Notícias admin 29 de março de 2015 (0) (179)

33ª Volta ao Cristo: emoção garantida!

Tradicionalmente, o último domingo de janeiro na cidade de Poços de Caldas/MG é reservado para a realização de um dos principais eventos esportivos daquela região, a "Volta ao Cristo", que é uma corrida de 16 km temida pela subida forte de 4 km. Por ser uma prova dura e exigente, para os estreantes a grande satisfação é completá-la, enquanto que para o corredor que já a conhece o desafio passa a ser o de superar seu próprio tempo.
O sucesso dessa prova é tanto que em sua 33ª edição continua batendo recordes de inscritos, mesmo com o aumento vertiginoso de provas pedestres por todo o Brasil. A largada foi às 9 horas, numa manhã ensolarada, com temperatura amena de 22 graus, mas que chegou aos 28. A costumeira neblina no ponto mais alto da corrida, que é topo do Morro de São Domingos, no km 9, não apareceu. Para lá chegar o participante faz 5 km em asfalto, todinho plano, e depois encara 4 km de subida contínua, em que somente os mais preparados não andam. A segunda parte começa 300 metros após a passagem pelo Cristo, para despencar ladeira abaixo por estrada de terra por quase 3 km – que desta vez estava seca e fácil de correr – e depois mais 4 km planos até chegar na pista do estádio municipal de Poços.
Como tantos outros corredores, Marcio Cabral se apaixonou por essa corrida. Proprietário da assessoria esportiva Fit Hall Running da cidade de Passos/MG, ele vem participando há 4 anos. "Vim preparado para baixar meu tempo de 1h45; foi minha melhor prova até hoje, correndo em trechos onde costuma andar, mas, mesmo assim, caminhei bastante."
A Volta ao Cristo também contagiou o treinador Augusto Cesar Fernandes, desde 2012. Desta vez ele incluiu a corrida mineira no programa de treinamento de base dos seus alunos. Ele organizou uma excursão para Poços de Caldas, e levou até staff para a corrida, colaborando também com todos os corredores ao oferecer ponto de hidratação no km 6 (saquinhos gelados com maltodextrina). Augusto, diretor da assessoria esportiva Corre Brasil, participou da prova juntamente com 24 corredores da equipe.
Já Rosana Barreto estreou na prova, quase sem querer. Ela foi para acompanhar o namorado e teve a oportunidade de ganhar a inscrição de um corredor que não pode ir. "Cheguei na retirada do kit e facilmente fiz a substituição de nomes, prova de que a organização queria resolver os problemas que apareciam."
James Yumia sabia que essa era uma das provas de rua mais desafiadoras. "Fui sabendo que tinha que ter forças para as subidas e resistir com muita cautela na descida!" Em sua estreia em corridas fora de São Paulo, Yumia não esperava fazer determinado tempo, queria apenas completar se possível sem caminhar. E conseguiu! Yumia foi o 101º colocado geral, com o ótimo tempo de 1h13.
A 33ª Volta ao Cristo foi vencida pelo tanzaniano Alphonse Felix Simbu, em 53:30, vindo depois o pentacampeão da prova João da Bota e Sérgio Celestino. Entre as mulheres, vitória da queniana Delvine Mringor em 1:00:54, seguida de Conceição Oliveira e Rosângela Faria. Todos os resultados em: www.runnerbrasil.com.br

Veja também

Leave a comment