Notícias André Savazoni 23 de dezembro de 2019 (0) (239)

Fraudadores indenizam organização da Corrida de São Silvestre

Crédito da foto: Gazeta Press

A organização da Corrida Internacional de São Silvestre foi indenizada pelo senhor Valter Pereira da Silva, um dos atletas da equipe Run Up, de Sorocaba (SP), por ter permitido que o número de peito fosse clonado na 93ª edição da principal prova de rua da América Latina, em 2017.

Além da indenização por danos materiais e morais, no valor de R$ 25 mil, o atleta confessou e detalhou todo o processo idealizado pela Run Up para a fraude, que teria contado com a participação de vários atletas da equipe, que inegavelmente encontrava-se uniformizada e com estrutura de serviço e transporte.

O caso ganhou notoriedade após a publicação de imagens com vários corredores, homens e mulheres, participando com o mesmo número de peito da prova. A partir disso, a organização técnica da prova, feita pela Yescom, e a proprietária da São Silvestre, a Fundação Cásper Líbero, ingressaram na Justiça cível e criminal contra a a fraude.

Apesar do acordo entre Yescom e Valter Pereira da Silva, a organização continua cobrando da Run Up e de seus outros integrantes fraudadores a consequente responsabilidade pelo ilícito. O caso ainda está em andamento, sendo que também tramitam na Justiça ações da Fundação Cásper Líbero contra a equipe Run Up.

A organização da São Silvestre informa que as ações de fiscalização prometem ser mais efetivas em 2019 e também em 2020. Além da clonagem de número, que vinha sendo a prática mais comum, há outra forma de burlar a lei sendo utilizada.

Um atleta acima de 60 anos ou mais, portanto com direito a desconto de 50%, faz a inscrição e cede o número para um atleta fora desta categoria. Para evitar isso, haverá mais monitoramento com câmeras, além de fiscais dentro da prova, de acordo com a organização. Se comprovada a irregularidade, medidas judiciais também serão tomadas.

Na entrega de kits, no Anhembi, de 27 a 30 de dezembro, haverá atendimento especial para este público da terceira idade e os números de peito serão diferenciados e de fácil identificação, informa a Yescom.

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