
No sábado 03/05, corri 21 km no Patagonia Running Festival, em Torres del Paine, extremo sul do Chile. Fui convidado pelo Hotel Rio Serrano, organizador do evento, da mesma forma que uma equipe do Esporte Espetacular, da Rede Globo, que aproveitou para fazer uma cobertura sobre essa participação e para abordar minha atuação como maratonista aos 78 anos e editor da revista Contra-Relógio (1993-2021).

O programa deverá ir ao ar nos domingos 25/05 e 01/06, com belas imagens desse paraíso na Patagônia Chilena, mas também das dificuldades enfrentadas pelos corredores, para encarar a temperatura em torno de zero grau, muito vento, com um pouco de chuva e neve. Tive a companhia e apoio do repórter Leo Lepri, desde a largada até a chegada, e que foi testemunha de uma situação inusitada e absolutamente nova para mim.
Em função das condições climáticas da prova, decidi correr com uma calça legging, que já não usava há algum tempo. O problema é que esqueci ter perdido 8 kg durante este ano, como consequência dos treinamentos, o que constatei logo no começo da meia-maratona: a calça estava folgada na cintura e descia conforme corria. Sem opção, fui em frente segurando a roupa, até pouco antes dos 10 km, quando passou uma van, com a cinegrafista Rebeca, da Globo, a quem solicitei um cordão. Parei uns minutos para amarrar a calça e consegui ir até o final.
Após uma primeira metade com subidas e descidas, a segunda era totalmente plana, mas com fortes rajadas e, se não bastasse, começou uma leve chuva, que se foi seguida de neve, tornando a sensação térmica bem sofrida, em função da roupa toda molhada. Terminamos, eu e Leo, em 2h50, o que me garantiu o segundo lugar na faixa 70+, entre dois norte-americanos.
Apesar do sofrimento, valeu a participação em um evento extremamente bem organizado e que englobou outras quatro distâncias: 5, 11, 42 e 50 km. Muitos estrangeiros, inclusive brasileiros, entre os 500 participantes, recepcionados com uma grande festa promovida pelo Hotel Rio Serrano, que oferece uma superestrutura para seus hóspedes, usufruída também pelos corredores, muitos vindos de Santiago.

REVISTA E BOSTON
O programa da TV Globo decidiu aproveitar a cobertura em Torres del Paine para uma reportagem sobre o papel da Contra-Relógio na melhora das corridas brasileiras, sobre seu editor e atual colaborador do site CR, enfocando o desafio de tentar conseguir a difícil qualificação para inscrição na Maratona de Boston 2027, quando estarei então com 80 anos.
Nesse sentido, foram feitas imagens de treinos no Parque Villa-Lobos, e na Seven Run, da Iguana, em 27/04, quando fiz os 28 km. Agora é finalizar a preparação, com a orientação de André Savazoni, para a Maratona de Porto Alegre (08/06) e que continuará para a de Amsterdã (19/10). Mesmo que lá não consiga o índice (sub 4h40), ainda haverá chance de tentar de novo na capital gaúcha em maio/junho de 2026.