Final de ano é aquela coisa: a gente faz uma retrospectiva da temporada, analisa o que foi planejado, o que efetivamente foi cumprido, o que superou as expectativas e o que não deu tão certo. Realizar esse balanço nas corridas pode ajudar a traçar metas mais consistentes e realizáveis para 2011.
Em uma enquete com nossos leitores, perguntamos: "Você realizou suas metas em 2010? E o que pretende em 2011?" Inspire-se!
"Correr provas de 10 km e manter os treinos mais frequentes foram as metas que tracei e cumpri em 2010. Só falta realizar o sonho de correr a São Silvestre e terminá-la inteiro e com um tempo bom. O único ponto negativo do ano foi a minha parada nas corridas por 30 dias devido a uma lesão por estresse. Para 2011, pretendo aumentar as distâncias e correr três meias-maratonas: a da Ponte (caso aconteça de Niteroi ao Rio), Meia do Rio e uma fora do Brasil (Lisboa, em março). Também planejo baixar meu tempo nas provas de 10 km e experimentar uma corrida de aventura. Para encarar esses desafios vou aumentar meu ritmo nos treinos, adicionar cross training (ciclismo) à rotina e continuar fazendo parte de uma assessoria – o que ajuda muito para alcançar minhas metas."
Marcelo Pereira, 34 anos, analista de sistemas, do Rio de Janeiro.
"Sou muito disciplinado e o fato de colocar objetivos em minha vida (e isso vale não só para a corrida) é fundamental para superar obstáculos e obter conquistas. Em 2009 participei da Maratona de São Paulo, que era um sonho antigo. Apesar das dificuldades, consegui concluir em 4h38 – mas fiquei frustrado por ter ficado longe do meu planejado, que era fazer em menos de quatro horas. Aí veio 2010 e o foco novamente foi a MSP. Dessa vez me preparei melhor: entrei em uma academia, fiz mais longões, procurei seguir as orientações de uma planilha e com isso me senti mais confiante. O resultado foi bem melhor: 4h13.
No início de 2011 completarei 50 anos. Como presente, pretendo me dar o direto de participar de mais corridas fora. Meus objetivos já estão relacionados. E até como incentivo procuro me inscrever com bastante antecedência nas corridas, justamente para criar o comprometimento. As principais metas são: fazer duas maratonas abaixo de 4 horas (uma delas a de São Paulo), uma corrida no Rio (a meia ou a maratona), a Volta da Pampulha e concluir o ano na São Silvestre. Acredito que o poder de realização é do tamanho da nossa força de vontade!"
Samuel Moreira, 49 anos, de Salvador.
"Comecei a correr em 2009 pensando em uma forma de mudar de vida – era quase sedentária, ex-fumante… Minha meta era fazer uma meia-maratona em 2010. Mesmo ouvindo, inclusive do treinador, que seria demais, levei a idéia adiante. Tracei o ‘Projeto 50 anos', iniciei um blog e mergulhei com tudo neste objetivo. Acreditei o tempo todo. Em junho consegui fazer os 21 km em 2h15, sem parar nenhum momento. Foi a maior realização na maturidade. Para 2011 meu projeto é partir para uma maratona. Pode parecer demais também, mas pretendo me testar. Para isso vou encarar da mesma forma que encarei a meia: com muita determinação."
Mônica Davidovic, 50 anos, representante comercial, do Rio de Janeiro.
"Minha meta de 2010 foi traçada em janeiro: escolhi 28 corridas, a maioria de 10 km. Estou conseguindo correr todas. Mas a principal está por vir: a primeira São Silvestre. Tenho treinado para completá-la sem ter que andar. Também tinha planejado rodar durante o ano mais de 1000 km (entre treinos e corridas) e consegui superar a marca: vou fechar a temporada com quase 1200 km. Outro motivo de orgulho neste ano foi perceber minha evolução. Minha primeira 10K foi a Fila Night Run, em novembro de 2009, que terminei em 1h23 – esse ano fechei a mesma prova em 1h04. Para 2011, as metas começam a ficar mais ambiciosas: quero fazer minha primeira meia-maratona em março. E tenho certeza que vou conseguir. Também planejo correr a Meia do Rio e a de Buenos Aires e fazer mais provas fora do circuito de São Paulo, além de baixar para menos de uma hora meu tempo nos 10 km. Para isso conto com a orientação de uma assessoria esportiva e invisto no fortalecimento muscular."
Danilo Friolani, 33 anos, professor de inglês, de São Paulo.
"Uma das metas de 2010 eu alcancei: correr 10 km abaixo de 36 minutos! Cravei 35:52 na 47ª Volta da USP. Tenho mais um objetivo: ser um dos 100 primeiros na São Silvestre. Mas acho que este vai ter que esperar um pouco. Para o ano que vem, meu desafio será baixar meu tempo em provas, representando bem a minha atlética da universidade, o Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO). Para isso, vou me basear no que vem dando certo, que é comer, dormir e treinar bem. E ter muita garra e dedicação!"
Douglas Duarte Santos, 24 anos, estudante, de São Paulo.
"Infelizmente não consegui cumprir meu objetivo esse ano, que era correr a Meia-Maratona de SP ou fazer os 21 km dentro do Revezamento do Pão de Açúcar. Mas levo essa promessa para 2011. Para isso, terei de manter a regularidade dos treinos e ter mais disciplina para conciliar atividades profissionais, familiares e esportivas. Criar metas periódicas é outro caminho que pretendo seguir para chegar lá."
Célia Bertazzoli, 47 anos, arquiteta, de São Paulo.
"Consegui realizar minhas metas nessa temporada: corri duas provas de 10 km e fiz a meia-maratona no Revezamento do Pão de Açúcar. Para 2011 planejo correr mais uma meia e fazer uma prova de 10 km por mês. Mas os principais desafios serão correr uma maratona no final do ano e a São Silvestre. Para realizá-los, entrei para um grupo de corrida e vou me dedicar aos treinos de três a quatro vezes por semana."
Carlos Eduardo Mello, 38 anos, engenheiro civil, de São Paulo.
"Este ano não foi muito bom para mim em termos de corridas. Compromissos pessoais e outros objetivos (czomo ganhar peso) me tiraram das principais competições. No entanto, mantive um condicionamento bom e ano que vem pretendo encarar novos desafios. Em 2011 quero conseguir completar 5 km abaixo de 20 minutos – já alcancei a marca de 18:30 alguns anos atrás. É difícil, mas ficarei contente se encostar nos 20 minutos. Para isso treinarei três vezes por semana, com um volume máximo de 21 km/semana. Corro para ter qualidade de vida. Uma quilometragem elevada me faz perder muito peso, o que não é o objetivo. Treinos técnicos, intervalados e com ladeiras também terão prioridade. Dessa forma eu ganho força e velocidade. Sem contar o treino funcional, que ajudará muito no equilíbrio e resistência muscular."
Alexandre Huang, 28 anos, personal trainer, de Salvador.
"Participei de todas as corridas que me propus. Mas as mais marcantes foram as que realizei ao lado de três dos meus alunos. Outro objetivo cumprido foi fazer parte (como amadora, ao lado de profissionais) do projeto ‘Correndo 24 Horas na Esteira', com uma equipe muito determinada que montei com carinho. Para 2011 pretendo levar mais alunos para correr comigo nas ruas, fazer provas de 21 km e dar mais qualidade de vida aos meus pacientes. Ah, também sonho correr a São Silvestre!"
Laina Saurin, 46 anos, educadora física, pós-graduada em fisiologia do exercício e medicina do esporte, personal trainer de alunos da terceira idade, pacientes com câncer e Alzheimer,
de Porto Alegre.
"Retomei os treinos de corrida em agosto e para não desanimar tratei de criar um objetivo: correr uma prova de 10 km em novembro. Com a atividade física e uma alimentação mais balanceada, perdi seis quilos, o que ajudou bastante. Agora estou empolgada e tenho muitos planos para 2011. Entre eles: melhorar meu tempo nos 10 km, correr as 10 Milhas Mizuno (cheguei a me inscrever esse ano, mas desisti, então essa prova está ‘engasgada') e, se passar por essa, talvez fazer as 10 Milhas Garoto. Se continuar tudo bem, quem sabe até encarar a Meia-Maratona de Buenos Aires. Para isso vou continuar treinando firme, voltar para minhas aulas de ioga e penso até em fazer natação pelo menos uma vez por semana. De uma coisa eu tenho certeza: quero conhecer o mundo com a corrida!"
Silvia Regina Pereira, 41 anos, psicóloga, de São Paulo.
"Como não treinei como deveria, deixei um pouco a desejar no cumprimento de metas. Mas realizei algumas: completar os 5 km da Iguatemi Fashion Run abaixo de 20 minutos (fiz em 19:51s, ficando na 23ª colocação geral) e os 10 km da Track&Field Shopping Cidade Jardim perto dos 40 minutos (fechei com 41:05, 13º no geral). A grande frustração foi não ter conseguido índice para a Maratona de Boston (sub 3h10m na minha categoria) – corri a de São Paulo com esse objetivo, mas fechei em 3h49. Para 2011, meu principal desafio volta a ser o índice para Boston. Para consegui-lo, planejo correr bem a Maratona de Porto Alegre e focar 100% nisso. Começarei a preparação logo após o ano novo. A maior dificuldade vai ser conciliar com o trabalho."
Ricardo Cateb Cury Jr., 33 anos, consultor financeiro, de São Paulo.
"Em 2010 consegui fazer provas de 5, 8 e 10 km, coisa que nunca imaginei antes. Em 2011 pretendo correr minha primeira meia, em Buenos Aires. Com meu histórico de asma, será um enorme desafio, pois tenho muito medo de acelerar mesmo sabendo que tenho gás. Meus combustíveis são coragem, confiança e principalmente alegria!"
Shirley Klautau, psicóloga, de Belém.