Especial admin 4 de outubro de 2010 (0) (98)

Twitter une corredores

Você está no Twitter? Essa é uma das perguntas mais ouvidas nos últimos meses. Não é para menos: sensação na Internet, a rede social permite que seus usuários – estimativas apontam para 100 milhões até o final do ano – enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos, em textos de até 140 caracteres. A onda também se espalhou entre corredores, que aproveitam a ferramenta para trocar informações, fazer amizades, manter contato com autoridades, publicações (como a Contra Relógio, identificada como @contra_relogio), organizadores de provas e até mesmo montar equipes de corrida.

Ninguém sabe ao certo como tudo começou. Um escreveu sobre seu treino, outro deu uma dica, outro comentou sobre uma prova… e de repente havia se formado uma grande comunidade de pessoas que parecem dormir e acordar pensando em corrida. Foi desse grupo que nasceu a equipe Twitters Run, reunindo corredores de todo Brasil. A ideia surgiu sem grandes pretensões por parte de Augusto de Barros Guimarães, 38 anos, coordenador de manutenção, de Belo Horizonte, corredor há 10 meses. "Fui fazer inscrição para uma prova e na hora de preencher o campo ‘equipe', como não fazia parte de nenhuma, resolvi colocar Twitters Run. Afinal, naquele momento, meu grupo era formado pelos amigos corredores do Twitter", diz.

Em seguida, Augusto (ou @correguto, seu apelido no Twitter) dividiu a história com os companheiros virtuais. Um dos primeiros a apoiar a idéia foi o advogado Joel Leitão (@joelleitao), 40 anos, de São Paulo, que também não fazia parte de nenhum grupo oficial de corrida. Em pouco tempo, a notícia se espalhou e várias pessoas aderiram à comunidade #twittersrun (maneira de se referir a um tópico ou a um grupo no Twitter, veja no box como funciona).

Um primeiro encontro de corredores da equipe, ainda em seu início, se deu na Meia-Maratona das Pontes, em São Paulo – com direito a jantar de massas na véspera, combinado através das curtas mensagens. O próximo, já com um número significativo de confirmações, acontecerá na Volta da Pampulha, em Belo Horizonte, no dia 6 de dezembro.

Mas equipe que é equipe tem que ter um uniforme. Pensando em uma camiseta para os membros da Twiters Run usarem na Pampulha, o economista e triatleta Eduardo Austregésilo (@tresmeios, nome de seu blog, em referência à modalidade que pratica), 44 anos, de São Paulo, se ofereceu para fazer um logotipo. "Trabalhamos a criação somente pelo Twitter, com palpites de todos os lados", conta. E eis que alguém lembrou: "precisamos de um slogan". A sugestão veio da advogada Lilian Maria Bagli da Silva (@liliansilvapp), 31 anos (corredora há pelo menos 15 anos), de Presidente Prudente (SP): "Na brincadeira, mandei: ‘Follow me… if you can' (Siga-me… se for capaz) E não é que pegou?".

O grupo não vê a hora do encontro real. Enquanto isso, as pessoas aproveitam para se conhecer melhor e se divertir com a ajuda da tecnologia. Para fazer parte da comunidade Twitters Ru você só precisa adicionar a tag #twittersrun após suas mensagens ou entrar em contato com @twitersrun (aqui com apenas um ‘t', por questões técnicas) para saber das novidades e encontros dessa animada turma.

FALE COMIGO. O Twitter tem servido também para organizadores de provas divulgarem seus eventos e até se aproximarem dos participantes. Como é o caso da Maratona de Curitiba (@maratona2009), prova que será realizada no dia 22 de novembro. Quem gerencia essa ferramenta é o jornalista Israel Reinstein, da assessoria de imprensa da prefeitura da cidade: "A idéia foi lançada em uma reunião do comitê da Secretaria de Esportes, por consideramos uma maneira rápida e eficiente de comunicação. É nossa primeira experiência, que está se mostrando muito positiva. Pretendemos repetir nas outras sete corridas apoiadas pela prefeitura".

Cerca de 282 seguidores acompanham pelo Twitter os avisos a respeito da maratona na capital paranaense. Mas eles também interagem e palpitam sobre os mais variados assuntos envolvendo a prova. "Usávamos a tag #maratona2009 até que um corredor sugeriu que mudássemos para #maratonadecuritiba porque identificava melhor o grupo. Aceitamos numa boa", revela Israel.

Outra participação importante foi a do corredor e nosso colaborador Harry Thomas (@blogdoharry). Depois de saber que pelo regulamento da Maratona de Curitiba não existia uma categoria específica para deficientes auditivos e de ter como resposta que esses concorrem aos prêmios das categorias por idade, Harry tuitou: "Acabo de decidir: não vou participar da @Maratona2009. Por incrível que pareça os deficientes auditivos concorrem com a faixa etária. Absurdo!" Levado ao conhecimento do comitê organizador da Secretaria de Esportes, o post rendeu reflexão. "A partir dele, passou a ser discutida a criação da categoria para deficientes auditivos em próximas competições", informa o assessor de imprensa.

Também já se manifestaram recentemente no Twitter provas como a Maratona de Revezamento Pão de Açúcar (@RevezamentoPA) e a Pão de Açúcar Kids (@PAKids). E a partir de agora certamente outras tantas correrão atrás dos corredores.

APRENDA A USAR O TWITTER

A partir da tag #maratonadecuritiba, conheci o corredor Paulo Jerônimo (@paulojeronimo), 35 anos, consultor e instrutor de informática, de Goiânia, que nos ajudou com boas dicas de utilização do Twitter. Confira:

– Se você ainda não está no Twitter, o primeiro passo é acessar o site http://twitter.com e preencher um rápido cadastro. Em menos de dois minutos voctê entra para a rede social. Seu endereço no Twitter será http://twitter.com/SEUNOME e você será citado como @SEUNOME.

– Personalize seu perfil, colocando sua foto ou outra imagem que tenha a ver com você. Manter a gravura padrão do Twitter dá a impressão de que você não está nem aí ou que entrou para criar sua conta e nunca mais voltou.

– Following são as pessoas que você segue. Followers são as pessoas que seguem você. Tweets são as mensagens que você escreve.

– Para encontrar quem o interessa, acesse o link "Find People" e coloque o nome de quem procura. Por exemplo: Contra Relógio. Depois é só entrar no link e clicar em "Follow".

– Se você já conhece o endereço de quem procura – por exemplo http://twitter.com/Contra_Relogio -, acesse e também clique em "Follow".

– Você tem de comunicar algo em apenas 140 toques. Pode até falar de sua vida pessoal, mas prefira compartilhar informações úteis. Essa mensagem aparecerá na sua página e na de todos os seus seguidores.

– Aos poucos as pessoas passarão a segui-lo.

– Para apagar um post que escreveu, basta clicar no lixinho ao lado da mensagem.

– Quando alguém escreve um post contendo @SEUNOME, esta informação fica visível para você em sua página do Twitter. Para respondê-la clique na setinha que fica ao lado da mensagem.

– Se você tem um blog também pode informar seus amigos do Twitter sobre suas atualizações. Mas não fique implorando ou insistindo para que as pessoas leiam seus textos.

– Quando for o caso, use tags em seus posts. Elas são caracterizadas pelo símbolo "#" antes do tema. Por exemplo: #maratonadecuritiba. Isto facilita a busca por determinadas palavras ou assuntos – clicando na tag você verá quem também está falando sobre aquilo.

– Se você gostou de um post de algum amigo, pode "retuitá-lo", ou seja, dar RT, ampliando assim a divulgação daquela ideia. Por exemplo, a frase "RT @contra_relogio Para quem gosta de se planejar, confirmamos: a Maratona de Porto Alegre 2010 será em 23 de maio" informa que estou repassando uma informação da Revista Contra-Relógio.

FILTRE AS INFORMAÇÕES

Como em tudo que diz respeito à Internet, é importante ter cuidado com as informações veiculadas no Twitter. Para sua maior segurança, não se exponha demais, principalmente com quem não conhece. Em relação às dicas recebidas nesse espaço, também é bom ter bom senso. "Quando tenho alguma dúvida em relação à corrida, jogo a pergunta no Twitter, só que é preciso saber filtrar as respostas", diz Augusto Guimarães. "Confio nos corredores que conheço e sempre pego dicas de um ou outro sobre o treinamento. Quando duvido da veracidade de algo, faço uma pesquisa mais apurada", completa Lilian Bagli.

Veja também

Leave a comment