Tô Correndo Tomaz Lourenço 11 de agosto de 2023 (0) (3568)

Saem as novas listagens do  Ranking de Maratonistas, com os resultados de mais 5 provas

POR TOMAZ LOURENÇO

A terceira atualização do RANKING 2023, considerando provas nacionais com percurso aferido de 42,2 km e com tempos-limite para ingresso, por faixa etária, já está no ar aqui no site, bastando clicar em RANKING CR, no alto à direita, para saber quem são os melhores maratonistas neste ano, até agora.


Desta vez, além dos que se qualificaram nas 6 primeiras maratonas do ano (São Paulo, Brasília, João Pessoa, Uberlândia, Porto Alegre e Rio de Janeiro) foram inseridos os que se ranquearam em Campo Grande, Ponta Grossa, Blumenau, SP City e Internacional J. Pessoa), englobando um total de 7.900 homens e 2.650 mulheres.

Alguns corredores obtiveram índice em várias das maratonas acontecidas. Bruno Macarini, por exemplo, se ranqueou em Campo Grande, Porto Alegre, Blumenau e SP City, entrando (por enquanto) com o resultado nesta última – 3:20:29. Carlos Hong também teve sucesso na SP City e C. Grande, mas está na listagem com a marca obtida em Blumenau (3:18:16). Outro caso: Célio Mendonça ranqueou na SP City, Ponta Grossa, C. Grande e PoA entrando na listagem com 2:41:51.

Muitos melhoram suas marcas em Blumenau, notadamente sobre o que tinham conseguido em Porto Alegre. Dalton Iwazaki fez 3h57 na capital gaúcha e fechou em 3h25 na cidade catarinense. Fernando dos Anjos estava no RANKING com 4h24 em PoA e agora está com 3h29 em Blumenau.

Curiosamente o mesmo aconteceu com alguns corredores na Internacional de João Pessoa, que teve baixo índice de ingresso no RANKING. Elias Duarte, Stenio Bezerra e Everson Teixeira foram melhores na capital paraibana do que na gaúcha, mostrando que evoluíram nos treinamentos, compensando o calor que enfrentaram e o percurso não tão favorável.

Entre as mulheres é bem menor o número das que se ranqueiam em várias maratonas, sendo uma rara exceção Anamelia Dami, da faixa 60/64 anos, que conseguiu índice em P. Grossa, SP City, Campo Grande, Rio e São Paulo, entrando no RANKING com seu resultado nesta última – 3:55:33.

Outros mantiveram uma constância surpreendente, como Helbert de Goes, que conseguiu 3h42 no Rio, 3h40 em Blumenau e na semana seguinte correu a SP City para 3h41. Também destaque para o grande número de ranqueados que melhoraram suas marcas na de São Paulo (abril) com o resultado obtido na outra prova paulistana, de julho.

Mantivemos os cortes dos que aparecem com apenas um nome, assim como aqueles por apelidos ou identificados pela equipe. É uma forma de valorizar as listagens do RANKING e seus participantes. Naturalmente que os não incluídos, mesmo com marcas abaixo dos tempos-limite, devem entrar em contato por e-mail (tomazloureno1947@gmail.com) para ter uma justificativa e, eventualmente, elucidar o assunto.

O mesmo vale para os que foram classificados duplamente, em uma faixa etária errada, com o resultado que não foi o seu melhor ou qualquer outro problema, como a não inserção. A publicação gradativa do RANKING, conforme aconteçam as maratonas, tem por objetivo que os corredores acompanhem sua classificação e façam mudanças, antes do fechamento das listagens, no final do ano.

Próximas maratonas que deverão ter seus resultados válidos para o RANKING 2023, a maioria com inscrições ainda abertas:

27/08 – Maratona Internacional de Floripa (SC)
https://grupostc.net/pages/maratona-de-florianopolis

27/08 – Maratona FILA (São Paulo, SP)
www.ticketsports.com.br/e/maratona-fila-33438

27/08 – Maratona de Vitória (ES)
https://paceeventos.com.br/maratona-de-vitoria-2023/

27/08 – Maratona EM Movimento (Goiânia, GO)
https://www.ticketsports.com.br/e/13-maratona-em-movimento-35897

24/09 – Maratona Internacional de Foz do Iguaçu (PR)
www.sescpr.com.br/maratona

24/09 – Maratona de Salvador (BA)
https://www.ticketsports.com.br/e/maratona-de-salvador-2023-34564

15/10 – Maratona Internacional de Manaus (AM)
www.maratonademanaus.com.br

05/11 – Maratona de Jurerê (Florianópolis, SC)
https://www.koha.com.br/evento/maratona-de-jurere-hospital-sos-cardio-2023-6086

19/11 – Maratona Internacional de Curitiba (PR)
https://www.maratonadecuritiba.com.br/

26/11 – Maratona Monumental de Brasília (DF)
https://www.centraldacorrida.com.br/maratona-monumental-de-brasilia-2023

26/11 – Maratona Novembro Azul (Sorocaba, SP)
https://www.maratonasorocaba.com.br/



Tomaz Lourenço é jornalista, 76 anos; lançou a revista Contra-Relógio em outubro de 1993, sendo seu editor até a última edição em abril de 2021. Correu mais de 60 maratonas no Brasil e exterior, além de 2 Comrades; seu recorde nos 42 km foi ao estrear na distância, em Blumenau 1992, com 3h04.

Veja também

Leave a comment