dos quais foi traçada uma linha de tendência que sugere que, se for mantido o ritmo atual de redução do tempo da prova, o patamar de 01:59:59 seria alcançado em…. 2036!

Ou, apresentando de uma forma mais impactante….

E aí, quem aposta uma cerveja?

Contatos: @rdlucchesi / rodrigo79@gmail.com

Veja também

4 Comments on “Só em 2036

  1. Interessante, porém cada passo ao seu tempo. Quando teremos uma 02:02:59? E 02:01:59?
    ———-
    Boa pergunta, Alex. Pelo andar da carruagem, 02:02:59 não deve demorar muito, quem sabe uns 3 ou 4 anos.
    Abs
    Rodrigo

  2. Acho que a análise não pode ser em termos absolutos, mas em termos percentuais. Baixar de 02:05 para 02:04 é uma coisa completamente diferente de baixar de 02:04 para 02:03. As diferenças estão em 1 minuto, mas no último caso a dificuldade é muito maior. Sinceramente acho que nunca veremos uma maratona abaixo de 2 horas. Quem sabe daqui uns 100 anos!
    ———————
    Leo, sim, percentualmente, 1 minuto é cada vez uma parte maior do tempo total. Tanto que a diferença entre os últimos WR tem sido cada vez menor. Mas mesmo que cada vez mais devagar, o recorde vem caindo. Quem sabe um dia não chega lá?
    Abs
    Rodrigo

  3. Lucchesi, a observação do Leo acima foi ótima, mas me parece que se a sua reta fosse traçada considerando somente a evolução dos últimos 13 anos, o sub-2h chegaria antes de 2036, não? Talvez considerar um histórico mais recente, apesar da quantidade menor de dados, reflita melhor as condições atuais de alimentação, saúde, calçados, etc.
    E, falando como leigo, fala sério, 3 minutinhos só…um dia alguém tira por sorte! rs
    Grande abraço, meu amigo!
    —————
    Mauricio, acho que não faria muita diferença e, na dúvida, optei por ser conservador.
    Abs
    Rodrigo

Leave a comment