A Maratona de Chengdu, na China, foi anunciada hoje (dia 14) como uma candidata oficial a ser uma das integrantes das Majors, em um processo de avaliação plurianual de longo prazo conduzido pela Abbott World Marathon Majors.
A prova é a primeira da China a ser indicada como candidata ao seleto grupo que atualmente conta com Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York.
A intenção do Wanda Sports, conglomerado que assumiu o controle organizacional e de promoção da WWM em 2018, é expandir (sem definição do período exato) as Majors para a Ásia (fora do Japão que já tem Tóquio) e a África. Pelo tamanho do mercado chinês, é praticamente certeza que haverá uma prova no país.
De acordo com as estatísticas da WMM, a maratona é o evento esportivo de massa que mais se desenvolve na China atualmente. De acordo com os números oficiais, 6.155 corredores da China continental, Hong Kong, Macau e Taiwan participaram das Majors em 2018.
A Maratona de Chengdu teve a primeira edição em 2017, co-organizada pela Associação Atlética Chinesa e pelo Governo Popular Municipal de Chengdu e a edição de 2019 está marcada para o dia 27 de outubro. Desde a fundação, o evento tem o objetivo de tornar-se o mais influente e popular na China.
Nos últimos dois anos, a Maratona de Chengdu atraiu 48 mil corredores de mais de 54 países e regiões, tornando-se uma potência emergente na série de corridas de 42 km na China.
Chengdu está localizada no centro da Província de Sichuan, no sudoeste da China, sendo a capital da região que conta com 16 milhões de pessoas. É também o centro científico e tecnológico, comercial, financeiro, de transporte e de comunicação do sudoeste chinês.
Além disso, trata-se de uma cidade histórica e cultural famosa que atraiu 15 milhões de turistas de todo o mundo no ano passado.
A Base de Pesquisa de Chengdu da Criação de Pandas Gigantes também é muito popular entre os turistas internacionais, ficando a menos de 10 quilômetros do centro. O projeto de conservação tem tido muito sucesso desde os anos 1980, com o número de pandas gigantes crescendo de apenas seis para mais de 100. Chengdu sediará ainda os Jogos Mundiais em 2025 como parte da aceleração das cidades no desenvolvimento de um ambiente favorável ao turismo esportivo.
As inscrições para a edição de 2019 da Maratona de Chengdu serão abertas em junho e o total de participantes foi ampliado para 30 mil. O percurso também sofrerá alterações, para ficar mais rápido, com menos retornos e curvas fechadas na segunda metade. De acordo com os organizadores, os corredores farão um passeio entre o presente e o passado dessa histórica cidade.
Confira mais detalhes do evento em https://www.chengdu-marathon.org/.