Especial admin 5 de março de 2012 (0) (106)

Rio é a capital da meia-maratona

Golden Four Asics etapa de Brasília é a meia-maratona ideal para recordes pessoais; a Meia do Rio (Globo) a mais bonita; a da Corpore em SP tem a melhor organização, as do Rio (Globo) e das Cataratas (Foz do Iguaçu) são as ideais para viajar com a família e a Meia da Maratona do Rio a que reúne o maior número de pontos positivos, sendo a "escolha do jurado". Esse foi o resultado do 1º Ranking de Meias-Maratonas da Contra-Relógio. Dessa forma, as provas cariocas ficaram com vitórias em três das cinco categorias.

O ranking de jurados foi formado por sete corredores, além da escolha popular por meio do blog Na Corrida entre os dias 6 e 16 de janeiro – a eleição dos leitores da revista teve peso três. O grupo de júri contou com Tomaz Lourenço, editor da Contra-Relógio; o assinante Júlio César Kujavski que já correu 20 meias; o também assinante Darci Garçon que tem 399 medalhas no currículo, grande parte em provas de 21 km no Brasil e exterior; o fotógrafo Tião Moreira, que dispensa apresentações; Harry Thomas, do Blog do Harry; o jornalista Cássio Politi, um dos fundadores do Twitters Run e a leitora Teresinha Mitsuko Nogami, integrante do grupo internacional Half Maniacs, que reúne os apaixonados pela distância.

O resultado, inclusive, comprova a matéria das 20 provas imperdíveis, publicada na edição de janeiro da CR – Asics Brasília, Meia do Rio (Globo); Meia das Cataratas e a Meia da Maratona do Rio estão na lista e venceram a eleição por serem rápidas, lindas e ideais para serem visitadas com a família e preferidas do público, respectivamente.

 

PESO TRÊS. No total, foram 77 comentários na enquete sobre as meias-maratonas no blog Na Corrida (www.contrarelogio.com.br/na-corrida). Como não havia uma lista determinada, valiam todas as meias nacionais, além de Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile). No total, foram citadas 18 provas na categoria mais rápida; 11 na mais bonita; 15 na melhor organizada; 13 na ideal para ir com a família e outras 18 na escolha do jurado. Com quatro corridas, a série Golden Four Asics acabou tendo os votos divididos.

Para valorizar a participação popular, demos peso três na opinião do público, o que foi decisivo na escolha do jurado, dando a vitória para a Meia da Maratona do Rio, já que a Meia do Rio (Globo) e a Golden Four Asics Rio receberam dois votos cada dos jurados. Como elas serão realizadas em 2012 dias 1º de julho (Asics), 8 de julho (Maratona) e 19 de agosto (Globo), você pode se inscrever nas três e tirar a sua conclusão.

As meias-maratonas caíram de vez no gosto dos brasileiros (há anos têm franca expansão também no exterior) e o interessante é que, mesmo com essa concorrência cada vez mais acirrada, a Corpore mantém seu exemplo de organização, sendo a mais votada nesse quesito tanto pelos jurados quanto na escolha popular. "As outras são bem organizadas, mas pecam em alguns detalhes, como a distância inexata, por exemplo, em Pomerode (na edição de 2011), outras pela demora na premiação etc", afirma Júlio César.

 

BELEZA NATURAL. Apesar dos problemas na largada confusa e com horário tarde, a Meia do Rio (Globo) venceu com tranquilidade como a mais bonita. "O trajeto é fantástico durante boa parte do percurso. O único inconveniente é o calor, dado o horário de início da prova, que depende da programação da Globo. Se a temperatura estiver acima de 25°C, que costuma ser o mais provável, as pessoas correrão com sacrifício. Foi nesta prova que senti fortes dores nas costas após a corrida, o que acabou provocando uma cirurgia para colocação de um stent para desentupir uma artéria…", diz Darci Garçon.

 

FAMÍLIA. Outro exemplo de sucesso é a Meia das Cataratas, que ganha pontos pela organização, por estar na tríplice fronteira Brasil/Paraguai/Argentina e pelas belezas naturais de Foz do Iguaçu. O fato de ser realizada em julho, período das férias escolares, também soma pontos positivos. "Começar a correr com o nascer do sol é uma sensação muito boa, as subidas e descidas são compensadas ao entrar no Parque Nacional do Iguaçu. Terminar a corrida em frente às quedas d'água é indescritível e emocionante. A massagem oferecida aos participantes cai como uma luva depois de todo o esforço. Missão cumprida, pode-se ainda ficar no parque e se deslumbrar com toda aquela natureza", explica Teresinha. Nesse ponto, houve empate com a Meia do Rio (Globo) devido à votação popular: 3 a 3. A possibilidade de correr 21 km, unindo passeios pelas praias cariocas, bondinho do Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Jardim Botânico foram os motivos alegados pelos leitores na votação. Apenas um senão em relação à Meia das Cataratas: entrega confusa e muito lenta no guarda-volume, nos últimos dois anos.

 

VOANDO NA CAPITAL FEDERAL.  Os 120 metros de desnível entre a largada e a chegada, que garantem boas descidas, aliado ao fato de o percurso passar por avenidas largas, fizeram da Asics Golden Four Brasília a prova preferida para a quebra de recordes pessoais nos 21 km. Dos dez votos possíveis, a prova brasiliense ficou com cinco.

Confira a votação

Veja também

Leave a comment