Outro dia resolvi analisar meus melhores tempos nas principais distâncias de corrida (5K, 10k, Meia e Maratona) e comparar com os recordes mundiais para ter uma ideia em qual distância eu estava “mais perto” (leia-se: menos longe) dos melhores do mundo.
Um dia eu pego esses quenianos
Com uma rápida pesquisa na Wikipedia, obtive os recordes mundiais atuais, e montei a tabela abaixo, onde, para cada distância, dividi o meu melhor tempo pelo recorde mundial masculino.
Interessante notar que quanto maior a distância da prova, mais longe estou do recorde mundial. Como se eu fosse melhor (ou menos pior, no caso) em provas curtas do que em provas longas. O que acontece é que existem menos oportunidades de se participar de provas longas (Maratonas só corri 2, por exemplo), então menos chances de melhorar a marca. No meu caso, a leitura que faço desta tabela é: a Maratona e a Meia-Maratona são as distâncias onde tenho mais espaço para evoluir e melhorar meu tempo.
Você pode fazer o mesmo, compare seus melhores tempos com os recordes mundiais e veja em qual tipo de prova você está mais longe proporcionalmente destes. Naturalmente, essa análise é apenas um jeito diferente de ver seu desempenho, ela não considera vários fatores, entre eles o fato de que cada pessoa tem um biotipo mais propenso a um determinado tipo de corrida, seja uma corrida mais rápida e curta ou mais longa e lenta. Mas pode dar uma dica de que tipo de prova vale a pena investir.
Olhando apenas para os recordes mundiais, outra análise interessante é compararmos o ritmo por km de cada uma das distâncias e entender o quão mais devagar é o recordista da Maratona do que o de 5k. O gráfico abaixo mostra a evolução do pace (min/km) do recordista de cada distância.
Reparem que o pace varia de 02:31/km nos 5k para 02:56/km na Maratona, uma queda de velocidade de apenas 16% (eu, pessoalmente, achava que a diferença ia ser maior, antes de fazer a conta). Claro, vale lembrar que estamos comparando atletas diferentes, o melhor do mundo em cada especialidade. Se fizermos nossa análise pessoal, estaremos considerando apenas um atleta, logo a diferença entre os ritmos de 5k e Maratona tende a ser maior.
E você, faça suas contas, qual a distância em que você é melhor e qual tem mais espaço para evoluir? Para as mulheres, se quiserem ser mais precisas, usem os recordes mundiais femininos abaixo:
5k – 14:11 / 10k – 30:21 / Meia – 01:05:50 / Maratona – 02:15:25
Bons treinos!
Contato: rodrigo79@gmail.com / twitter: @rdlucchesi
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
E aí Rodrigo, blz.
Interessante sua análise, seguindo sua ideia tenho 5k 19:11 (150,5%); 10k 40:51 (152,8%) e meia 1:30:58 (152,8%) Concluindo que sou um pouco mais eficiente nas curtas. E é realmente o que penso.
Mas gosto de usar a tabela de perfomance disponiblizada pelo site Calendário Amigável no link ( http://www.calendarioamigavel.org/age_graded/ag_calc.htm) a qual usa seu tempo e idade para saber o percentual de perfomance …
O legal de lá é que vc tem uma noção se é pangaré, corredor de nível local, regional, nacional e mundial.
os meus por lá ficaram 5k 67,6%; 10k 66% e meia 65,5%, rumo aos 70% !!! hehehe
Abraços
corridaderuams.blogspot.com.br
——————
Oi xará, muito legal o site que você indicou, não conhecia, obrigado!
Abs
Rodrigo Lucchesi