Notícias Performance e Saúde André Savazoni 29 de abril de 2012 (76) (387)

Maratona é uma opção. Não obrigação. Então, respeite-a treinando

Quando você surta e corre 53 km em um final de semana, tem bastante tempo para pensar e refletir. A cada dia, tenho uma certeza: o que me deixa feliz na corrida é treinar para uma maratona. É sofrido, desgastante, precisamos abrir mão de algumas coisas boas (principalmente alimentares)? Claro que sim. Se no dia da prova está quente ou algo não sai como o planejado, faz parte. O importante é fazer o seu trabalho. Sinceramente, por essa paixão pelos 42 km, sou crítico sobre o desrespeito com a prova das provas. Quer correr uma maratona? Excelente. Então, treine para ela.

Com exceções de idade e outras físicas, não consigo entender uma pessoa entrar na maratona com objetivo de completá-la em mais de 4h30. Nem na estreia. É demais. Um esforço físico e mental completamente desnecessário. Antes que alguém jogue uma pedra, não estou falando de performance, nem nada. Longe disso. E a matemática ajuda nas contas. Se você correr a 6:23 por km, uma média extremamente confortável para quem treinou razoavelmente, fecha em 4h30. Uma segunda etapa, um sub 4h15, exige 6:02 por km e, em momento mais avançado, buscar um sub 4h (um tempo já excelente para nós, amadores, que dividimos profissão com família e corrida), 5:41 por km (aí, sim, começa a ficar bem mais difícil, não impossível, mas já complica).

O amigo Guilherme Teixeira, de Curitiba, correu a Maratona de Boston deste ano comigo. Isso mostra o ótimo nível dele na maratona. Porém, passou um bom tempo machucado e não treinou para Major americana. O relato dele, reforça o que estou falando. “Achei a prova muito legal, o percurso bacana, o apoio do público sensacional, enfim, alto astral. Pena que meu joelho não me deixou correr, além, é claro, da falta de treinos (não estava simulando ou escondendo o jogo, não tinha treinado nada mesmo, pois fiquei parado um mês e nas últimas três semanas, quando tentei voltar, não conseguia correr por causa da dor ou corria mancando). Nos primeiros quilômetros, foi uma dor terrível e corri mancando, como nos treinos. Depois que aqueci, corri alguns quilômetros sem tanta dor, mas ainda assim não podia aumentar a velocidade, porque voltava a doer muito. Fui assim até o km 20 mais ou menos quando um descida mais forte piorou a situação. Ainda consegui correr até o km 26, mas, como se não bastasse o joelho, veio a fatura pela falta de treinos, principalmente os longos: travou minha musculatura das duas pernas. Com muito esforço, passei a intercalar corrida com caminhada, com pequenas metas (ex: correr 2 km, uma milha, até o próximo posto de abastecimento, ao final da próxima subida etc). Assim fui indo, travado, me arrastando, mas firme no propósito de que tinha de terminar, cada vez correndo por trechos menores. Finalmente, depois de 4h19, bati meu recorde negativo em maratonas, mas, incrivelmente, cheguei com um ótima sensação de bem-estar, de meta cumprida, de superação, com um misto de dor e emoção, como na primeira vez que completei a maratona. Após isso, fiquei travado nos dias seguintes, mas o joelho melhorou. Estou subindo e descendo escadas sem qualquer dor, saindo e entrando no carro normalmente. Com mais algumas semanas de fisioterapia e correndo levemente, finalmente poderei voltar a treinar para buscar a sonhada maratona sub 3h já que fazer acima de 4 horas, o que era inédito para mim, é muito sofrimento…”

Então, levando muito em consideração os limites de cada um, o depoimento de Guilherme, que sabe bem a importância dos treinos para uma maratona, mostra que você estando 100% fisicamente e preparando-se, não deve “estourar” o limite das 4h30. Se tem esse pensamento, reflita se é o momento de ir para os 42 km. Será que não deveria dedicar-se um pouco mais aos 10 km e, principalmente, aos 21 km? Maratona é uma opção. Não obrigação. Então, respeite-a treinando!

Veja também

76 Comments on “Maratona é uma opção. Não obrigação. Então, respeite-a treinando

  1. André Tarchiani Savazoni sempre sábio em suas colocações, perfeito!! Não treinar e sofrer para completar uma Maratona ou completá-la em tempos altos não significa que o cara foi herói, pra mim isso chama-se outra coisa.

  2. André,
    Concordo em partes com sua colocação. Acredito sim que devemos ter respeito pela prova. Maratona não é modinha, não é corrida comercial. Tem sim que treinar e ter paciência para terminá-la. Porém não acho que 4h30 seja um limite para conclui-la. Eu fechei todas as minhas 6 em 4h e sub 4h, mas não acho que alguem que corre para 5h, mas bem, esteja errado. Também não acredito ter uma regra de quanto tempo ficar em cada distância. Eu corro há 10 anos. Levei 6 pra me encorajar nos 42 km. Nunca tive lesões. Mas acho que acima de tudo tem que prevalecer bom-senso e treinamento. Não há receita de bolo, cada um é cada um.
    Bons treinos.

    ————————

    Vivian, é exatamente isso que quis passar com o texto, bom-senso e treinamento. Essas duas palavras devem estar juntas. Acredito, pelo que já senti nas maratonas, que o corpo é exigido demais, então, se a pessoa vai muito cedo para ela (sem a preparação adequada), vai um dia receber a conta. Não tem como. Você é o exemplo disso. Corre há dez anos, levou seis para ir à maratona e nunca se machucou. Perfeito. Disso que eu falei.

    Abraço
    André

  3. Esse sofrimento para completar uma Maratona não é teimosia nem heroísmo… Isso é outra coisa!

  4. Fiz a opção pela maratona em 2011. Foram menos treinos do que deveria, admito. Depois dos 30 km foi complicado. Hoje eu sei bem que faltou preparo. Terminei em 4:54.

    Achei legal por ter completado uma maratona e saber como de fato é, mas esse tempo extremamente alto me incomoda até hoje. O objetivo era um 4:30 ou 4:40, que fosse. E até o km 30 tava dentro desse limite.

    Este ano, estou treinando muito mais para a segunda maratona e há um sonho de correr em 4 horas no Rio de Janeiro. Por enquanto, me contento com as 4 horas. O objetivo é completá-la bem.

    Penso que se a pessoa quiser, que faça os 42 km andando desde o começo. Mas se é pra andar e demorar 6 horas, não precisa pagar pra isso. Pode sair pra dar uma volta pela cidade. Não que eu seja o melhor exemplo de primeira maratona hehe.

  5. Caro colega corredor. Discordo. 42 km é um desafio sendo realizado em 4,5 ou 6 horas. Cada pessoa tem um corpo e responde de forma diferente aos estímulos. Em minha primeira maratona mesmo fazendo todos os treinos terminei em 05 horas. Li esta semana que uma corrida sempre tem três vencedores: o que chega em primeiro, o que compete consigo mesmo e o que consegue terminar.

  6. Gostei do texto e concordo. Mas também penso como a Vivian. Tem gente que chega ao final das provas batendo recordes de tempo mas passando mal. Isso também não seria um exagero? De que adianta, também, se matar para cumprir determinada meta de tempo e acabar se lesionando? A ideia do texto é boa no sentido de alertar aos que estão se preparando para a Maratona de que é uma prova que exige dedicação, seriedade e disciplina. Mas acho que cravar a marca de 4:30mins como o índice saudável pode ser demasiadamente simplista.

  7. Concordo plenamente. O prazer, a alegria e o bem estar devem vir primeiros. Maratona é uma prova desgastante e não deve haver sofrimento para conclui-la. A maratona exige treinamento paciência e muito treinamento treinamento. Hoje estou treinando para 3h50 e o treinamento é intenso. Tudo isto para terminar bem, sem dores e lesões.

  8. Dificil definir o que é o limite saudavel para cada um ja que cada corpo vai responder de uma maneira muito individualizada ao esforco realizado na maratona.
    Concordo que maratona deve ser levado a serio e os treinos realizados seguindo um planejamento.
    Esforco e ate mesmo sofrimento fazem parte de uma maratona, afinal, correr 42 km nao é algo natural. Mas podemos fazer isso com preparo fisico e mental e evitar maiores traumas.
    Finalizando, ainda falando sobre tempo, completei 3 maratonas: 4:24, 4:16 e 3:48.
    Posso afirmar que a maratona de 4:24 foi a mais sofrida de todas. Nao tem jeito, quanto mais tempo voce leva para concluir, mais tempo voce esta expondo seu corpo ao esforco, calor, desidratacao, etc.

    ———————-

    Perfeito, Marco, assino embaixo em tudo o que escreveu. Penso da mesma forma.

    Abraço
    André

  9. Cara corrida tem que ter prazer e ponto. Mesmo com todo sofrimento que uma maratona proporciona deve ser divertida, se o cidadao vai levar 4horas ou mais, nao importa ! vc tentar colocar um limite de tempo na felicidade de corredores parece um pouco de arrogancia, lembre-se o que eh bom pra vc pode ser para outro. Terminei minha primeira maratona em BUE em 4:47h, (quebrei) corri para 4:20h ao final trotei mais 3k ateh o metro, no dia seguinte dirigi 2horas ja em Sao Paulo a trabalho, na quarta feira estava treinando normalmente… ou seja Feliz e realizado… dai alguem dizer que isso eh desrespeito com a prova, eh arrogancia… estou treinando muito para fazer a proxima em Santa Catarina sub 4h, sonho com isso todos os dias, mas respeito demais todos os corredores de qualquer prova com qualquer tempo….

    ————————

    Elri, concordo com você. Não é questão de colocar limite de tempo, se bem que em muitas provas, é necessário haver um limite máximo de conclusão. Não dá para deixarmos em aberto a vida toda! Além disso, claro que tem de haver prazer, há os riscos de uma maratona (quebrarmos, não nos sentirmos bem no dia, uma cãimbra… e outras mais), que jogam os tempos lá para cima. O que defendo (e sempre defenderei) é que a pessoa treine realmente para os 42 km. Se no dia deu errado, paciência. Faz parte. Já aconteceu comigo, com você e com milhares de outros.

    Abraço
    André

  10. Acho cruel estabelecer um limite… a Runner’s recentemente disse que corredor sério (serious runner) é quem faz 5km em sub25… não sei… não consigo pregar ritmo, mas entendo seu pto.

    ————————————-

    Balu, não é questão de pregar ritmo, na minha forma de pensar, para ir à maratona, deve-se treinar. E muito. Mudar hábitos alimentares, de vida. Só isso. Tanto que não acho obrigação alguma alguém correr os 42 km, longe disso!

    Agora, em parte, na definição de serious runner, a Runner’s americana não está fora da realidade.

    Abraço
    André

  11. Olá André!

    Completei minha primeira maratona com o tempo de 04h01m35s feito na Maratona Internacional de Blumenau em 1995, cerca de dois meses depois fiz minha segunda maratona com o tempo de 3h55m56s na 1ª Maratona Internacional de São Paulo também em 1995, dessa época até hoje contabilizo 35 maratonas completadas com tempos que vão de 3h41m58s feito na 7ª Maratona Internacional de São Paulo em 2007 até 09h02m59s feito no primeiro dia do 10º Desafio Praias e Trilhas no ano de 2011, onde se corre uma maratona em terreno super acidentado entre praias, trilhas e costões de pedra no sábado e uma no domingo, dessa grande experiência obtive um grande aprendizado que abrangeu não só a parte física, mas também a psicológica e espiritual, fiquei satisfeito em ter completado todas elas, você aplicou na sua teoria cálculos matemáticos que podem dar certo apenas em “maratonas planas” e com “temperaturas perfeitas”, mas que não batem por exemplo com “maratonas de asfalto com muitas subidas e descidas” e com “temperaturas variadas” como as maratonas paranaenses de Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu, você imaginou então aplicar essa sua teoria numa Maratona do tipo K42 de Bombinhas ou nos 42 km do Mountain Do Deserto do Atacama? Creio que se a “Maratona” fosse uma matéria na escola ou na universidade de jeito nenhum pertenceria à área de exatas, risos!!! Por esses motivos não da para avaliar nossas melhores e piores performances apenas por números taxando eles de maneira simplista do tipo “recorde positivo” ou “recorde negativo”, por exemplo no seu caso concluir no tempo de 3h26 a Maratona de Boston deste ano com aquela onda de calor foi um “resultado positivo” para você, mas se a temperatura estivesse perfeita e você fizesse em 3h19 seria um “resultado negativo” para você, pois estaria 10 minutos acima do seu recorde pessoal e você não teria a desculpa do calor para ficar conformado, quanto mais maratonas fazemos mais compreendemos que devemos avaliar e mensurar o tempo de conclusão de cada maratona de acordo com a proporcionalidade das dificuldades e variações de cada maratona e do estado físico e psicológico dos maratonistas.

    Você disse no texto acima a seguinte frase: “não consigo entender uma pessoa entrar na maratona com objetivo de completá-la em mais de 4h30. Nem na estreia. É demais. Um esforço físico e mental completamente desnecessário.”

    Creio que você vai entender isso no K42 de Bombinhas, onde você disse que pretende fazer um Sub 4, eu lhe digo que quando você começar a subir o “morro da antena” você vai ficar feliz se conseguir um Sub 5.

    Nos vemos pelas corridas!!!

    Um grande abraço!!!

    —————————-

    Pinguim, muitas vezes, você gosta de transformar a exceção em razão. E faz comparações sem comparações. Sempre cita o K42, mas as provas de montanha estão em outra categoria, seja na IAAF ou na CBAt. Não tem nem as mesmas regras do que as maratonas no asfalto. É o mesmo que você comparar futsal com futebol. Os dois seguem as normas da Fifa, mas são “modalidades” diferentes. Então, essa sua situação não se encaixa em momento algum no texto que escrevi. Estou falando de maratonas no asfalto. Vale o mesmo quando você fala do Atacama. Dessa forma, desvirtou completamente a discussão. Puxou para um lado que não está escrito no texto.

    Quanto a falar de Foz do Iguaçu ou de Curitiba, me desculpe, mas também é uma “desculpa”. A altimetria nas maratonas de asfalto faz parte. O que influencia, em muito, o desempenho numa maratona, para quem treinou, é a parceria entre temperatura e horário de largada. Por isso, devido ao horário de largada da Maratona de SP, a considero mais difícil do que Curitiba por exemplo. E já corri as duas.

    Além disso, muitas vezes, transformam a exceção em verdade absoluta. Boston foi um “inferno neste ano”, mas com exceção deste ano e de 1982, em todas as outras 114 edições foi fria ou numa temperatura perfeita para correr. Então…

    Abraço
    André

  12. Andre,
    Não creio que haja um limite para a conclusao da prova.
    Maratona eh um desafio pessoal e cada um sabe o limite que tem e qual o prazer que sera finalizar uma prova destas.
    Eu tenho me preparado gradativamente para ela – pretendo correr a minha primeira em 2014 – e sei que chegara o momento para me confrontar com os treinos mais pesados, rodagens quase interminaveis, ateh mesmo para consolidar o pace que eu terei que realizar. Mas o tempo pra finalizar a prova soh essa preparacao podera me dizer. Se eu conseguir encaixar 5’40″/Km, (putz!) Estara de bom tamanho, mas se for algo acima ou muito acima disso no meu caso estara otimo, contanto que eu tenha consciencia de que treinei e fiz o meu melhor para isso.
    Forte abraco,
    Levi Luis

    ————————————

    Levi, o limite de tempo vale para dois fatores. No texto, o que defendo é que a pessoa não pode chegar, dizer que treinou para a maratona para fazer em 5h, 5h30. Isso é consequência. Sabemos que só treino não garante um bom dia nos 42 km. Nos 10 km e na meia-maratona, sim. Mas na maratona, nem pensar. Então, na prova, pode ocorrer problemas e extrapolar o tempo previsto. Muitas vezes, em muito.

    Além disso, um limite de tempo vale para a prova não durar o dia inteiro. Temos pouquíssimo apoio dos governos (leia municipal, estadual e federal) para organização de provas, assim, temos de nos preocupar até com o “transtorno” que a maratona causa. Por mais absurdo e inadmissível que isso pareça.

    Abraço
    André

  13. Disse tudo Marcos Viana. Com 50 anos e após 26 anos de cigarro e 8 anos livre dessa porcaria, ano passado com seis anos de corrida fui para a primeira maratona, em Porto Alegre. Tive muito tempo para pensar, refletir e conhecer todos os musculos do corpo, rs. Vi 50 anos passar ao longo de 42kms (4:04:25s), valeu!

  14. Eu completei ontem mais uma maratona, já corri algumas e algumas ultras tb, e passei das 4:30 por 5 minutos, foi na Linha Verde, em BH. 30ºC, muitas subidas e calor demais. A minha pretensão era baixar das 4 horas, o que era só ir 3 minutos mais rápido que a minha última, mas com o clima desfavorável e o treinamento ruim q fiz (minha esposa está grávida e os treinos ficaram, justificadamente, em segundo plano), mudei do plano A, que era completar abaixo de 4 horas, pro plano B (completar inteiro). Não vivo de corrida, corro por prazer, e ontem, em meio a muitos amigos, corri sorrindo do iniício ao fim, pois estive o tempo todo bem acompanhado. Cheguei inteiro, não tenho nehuma dor nas pernas hoje. Pra mim isso é que vale. Ser sub 4 horas não muda nada. por mais q treine, fazer uma maratona em 3 horas não vai te tornar um corredor de elite, e se for, com esse tempo, será um corredor muito medíocre. Eu não tenho essa paranóia de ser sub alguma coisa. Terminando dentro do tempo limite da prova, está valendo.

  15. Aiaiai.

    O que dizer? Cada um é cada um né? Tem gente que corre em 6 horas e se diverte. Tem gente que corre em 2h42 e reclama que tava muito quente e queria ter feito em 2h39. Tenho mais pena desses pobres diabos que não se divertem do que o tiozão das seis horas… Abraços!

    ————————

    Rs, gente, o tema do texto é que, para entrar numa maratona, as pessoas precisam no mínimo treinar. A cada prova, vejo gente que parece que começou a correr naquele dia da maratona. Só isso. Fiquei sabendo de uma pessoa que se inscreveu no Desafio do Pateta-2013 e nunca correu uma meia na vida, nem fez longões, nem nada. É saudável? Para mim, não. Há quem discorde, mas não consigo entender. Dá tempo de se preparar, treinar? É possível, não aconselharia, mas é possível, claro.

    Volpão, em nenhum momento escrevi que não deve-se ter diversão, muito pelo contrário, tem meu texto falando de como curti a Maratona de Boston, por exemplo. E no texto está escrito que não estou falando em performance, tempo, nada disso. Bem distante. Só ressaltando que o mais gostoso da maratona é a preparação, o treino. O dia, vamos saber na hora se dará certo.

    Volto a dizer, após o comentário do Pinguim, a discussão em alguns comentários desvirtuou para um lado que não está escrito no texto em momento algum.

    Abraço
    André

  16. Salve André. Acho que nos comentários, com a participação dos leitores, é que as coisas começam a ficar mais claras. Você por exemplo, consegue passar melhor a real intenção dos seus pensamentos após a galera ir colocando os diferentes pontos de vista. Isso é super saudável e tiro o chapéu para você e para os leitores que vão comentando e fazendo o texto e o tema crescerem juntos.

    Agora com relação à Maratona e outras coisas acho que tá mesmo rolando uma glamourização da coisa toda. Nego começa a correr e já fala em maratona e necessita disso por querer se afirmar e se rotular como maratonista.

    Sou um cara que veio das montanhas e vejo isso também rolar em determinado nível nas corridas de montanha, onde tem muito nego que curte ter a identificação com o radical, com o aventureiro, com o “irado”, rs.

    Na maratona parece estar rolando isso também. Falando por mim, corro desde os 16 anos e só encarei minha primeira maratona aos 32 anos por pura preguiça de treinar o tanto que uma prova como essa exige. Na maratona não tem essa de “vai até onde der”, tem que treinar. Mas não vejo nada demais em gente fazer em 5, 5h30 minutos e feliz, sem lesões e tudo mais. Grande abraço!

    ————————-

    Volpão, perfeito. É exatamente isso que penso. Por esse motivo que o título é que a maratona não é uma obrigação. Muito distante disso. Por isso que defendo a preparação, o treinamento e a maturidade para ir aos 42 km.

    E sabe que esse é um pensamento (agora falando em performance, rs), de muitos treinadores e especialistas no assunto no exterior. Entrevistando o Paul Tergat no ano passado, ele foi para a maratona com 31 anos. O Haile bem parecido. E tiveram uma vida esportiva longa e vitoriosa. Hoje, os corredores estão indo com 20 anos para a maratona porque lá está o dinheiro e o glamour. Mas será que estarão com 38 anos brigando por vitórias e batendo recorde mundiais? Ou fazendo marcas de aplaudirmos de pé? Essa é a dúvida que ainda não temos a resposta.

    Então, trazendo essa discussão para os amadores, será que a pessoa chegará aos 60 anos correndo com saúde (isso é o mais importante, saúde, não performance/tempo nos nossos casos)? Tenho minhas dúvidas também, rs. Não vejo uma resposta ainda, só os anos irão nos dizer.

    Claro que as discussões e as trocas de ideias são fundamentais. E você sabe que o espaço aqui é aberto a todos. Muitas vezes, lanço a ideia para irmos conversando, expondo opiniões das mais diversas. E os temas polêmicos, como o desse post, fazem parte dessa troca de informações, pensamentos, ideais, objetivos… Só engrandece a todos.

    Grande abraço
    André

  17. haha legal demais a conversa aqui, acho tb q é bem por aí mesmo.. comecei acorrer em 2003, só fui participar de uma corrida em 2007, na meia maratona do Rio, até então eu nem sabia q era só se inscrever, minha primeira maratona foi em 2010. E o que acho mais legal da maratona são justamente os treinos, sair ao amanhecer de um domingo e voltar pra casa depois de umas 3, 4 às vezes 5 ou 6 horas de corrida, é algo que não tem como explicar. Também nunca me machuquei, e acho também que o pessoal hoje quer correr maratona com 1, 2 anos de corrida, aí é certo q vão se lesionar…
    O ponto ‘mamiloso’ – polêmico do post foi as 4:30. O ideal, independente do tempo, é chegar inteiro, podendo passar o resto do dia com a família e não ser um zumbi nos próximos 4 ou 5 dias após a maratona. É fazer e realmente sentir prazer em correr essa distância toda q importa.

  18. Pra mim é tudo bem simples: Se a pessoa faz uma maratona num ritmo que dá pra fazer caminhando (sei lá, 6´30″ min/km pra cima) pra mim já não é corrida e sim outro esporte que não a maratona. Qualquer pessoa que não pese acima 120 kg consegue fazer 42 km em ritmo de caminhada. E as palavras mais batidas no mundo da maratona modinha hoje em dia são “desafio pessoal” e “superação”. Superação pra mim é outra coisa, é por exemplo sair no sábado de manhã na chuva e temperatura de 10 graus pra fazer um longo de 36 km. Isso é desafio pessoal, é superação. Treinar pouco ou quase nada e completar 42 km em ritmo de caminhada não é superação nem desafio pessoal.

  19. Ao me inscrever para a Maratona de Berlim conheci um termo novo: “Power Walking”. Ou seja, aquele atleta que caminha em ritmo acelerado. E é difícil! Chego a dizer que caminhar a 6.5 km/h é mais difícil do que correr a 7 km/h em função do gesto esportivo. Mas o que quero dizer é que se a Maratona de Berlim classifica estes atletas como Power Walkers então quem sou eu para dizer se é válido ou não. Acho que no mundo da corrida a coisa deveria ser mais livre. Sem muita taxação disto ou aquilo. Se o cara faz uma maratona em 5 horas e fica feliz então tá bom demais da conta sô! Vamos ser felizes meus amigos, isto é o que importa!

  20. Excelente artigo. Parabéns. Abraços!

  21. Concordo plenamente com o André. Independente do tempo (que como muitos citaram, cada um tem um corpo e objetivos diferentes) só se deve correr uma maratona se treinou bem para isso…se está pronto para correr minimamente bem os 42km!

  22. É isso mesmo André “eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. Abraços!!!

  23. Estou com 54 anos estou indo p/ 1ºmaratona ja fiz são Silvestres e 1 meia Maratona e agora um novo desafio não importa o tempo eu e meu parceiro “Ivan” vamos realizar este sonho.

    Parabéns André Tarchiani Savazoni

  24. A questão aí nem é o tempo de conclusão, mas a dedicação que se deve ter pra chegar lá, CORRENDO. Ninguém consegue CORRER por 42 Km sem se preparar para tanto. Acredito que o André quis dizer isso: anda cheio de gente por aí brincando de concluir uma maratona, não se importando com treinos… E caminhando em vez de correr. Aí, como bem lembra o Julio, é outro esporte, caminhada de rua e não corrida de rua.
    Uma coisa é o corredor treinado que quebra numa prova e caminha para completá-la, outra, bem diferente é já dar a largada pensando em caminhar uma boa parte do percurso. Vai treinar cara, porque Maratona é coisa séria.

  25. Acho que a palavra fundamental do texto do André é respeito. A maratona merece muito respeito. Para tanto o treinamento é condição essencial.
    Abraços!

  26. André, entendi o seu ponto de vista perfeitamente e concordo.

    A coisa é bem simples: Se deseja correr uma Maratona, tenha a humildade de treinar para ela preparando-se pois ela requer disciplina. Os tempos que você estipulou, são tempos perfeitamente razoáveis para qualquer ser humano médio, homem ou mulher, jovem ou experiente, poder completá-la com saúde. Nada impede do cara extrapolar esses tempos, desde que tenha se preparado.

    Mas o ponto central é esse mesmo: muitos querem ter no currículo uma maratona para serem chamados não somente de corredores, mas “maratonistas”, porém, não estão dispostos a submeterem à disciplina dos treinos e vão na raça sofrer, fazer tempos super altos para no final se intitularem guerreiros, raçudos, heróis, etc… quando na verdade foram no mínimo temerários com o próprio corpo.

    Digo sempre que mais difícil do que a própria Maratona é o treino para ela. Para ser maratonista é preciso ter a disciplina necessária para ela. Você abre mão de muita coisa na vida nesse preparo. Até seu corpo muda, seu espírito muda, sua aparência muda, sua alimentação muda, seus costumes mudam. E essa mudança natural é um código de respeito com a distância, com o esporte.

    ——————————–

    Perfeito Paulo, é isso mesmo.
    Abraço
    André

  27. Concordo com o comentário de Marcos, logo aí em cima. MARATONA exige respeito e não se escolhe correr assim da noite para o dia. É preciso estar preparado sim tanto fisicamente quanto emocionalmente, independentemente de que tipo de corredor estamos falando. VALE não ir na empolgação e buscar sim completar “BEM”.

    Abraços André

  28. Coloco uma frase que pode resumir: “A felicidade está na jornada, e não no destino” (filme Poder Além da Vida). É legal você completar uma maratona, mas o maior proveito você tira dos muitos meses de preparação. Se não tiver essa preparação, você não estará totalmente satisfeito.

  29. Treino, treino, treino. Agradeci muito as diversas horas de treino na minha estreia na maratona. Só lá, na prática, pude ter consciência da importância dessa dedicação. Ao invés de sofrer nos 42 Km, curti demais a prova. Já estou louco para correr a próxima, claro, após treinar bastante.

  30. Treinar é fundamental. O depoimento do Guilherme ressalta isso e ele deixa bem claro que só completou a prova com as adversidades relatadas pela experiência que possui e pelo seu nível de aptidão física privilegiado devido a seu histórico na modalidade. Foi uma prova de superação para quem tinha condições de se superar. É importante ressaltar, também, que a saúde do atleta seja profissional ou amador está em primeiro plano, e seu corpo é a sua morada para correr, sem ele nas melhores condições não há desempenho satisfatório, e ainda pode ocasionar prejuízos para a sua vida diária.

  31. Fiz só uma. Ano passado, treinei direitinho, terminei em 4h3 bem, porém como meta só fazer 1 por ano, para não comprometer o tempo com família e outras atividades igualmente importantes!

  32. Concordo com o Pinguim, que o grau de dificuldade fala o tempo limite, somado a realidade de cada um, mas que a maratona e uma “entidade” que vc invoca e deve respeitar, eh tudo!!!! Gostei muito das colocacoes, e vou dizer que esse momento particular e transformador. Para momento entenda desde a eleicao da maratona, o primeiro treino ate a comemoracao da superacao!!!

  33. nos 42km a prudência + disciplina + ação + táticas nem sempre levam ao êxito, as vezes a paixão é que move a realizar certas façanhas, até mesmo um tempo abaixo ao dos treinos.. 42km não deve ter um tempo estipulado como limite. amo correr independentemente do tempo que faça.

  34. andré,
    amei o texto. qdo li ontem achei algo bem simples e razoavel. nem imaginei q quando chegasse aqui no dia seguinte, encontraria esse mundareu de opinioes divergentes por alguns motivos básicos:
    – ainda nao corri minha primeira maratona,
    – concordo que um bom treinamento garante bom resultado, salvo condiçoes do dia da prova, onde aquele dia nao é o seu dia.
    – confesso que sinto uma pressao pessoal para encarar uma maratona, principalmente pelo motivo que a gente quer o que nao tem; mas como vc bem disse, nao é obrigação…entao foco na recuperação, pois nem correndo estou…. =(

    ótimas idéias, distorções feitas e o texto só se enriqueceu… todos ganham!

    Parabéns!
    bjos
    @danivalmaro

  35. Acho que você tem razão. É loucura encarar uma maratona sem estar preparado. Aliás, não só uma maratona: até para uma provinha de 5 km é preciso estar preparado. Comecei a correr há menos de três anos e, aos 68 anos de idade, estou me preparando para enfrentar minha primeira meia, o que deverá ocorrer ainda este ano. Imagino como será difícil, mas é um sonho que pretendo realizar….Correr para mim é prazer e não sofrimento. Um abraço.

  36. “Apenas aqueles que correm o risco de ir longe demais têm a possibilidade de descobrir até onde podem ir”, T.S. Eliot

  37. Acredito que para qualquer distância é necessário treino. Para maratona, tem-se um treino mais puxado. Nunca fiz, mas gostaria de fazer, pois já fiz várias meias.

    O treino, realmente, é de suma importância uma vez que é uma distância muito difícil. Estabelecer tempo, acho que esta não é o objetivo para um corredor amador. Quem já tem experiência tudo bem, mas quem está começando é perigoso cobrar em menos de 04h30min.

    Quando eu fizer, e pretendo fazer agora em Sampa, quero terminar a prova correndo, é para isso que treino, sem cobranças.

    Não ganho dinheiro com corrida, corro para ser feliz.

  38. Eu completei minha 1a maratona em 5:59:45,vindo absolutamente do zero(na verdade corri a SS 97 em 92 minutos) e 4 meses depois completei a MSP 98,todas as maratonas que fiz foram com “treino” mínimo(tipo 2 meses antes da prova não corro nem 40 km) e desse jeito usando só a experiência(faz tempo que não sinto cãimbras) consegui fazer 4:26,até poderia com treinos baixar facilmente esse tempo,mas não faço questão disso.

  39. Oi André, Estou tentando postar e não consigo.Mas, vou tentar de novo.
    Concordo plenamente com você.
    Vejo muito triste de que algumas pessoas estão competindo entre elas quem corre mais maratonas ou participa de triathlon.Se for fora do país melhor ainda….algumas pessoas transformaram o esporte numa vitrine e usam para se auto-afirmar,talvez…bom o certo é que é de se lamentar tudo isso! Treino com técnico desde 2002 e ele só me liberou pra maratona em 2009.Já corri provas de 50km e 75km,mas até hoje ele analisa muito bem minha condição física , e também nunca tive nenhuma lesão séria, que precisasse deixar de treinar.Abraço! E obrigada por escrever!!!

  40. Só fiz minha primeira meia depois de treinar o suficiente para completá-la abaixo de 2h (fiz a primeira aos 39 anos em 1h48) depois de perder quase 30kg.
    Só fiz minha primeira maratona depois de treinar muito e saber que conseguiria fazer abaixo de 4h (fiz a primeira aos 41 anos em 3h32).

    Estabeleci estes limites de forma totalmente arbitrária, buscando uma meta pessoal que fosse realmente desafiadora e que me forçasse a não pular etapas e me preparar adequadamente.
    Correr uma maratona em minha opinião é sempre uma satisfação de nosso ego de corredor. Ninguém em juízo perfeito diria que é algo saudável ou realmente prazeroso.

    Mas se tem tanta gente curtindo completar maratonas numa boa, só pelo prazer de percorrer a distância, é porque existe alguma atração nisto.
    Falar que percorrer grandes distâncias andando ou trotando é antinatural é ignorar nossa ancestralidade nômade. Fomos feitos para isto.
    Será que realmente é tão errado então trotar uma maratona? Será que faz mais mal que o corredor buscando seu PB no limite?
    Até entendo o lance de respeitar a “tradição” da maratona, mas será que não se trata de realmente muito mais um sentimento um tantinho elitista?

    Creio que cada um tem sua resposta…

    Anderson.

    ps.: de qualquer forma, recomendo treinarem muito por via das dúvidas… hehehe

  41. Cada um é cada um. Mas, eu acho que correr uma maratona acima de 4 horas já é esforço demais, mas, se tem quem goste, quem sou eu pra discordar.
    Por lesão no joelho “conquistada” a três semanas da minha estréia em provas fora do Brasil (Assunção-Paraguai 2011) fiquei sem treinar esse tempo e mesmo assim foi pra prova. No entanto, corri bem só até o km 22, depois comecei a intercalar corrida e caminhada e depois do km 32 só caminhada.
    Quando cheguei no km 38 com 3 horas e 10 minutos vi que estava fazendo um esforço acima do comum e pra não piorar tudo, acabei abandonando.
    Também quebrei em Foz em 2009, mas ainda assim fui intercalando corrida e caminhada e consegui completá-la com 3h39 e aqui o esforço também foi grande.
    Por isso que eu acho que acima das 4h já é um esforço exagerado, mas se tem gente que sente prazer em completar uma maratona acima de 4, 5 ou 6 horas, que assim seja… rsrs

    tutta/BALEIAS/PR
    http://www.correndocorridas.blogspot.com

  42. Correr qualquer prova acima de 21 km requer treino, correr uma maratona requer treino e dedicação. Qualquer corredor que faz acima de 4:30 é muito sofrido, experiência própria. Acabei de correr dia 29 a Maratona de Belo Horizonte sem treinar corretamente, fazendo longos. Sofri muito durante a prova, terminei com 4:16min, senti falta de treino durante o percurso. O ano passado corri 7 maratona e 3 ultra e em nenhuma sofri, pois treinava 5 dias por semana em media 100 km semanais. Fiz a Maratona de Curitiba o ano passado brincando e tirando foto durante o percusso, terminei em 3:26, pois estava bem treinado e olha que vinha de uma prova de 100 milhas na semana anterior.
    Borges.ultramaratonista

  43. Falou tudo, maratona não deve ser feito por curiosidade ou só para ter no currículo. Deve-se dominar muito bem as distâncias menores e treinar muito e especificamente para a prova.
    É mais ou menos isto que tentamos dizer neste vídeo: http://correbrasil.webs.com/apps/videos/videos/show/14964986-curta-estrada

  44. Olá André!!!

    O Borges foi um dos integrantes do Desafio das 6 Maratonas Brasileiras com a melhor média de tempo de conclusão, não tenho certeza, mas acho que foi abaixo de 3h30, ele me disse que não tem treinador, e que quase sempre faz seus treinos sozinhos, achei incrível ele ter feito o tempo de 3:26 batendo fotos pelo caminho, para ter uma ideia, meu melhor numa maratona tirando fotos é de 3h57, na Maratona de São Paulo de 2007, naquela época eu tinha 40 anos e treinava muito mais, por isso parabenizo o Borges pela dedicação e disciplina e deixar bem claro que também acredito que só com um treinamento com muita dedicação e disciplina é se obtém os resultados desejados, confesso que nos últimos 4 anos não treinei com deveria, já este ano resolvi me recuperar do desafio do ano passado e estou me dedicando bastante nos treinos de curta e média distância, e já estou colhendo os frutos desse treinamento, ontem por exemplo corri 18 km no Parque do Piqueri na cidade de São Paulo num percurso de terra batida com altimetria bem suave e fiz meu melhor tempo de média distância do ano mantendo uma média de cerca de 5 minutos por km, tempo total de 1h30m47s.

    Abraços!!!

  45. A maior maratona do mundo em número de concluintes é a de NY,nela quantos % estão “preparados de verdade”?
    Esse papo de só correr maratona se estiver “devidamente treinado” pode ser um dos fatores que fazem essas provas no Brasil ter número tão baixo de concluintes.
    É lógico que se preparando,a corrida fica mais fácil, mas não acho nada absurdo uma pessoa sair do “zero” pra maratona, mesmo porque a chance dela gostar da prova é enorme.

    —————————-

    Respeito sua opinião e essa troca de informações é o que considero mais legal em ter um blog, agora, discordo, acho um absurdo e nem um pouco saudável (e, para mim, corrida está diretamente ligada à saúde) sair do “zero” para uma maratona. É um desgaste físico e mental desnecessário em minha opinião. Não acho que o fato de correr a maratona treinado tenha qualquer influência no número de corredores de maratonas no Brasil, ainda mais porque, se analisarmos os dados, a maioria completa acima das 4h30 e próximo das 5h.

    Abraço
    André

  46. Maratona de NY 2011 teve 46.536 concluintes.

    entre 2:00 e 2:30 – 49
    2:30 e 3;00 – 1078
    3;00 e 3;30 – 4333
    3;30 e 4:00 – 9705
    4:00 e 4:30 – 11042
    4:30 e 5;00 – 9128
    5:00 e 5:30 – 5713
    5:30 e 6:00 – 2960
    6:00 e 6:30 – 1347
    6:30 e 7:00 – 747
    + 7:00 – 454

    31.391 terminaram acima de 4:00 horas.

    ——————————

    Marcelo, os números estão aí, realmente. Mas, para lembrar, a Maratona de Nova York é um ícone, um “sonho de consumo”. E, comparando com nossa São Silvestre, por exemplo, dos quase 19 mil concluintes, quantos são corredores regulares? Que treinam ao menos quatro vezes por semana, durante meses? Garanto que menos de 30%. Então, transfira esses números para Nova York. Se você pegar os dados de Roterdã, por exemplo, terá uma comparação totalmente diferente. Ah, e para acrescentar, Nova York não tem limite de conclusão, ou seja, se você quiser andar por oito horas, pode.

    Abraço
    André

  47. Olá.

    Sou um maratonista da gema, o maratonista não é um corredor é sim um maratonista, por isso que quando nos aventuramos a tal, e estilo de vida deve mudar, parabéns pela colocação e é justamente o que prego sobre a maratona.
    Fui…

    ——————————————-

    Muito bom, José Virginio
    Abraço
    André

  48. Respeito a Maratona! É isso ai André. Existe uma tendência de se falar que a corrida é para todos, acredito nisso, porém todos que querem correr e participar de provas devem aprender a treinar. Em suma Correr é diferente de sair correndo.

    ———————-

    Perfeita a frase, Juliano: correr é diferente de sair correndo.

    Abraço
    André

  49. Existe casos e casos, eu a 3 anos atrás pesava 120 kilos, perdi 42 kilos com a corrida, minha meta era correr uma maratona, então corri com minha esposa nossa 1 maratona em foz em 5 horas (corri no ritmo dela) eu faria abaixo de 4:30 se tivesse corrido sozinho, mas nem por isso acho que fizemos feio por termos concluído em 5 horas num percurso superduro que é Maratona de Foz …(treinamos em média 200 km por mês) …e o regulamento da prova dava 6 horas p/ conclusão ….resumindo cada um tem seu limite, cada um tem suas metas sendo vc elite ou não…

    ———————————-

    Glauber, concordo sobre os casos e casos, por isso que coloquei no texto que existam exceções. Agora, o que defendo, sempre, é que precisa ter treinamento, dedicação, o que você comprova ao dizer que corria 200 km por mês, o que dá uma média de ao menos 50 km por semana. Já não é pouco.

    Agora, tocou num ponto importante. Por exemplo, o índice olímpico do Brasil na maratona feminina para Londres-2012 foi forte para o nível atual de nossas corredoras, 2:30:07, mas isso forçou a Adriana a obter o índice com 2:29:17 e a Cruz Nonata e a Marily dos Santos a baixarem muito seus recordes pessoais correndo a 2:32 e 2:31, o que não ocorria há 10 anos. Então, será que se as provas colocassem 5h30 de conclusão ou 5h, as pessoas não iriam treinar mais e, daí, correr bem, com saúde, mas até esse limite? Fica a questão em aberto. Eu acho que sim.

    Abraço
    André

  50. Olá Andre,
    Vc tem o dom de dar vida aos nossos mais escondidos pensamentos. É exatamente porque sei do compromisso que é correr e treinar para uma maratona que ainda não me decidi a encarar uma. Como vc mesmo sugeriu, prefiro me dedicar aos 21 km, que já são um bom desafio mas infinitamente inferior aos 42 k, e a tentar melhorar meus 10 km, esse também uma dificuldade pra mim. No momento em que me decidir me dedicar a uma maratona, será um compromisso de pelo menos 6 meses, tenho a certeza disso, com todas as restrições que um verdadeiro compromisso exige. Dormir cedo, comer direito, não pular treinos, ficar pianinho pra não lesionar, encarar alongamento, pilates e musculação muito seriamente, enfim, uma verdadeira dedicação.
    Ainda estou na fase do preparo psicológico para uma maratona. Quem sabe um dia eu encaro.
    Abraços

    —————————–

    Ana, não quem sabe, um dia você estará na maratona. É um caminho normal no seu caso. Está fazendo uma excelente base com treinos e nas meias. Vivendo experiências incríveis, como nas provas na Europa. Quando sentir que é o momento dos 42 km, terá todo o esforço do treinamento, mas não tenho dúvidas que chegará pronta para enfrentar os 42 km, o tempo de conclusão, daí, será outro ponto, porque, estará treinada e preparada. É isso que defendo, sempre.

    Abraço
    André

  51. Pô André!!! fico impressionado de ver um comentário desse partindo de uma pessoa tão ligada ao esporte como você. O que você diria do indiano com mais de 100 anos que fez a maratona com um pouco mais de 8 horas? dirias que ele deve treinar mais antes de participar de uma maratona?

    —————————————–

    Fala Claudio, bom ter sua presença aqui novamente, estava meio sumido.

    Agora, acho que você leu apenas o começo do texto, no Facebook, e não o post inteiro, aqui no blog, porque a resposta para sua pergunta está logo na abertura do segundo parágrafo, abaixo do lide: “Com exceções de idade e outras físicas…”. Então, está aí, não sou louco de ir contra as pessoas com mais de 60 anos que correm maratonas. Merecem todos os aplausos.

    Ah, só para lembrar, como falei para o Pinguim, o exemplo que você citou é uma grandíssima exceção e, daí, também, não dá para levarmos a exceção como razão. Porém, a resposta da idade está no texto.

    E, também, garanto, que se a pessoa não treinar quando mais jovem, aos 30, 40, 50 anos, não chegará aos 60, 70 e na exceção dos 100 anos que você citou correndo maratonas. Disso, não tenho dúvida alguma.

    Abraço
    André

  52. O importante é cada um conhecer o próprio limite,eu sei que consigo terminar uma maratona em 4:30,4:40 sem cãimbras e com quase nenhum treino,não vejo nenhum sacrifício em fazer isso,me parece muito mais sacrificante rodar 200 ou 300 km em um mês,é importante lembrar que não tenho ambição quanto a tempo.

    —————————–

    Isso mesmo, Marcelo, conhecer nossos limites e nosso corpo é fundamental. Mas esses 200/300 km mensais garantem um dia tranquilo nos 42 km da maratona!

    Abraço
    André

  53. É questão de escolha,há quem prefira se “sacrificar” um dia e fazer os 42 km num risco calculado e tem quem prefira dedicar meses (também calculado) para ter um dia tranquilo.

    Quem busca recorde pessoal tem que treinar mesmo e com dedicação com certeza alcançará a meta, mas para quem não tem o relógio como adversário não faz muito sentido se ‘matar’ em treinos.

    ————————————-

    Marcelo, entendo muito bem o seu ponto de vista, e não há certo ou errado, porém, na minha forma de pensar, correr a maratona é apenas a consequência de uma preparação, de um treinamento. Treino esse que, necessariamente, caso a pessoa não tenha o relógio como adversário (o que, diga-se de passagem, não é problema algum), não precisa se “matar” nos treinos, mas treinar para não sofrer (tanto) no dia da prova e ter uma vida longa nas corridas, com saúde.

    Abraço
    André

  54. Como sempre fala Valmir Nunes (Ultramaratonista), completar uma maratona qualquer um completa, o difícil é correr uma maratona.
    Eu fico muito triste quando vejo algumas pessoas aqui em Santos se titurarem maratonista, ai você vai ver o resultado dessas pessoas é todos acima de 06:00hs. Essas pessoas são “MARATONISTA”?

    ——————————

    Nilson, para mim, o barato maior da maratona é o treinamento. Concordo com a frase do Valmir, porque se juntarmos todos nós que estamos conversando aqui no blog agora, saindo juntos e batendo papo, trotando/caminhando, completaremos os 42 km.

    O que, volto a dizer, defendo, é o treinamento, porque, para mim, correr uma maratona não significa chegar no dia e completar os 42.195 km no tempo que seja, mas, sim, um estilo de vida, uma preparação que leva meses e envolve diversos fatores.

    Abraço
    André

  55. Este André é esperto. 53 comentários! Ele lança o texto, e sai com mais uns 4 só com os comentários! Não li todos, porém a troca com Hideaki, parece a briga de competitivos x pangarés… Sempre fui e ainda sou pangaré. Minha primeira experiência em treinar sério, com clube e planilhas e ter meta alvo em prova foi embora na primeira prova, quando vi um destes competitivos de meu clube, chegar com cara de infartado, correr pára tenda, exigindo gelo como se fosse ouro e passar loucamente nos 2 joelhos. Eu olhei a cena e vi que aquilo não era minha praia…

    ——————————-

    Alex, rs, o texto não tem nada disso, sobre competitivos ou pangarés, deixei isso claro desde o início. Não falei de tempo nem performance em nenhuma vez. É só sobre a importância de se treinar para ir para uma maratona.

    Na minha forma de pensar, correndo a maratona em 3h ou em 4h30, 5h, o esforço físico e mental é intenso. Para todos. Já citei isso aqui, conversando com o pessoal da elite, eles mesmo falam, após os km 32/35, doi tudo, a placa do km 41 é a mais desejada! A única diferença é o ritmo que cada um está correndo. Porém, o que defendo (sempre) é que para ir para a maratona, tem de treinar, devido à esse desgaste. Só isso.

    Abraço
    André

  56. Oi Andre, concordo que não dá para enfrentar o desafio de uma maratona sem treinamento e, principalmente, sem maturidade no esporte.
    A maturidade vem com o treinamento, o autoconhecimento (controle de ritmo, percepção de esforço, controle mental), aprimoramento da técnica de corrida, conhecimento sobre alimentação e hidratação, etc.
    Isto não quer dizer que sejam precisos muitos anos para chegar a este ponto.
    Quando a estipular uma duração de tempo discordo. Cada um tem um objetivo em uma prova, alguns competem contra o relógio, outros (como eu) contra a balança :-), outros por pura diversão, enfim não dá para generalizar…
    Abraço!

  57. Oi Andre, muitos comentários acima criticam aqueles que andam durante uma prova. E quando isto é feito intencionalmente como estratégia?
    O treinador Jeff Galloway (http://www.jeffgalloway.com) em seu método propõe intercalar pequenos trechos de caminhada (rápida) durante uma prova.
    Fica a sugestão para mais uma discussão acalorada.
    Abraço!

    —————————-

    Tem razão, Edenilson, rende uma boa discussão mesmo essa parte. Nas provas no exterior, com copo aberto, por exemplo, muitas vezes, uma rápida caminhada para se hidratar e tomar o gel de carboidrato, acaba sendo uma opção interessante.

    Tenho um amigo que fez isso na Maratona de Miami deste ano, como estratégia, e completou em 2h59, obtendo o sonhado sub 3h nos 42 km. Deu muito resultado.

    Eu mesmo, no recorde pessoal na maratona, 3:09:28, caminhei duas vezes em postos de hidratação, rapidamente, alguns segundos, para beber água e o isotônico, nos quilômetros finais.

    Vamos voltar a esse assunto, com certeza.

    Abraço
    André

  58. André, na questão do estilo de vida você tem toda a razão. Muitos completam uma única maratona aos trancos e barrancos e se autointitulam maratonistas. Maratonista pra mim é quem vive a maratona no seu dia-a-dia. Que passa 6 meses pensando nela, que passa 6 meses cuidando da alimentação, do descanso e sabe todos tipos de treino que fará nos próximos 15 dias. Exemplo: Eu poderei me considerar um caminhoneiro de verdade se pegar um caminhão uma única vez na vida e fizer uma viagem e realizar uma única entrega e nunca mais pensar nisso? Os caminhoneiros de verdade me considerarão um caminhoneiro?

  59. Acho que aí se diferencia quem completa uma maratona do maratonista. Acho que completar uma maratona é para qualquer um minimamente condicionado, que intercala corridas leves com caminhadas, toma 2 ou 3 advils e termina a maratona em 5 ou 6h. Ser maratonista é diferente, é viver a maratona, é treinar para ela, é modificar hábitos e fazer a prova como ela deve ser feita. Tenho um amigo que é um bom corredor, estreou na maratona em 4:45h quebrado (tem meia pra 1:40) e não se considera maratonista…

    ——————————

    Marcel, essa é uma ótima discussão. Como bem colocou o Julio César no comentário anterior. Por isso que, para mim, essa é a valorização da maratona. Não é o dia da prova, são os treinos, a preparação física e mental, os seis meses de dedicação. E, quando acabamos, fazemos tudo de novo. Alguns malucos (como eu) ainda emendam duas maratonas (o que não aconselho) e, daí, quando você pensa que vai relaxar, rs, continua tudo novamente!

    Abraço
    André

  60. Bom dia, André, bom dia a todos! Acho muito discutível essa coisa de alguns querer estabelecer parâmetros pra decidir se alguém deve ou não correr uma maratona, se alguém pode ou não correr uma maratona. Tenho 55 anos, meu recorde é Curitiba 2011, com 04h14m. Corri domingo na Linha Verde e meu tempo foi de 04h35m. Corro provas todos os fins de semana, desde 5 Km até meias, faço todas, às vezes mais de uma, duas por fim de semana, sempre com a opção “mais longas’! Pra essa de BH não fiz nenhum longão, mas fiz quatro meias-maratonas desde a de SP em 04/03, passando por Joinville, a Asics de BH e a da Corpore. Achei que estava bem preparado. Mas pondero que fazer uma maratona, concordando com o Edenilson, depende dos objetivos de cada um! Se alguém quer baixar tempo numa maratona vai ter que treinar pra isso. No meu caso o meu objetivo é CORRER TODAS TODO FIM DE SEMANA, e pra isso não vou pra uma prova pra me “matar” e ser um “matador”. Vou com a intenção de terminar inteiro e sobrando pra prova seguinte. Pra exemplificar: fui pra BH, terminei nas 04h35m, sem andar em grandes trechos, apenas parando em postos de água e isotônicos uns 20 só para beber com calma para não se afobar; isso no domingo. Ontem terça, fiz mais duas, 8 Km em Osasco em 45 min e depois Boituva em 26 min. E domingo que vem outra maratona, a de Bertioga! Acho que dá! Não quero baixar tempo de forma obsessiva (isso vou conseguir ao longo da temporada, considero os 04h35m como marca inicial do ano), nem estar dentro de certos critérios “estabelecidos” por técnicos e reverberados pela mídia especializada, apenas quero terminar inteiro, sem andar mas também sem se matar. Abraços a todos.

    —————————–

    Caramba, Carlos, fiquei cansado só de ler seu relato de desempenho. Rs. Agora, você está correndo todo o final de semana e, assim, está usando as provas como treinamento. Então, está treinando. Faz uma preparação.

    Abraço
    André

  61. Já fiz maratona sem estar treinado. Duas vezes, uma de forma mais ou menos justificada (estava viajando e queria aproveitar a oportunidade para fazer a prova) e outra não. Na que fiz de forma justificada sofri demais, mas não me arrependo não. Só que fiz verdadeiramente turismo, um turismo maratonístico que foi das melhores coisas que fiz na minha vida, embora tenha sofrido no final. Na segunda vez, fui destreinado mas consciente do que iria enfrentar. E acho que nunca mais faço isso, embora a experiência, para mim, tenha sido válida. Mesmo correndo até mais lento do que ritmo confortável de 6m23s/km, sofri muito. Só ressalvo que eu não consigo, mesmo descansado, andar a 6min30/km. Eu ando, rápido, a 9m30/km. Entre 7min30/km e 9m30/km há, para mim, uma enorme zona cinzenta que não é corrida nem caminhada, mas trote. E mesmo trotando, 42km cansam demais se você não estiver preparado. Maratona tem que respeitar mesmo, não dá pra fazer “por fazer”. Agora, se fez, se se preparou adequadamente, mas é lento por diversos fatores (idade, peso, condição física natural, alguma deficiência ou desfunção…) e terminou do jeito que planejou, parabéns, mesmo passando acima das 4h30! Se você deu o que dava para dar naquelas condições, é maratonista sim! Acredito que o texto seja direcionado pra quem vai pra maratona “nas coxas”, sem saber direito o que tá fazendo.

    ———————–

    Perfeito Nishi, no dia da prova, inúmeros fatores podem influenciar (por mais preparado que você esteja). A influência da idade e de questões físicas, claro, não dá para ser ignorada. Nunca.

    Agora, concordo plenamente com o que escreveu que não dá para “fazer uma maratona por fazer”. Nesse ponto, na minha opinião, o desgaste físico e mental, como já escrevi aqui, não vale a pena. É muito melhor ficar nas meias, uma prova que já exige bastante.

    Abraço
    André

  62. Grande André!
    O que voce diria do meu caso?
    Até 2007 eu era um sedentário de 134kg! Por problemas de saúde tive que emagrecer e descobri a atividade física. Comecei a correm em 2009 e tenho treinadora desde 2010. Em 2010 fiz minha primeira meia-maratona. Em 2011 corri 4 meias maratonas (Ponte 2:35 / ASICS G4 RJ 2:11 / BsAs 2:08 / Athenas SP 2:02). Decidi partir pra maratona em 2012. Desde o princípio, conversando com minha treinadora, pensei em concluí-la em 4:30h.
    Como tenho que equilibrar treino, família e trabalho, sempre tive que ser muito madrugador e meus treinos são sempre por volta das 4:15h, quase que diariamente. Além dos treinos de corrida, faço reforço muscular e até cross-trainning no pedal. Recentemente passei por uma dengue e estou me “reabilitando”. Se eu estourar o tempo sugerido por voce de 4:30h, não serei um “maratonista”?

    ———————————-

    Claudio, não entrei nesse mérito de classificação do que é maratonista ou não. Veio o assunto durante os bate-papos. Como você perguntou, por exemplo, eu treino só para maratonas desde janeiro do ano passado. Foram três nesse período, a quarta será dia 3 de junho em Porto Alegre. Agora, essa minha resposta é pessoal, não me considero um maratonista porque não vivo disso (mas é um pensamento meu, volto a dizer). Sou jornalista. Rs.

    Agora, respondendo diretamente a sua pergunta, você mesmo já deu a resposta. Está se preparando, treinando, emagreceu, mudou hábitos de vida. Buscando ou não resultados, seus tempos caíram, você evoluiu, sentiu-se melhor…. ou seja, preparou-se. É isso que eu defendo, o treinamento, que garantirá melhor na saúde, na qualidade de vida, no cotidiano, porque amamos a corrida, mas temos nossa família, nosso cotidiano, nosso dia a dia!!!

    A questão que falei sobre o tempo de 4h30, é que, dando tudo certo no treinamento, e também com uma ajudinha da sorte no dia da corrida (clima legal, por exemplo), a maioria consegue completar os 42 km nesse ritmo. Pode ocorrer fatos que fogem de nosso controle no dia? Claro que sim. Você não teve controle algum sobre a dengue, isso quebra o treinamento. O importante é ter feito a melhor preparação possível. Aí, estará valorizando a maratona. Simples assim, rs.

    Abraço
    André

  63. Sou treinador de corrida e Maratonista!!! Só tomei vontade e consciencia para a minha primeira Maratona depois de muitos treinos, bons resultados em 10km e 21km!!! E Mesmo assim sofri bastante para fechar a primeira em 3h31 no Rio em 2010…Já tive alunos que encararam os 42,195m sem a devida preparação e sofreram muito, quase desistiram e não repetiram até hoje a distância!!!Conheço professor que se aventurou nela e desistiu, pois só corria 10km! Então concordo plenamente que para correr essa distancia deve-se no minimo um pouco de experiencia em várias distancias menores e seguir um planejamento para atingir da melhor forma possivel a meta! Falou André!!!

  64. Olha eu aqui outra vez.

    Para deixar bem claro,de forma alguma sou contra quem treina,muito pelo contrário,admiro muito quem tem tanta disciplina,porém,não concordo que para terminar bem uma maratona seja necessário vários meses de preparação a ponto de mudar a rotina da pessoa (no caso estou falando dos amadores).

    Talvez seja loucura, burrice, espírito de aventura ou sei lá o que, mas acho interessante de vez em quando fazer algo diferente partindo do zero ,foi assim na 1a prova(SS 97), na 1a maratona (MSP 98), na primeira de 12 horas (Campinas 2011), X Terra (2 semanas atrás), é um risco, mas é um risco calculado.

    —————————

    Primeiro, Marcelo, a porta está sempre aberta. Pode entrar sem bater, rs.

    Bem, confesso que o risco sempre é um atrativo. Para bater um recorde pessoal, sempre temos de arriscar, pelo menos um pouquinho! Então, de vez em quando, vale fazer algo diferente partindo do zero? Claro, mas, daí, volto a dizer, defendo o treinamento!

    Abraço
    André

  65. Bom dia a todos, novamente, bom dia, André. É isso mesmo! Uso cada prova como treino para a seguinte! Quer saber de uma analogia? Nas guerras antigas vencia o exército que ia pro tudo ou nada em uma só batalha. Na guerra moderna o exército tem que se preparar para uma campanha longa, ou seja, tem que saber a hora de atacar, tem de ter linhas de suprimentos seguras, saber de antemão o terreno em que se vai combater, ter os equipamentos e as armas adequadas para o combate, e principalmente, saber que a campanha é longa e extenuante, e que na semana seguinte, ou até nos dias e nas horas seguinte pode estar vindo uma nova batalha. Com esse pensamento já consegui fazer quatro provas num fim de semana (meu recorde de Março de 2011, 51 Km em 28 horas, 12 Km em Paranapiacaba no sábado à tarde, à noite 10 Km noturna em Mogi, desci pra Bertioga e mais 20 K na BeachCross e finalmente 9km no Aniversário de Francisco Morato)! E todas com tempo razoável, sem andar, sem trotar etc. É assim que encaro as minhas corridas. E tenho um lema: uma prova pode ser um treino, mas um treino nunca vai ser igual a uma prova! E parodiando Pelé dando entrevista nos anos 60 sobre a razão de os titulares do Santos sempre perderem os coletivos para os reservas e depois no jogo de verdade meterem 4, 5 em cima de Corínthians, Palmeiras, etc, : “treino é treino, jogo é jogo”, Carlão diz: treino é treino, prova é prova! Abraços a todos!

  66. Oi André! Aproveitando o que o Carlos disse, conheço várias outros corredores que fazer a mesma coisa, inclusive muitos ultramaratonistas usam a maratona como treino de ritmo, o editor da Revista Contra-Relógio Tomaz Lourenço já declarou isso na própria revista quando estava se preparando para disputar a Comrades. Abraços!!!

    —————————–

    Sim, Pinguim, com certeza. Falei isso com o Carlos, que a prova pode ser usada como um treino de ritmo, mas, então, nesse caso, cai no que escrevi no texto: para isso, está treinando, fazendo uma preparação.

    O longão é feito, dentro de uma corrida, o que convenhamos é bem mais agradável. Ou seja, está treinando (e muito). Respeitando a maratona. Completamente diferente de quem vai para os 42 km sem preparação.

    Abraço
    André

  67. Perfeito, André! A sua colocação inicial é muito pertinente e como se vê pela quantidade de gente opinando e contando suas experiências, só pode mesmo é enriquecer o Mundo das Corridas! Um grande abraço a todos!

  68. Acho que realmente, a maratona deve ser respeitada, e quem quer fazer uma deve treinar e “vivê-la” em todas as coisas possíveis (alimentação, descanso, planejamento, etc.), agora quanto ao tempo, acho questionável.. realmente, fazer uma maratona em 4:30+ é um pouco devagar, mas há que se considerar uma série de coisas. Por exemplo, fazer uma maratona em 4:30 tendo uma certa idade, já se torna por si só um desafio. então, assim como boston, os tempos “limite” devem ser considerados também de acordo com a idade… ou é a mesma dificuldade alguem com 30 ou com 70 fazer 3:30 ??

  69. Mais importante que respeitar a maratona é respeitar o próprio corpo,o que é mais DESGASTANTE físico e mentalmente falando,treinar 3 meses com dedicação e terminar em 3:40 ou fazer 42 km em 4:30 numa boa,com bem menos treino?

    Repito, esses períodos longos de treinamento é fundamental para quem quer estabelecer recordes pessoais,nem todo mundo que entra numa maratona tem isso como meta principal.

    ————————-

    Boa pergunta e ótima discussão, Marcelo. Uma resposta pessoal, para mim, mais desgastante fisicamente, correr 4h30, mesmo que numa boa. Eu não aguentaria, mentalmente seria também muito difícil. Em relação ao corpo, mais ainda.

    Agora, que o treino para a maratona desgasta, isso é uma verdade. E respeitar o corpo, algo fundamental, independentemente do ritmo que corra.

    Abraço
    André

  70. André,

    corro há três anos e treinei muito esse início de temporada para correr a maratona de Brasília, que além da altitude, tem uma altimetria muito complicada. Fiz longões de 30 a 32Km, treinos de pista, não faltou musculação, ou seja, treinei bem! Estava no ritmo previsto para conclui-la em 4h30min. Mas os vários trechos de subida depois dos 35km exigiram de todos os corredores, somados ao clima quente. Você tem razão quando disse que é necessário treinamento correto para a maratona. Não concordo com os ditos “aventureiros”. Porém, pecou quando estipulou um patamar de tempo para separar quem deve fazer uma maratona de quem não deve ou deveria fazer. Eu acho legal quando alguém se propõe ao objetivo de correr 42Km e define uma meta de tempo para isso. E que também treine para alcançá-la. Esse é o barato da corrida. Cada corredor tem sua história, sua individualidade, essa é a verdadeira democracia da corrida de rua.

    —————————————

    Luis, boa tarde. No post, usei o tempo de 4h30 como referência para termos um ponto de discussão. Claro que, no dia da prova, pode haver problemas que influenciam no tempo final. Claro. Porém, num dia perfeito e com um treinamento correto, na teoria, qualquer pessoa completará os 42 km nesse tempo. O que comentei é a pessoa treinar e entrar na prova para fazê-la em 5h, por exemplo, que, para mim, traz mais problemas para a saúde do que benefícios.

    Abraço
    André

    Um abraço,

    Luis Claudio

  71. Acho q a Maratona, pra mim, nem é a meta ou o objetivo principal, pra mim é a cereja do bolo, pra quem vive a maratona. É um certificado de bons hábitos, e concordo que fazê-la, em qualquer tempo, sem uma rodagem de pelo menos uns 50 – preferencialmente acima de 80 km semanais – é no mínimo ser negligente com a própria saúde. E muito desgastante mesmo. Mas tem muita gente que acho que deveria sim, correr uma maratona, só pra ficar um pouco mais humilde, heheheh. Ser “maratonista” é muito diferente do que ser “apenas um cara que completou uma maratona”. Acima ou abaixo de 4:30, deve-se treinar adequadamente.

    ——————————-

    Tarciso, é isso que defendo. Um treinamento adequado, incluindo mudanças de hábito. E, dessa forma, o tempo que citei como exemplo, de 4h30, é uma consequência.

    Abraço
    André

  72. Só queria dar os parabéns pro André porque conseguiu a proeza de “acordar” todo mundo (eu inclusive) postando um tema bem polêmico em que cada um tem sua própria versão. Garoto ishperto! Botou lenha na fogueira e a prova disso é a quantidade de comentários. Me divirto e me informo com os comentários tanto quanto ou até mais que com as matérias! Mandou bem!!! E que continue assim porque sem discussão não há evolução!
    Minha opinião: quer correr sub3, corra. Quer correr acima de 5, corra. Live and let live!
    Abraços!!!
    Mico Angelo,

  73. André, eu concordo em partes.
    Só acho um pouco injusto com as mulheres, o ritmo é outro, vc sabe.
    Mas acho que essa sua tese se aplica inclusive às Meias e corridas de 10Km. Se o sujeito não está apto para correr uma meia em até 2h20, acho melhor se preparar um pouco antes, ganhar rodagem, um pouco mais de velocidade, e o mesmo para os 10Km, acho que o limite é 1h10.

    ———————————–

    Sim, Felipe, tanto as mulheres quanto os corredores com mais idade, têm de ser levados em conta. Mas, na média, o treinamento vale para todos. E concordo com você sobre as meias e corridas de 10 km, é preciso treinar até para uma questão de saúde.

    Abraço
    André

  74. Não concordo com a imposição de tempo, 4:30h como ideal, pois durante o percurso muitas coisas(dores) podem acontecer. Portanto, vou correr minha 1 da Caixa em Salvador no tempo de 5:00 horas. Sem constrangimento!

  75. Hah, tenho 54 anos, e vou com um mínimo de treinamento, pois não tenho tido tempo para me dedicar. Fiz hoje 26 km em 3:07, e não estou nem um pouco preocupado, se preciso for, faço em 6 horas.

Leave a comment