A Maratona de Berlim este ano promete ser emocionante. Samuel Wanjiru, o medalhista de ouro de Pequim e vencedor da última maratona de Londres, decidiu por um fim às especulações e afirmou que irá disputar a rapidíssima maratona alemã, dia 20 de setembro, e que sua intenção é ir para 2:03:30 – o que traria de volta o recorde mundial para as mãos dos quenianos. Até então ele fazia parte da equipe que disputaria o Mundial de Atletismo – também em Berlim, só que em agosto.
Outro que está com presença confirmada é o etíope e atual recordista mundial, Haile Gerbrselassie, que também já externou a vontade de superar sua marca, registrada em Berlim 2008 (2:03:59).
Sinto que será uma corrida histórica, apesar de Haile nunca ter vencido uma maratona em que tivesse rivais à altura. Em geral, ele opta por provas que lhe fornecem bons coelhos para se concentrar apenas em seu rendimento. Por outro lado, Wanjiru já demonstrou grande potencial ao ganhar a Maratona de Pequim sob forte calor (2:06:32) e em Londres venceu com autoridade, mas ainda deve uma marca abaixo de 2h05.
Berlim este ano será imperdível…
Sergio