Alguns foram "convocados" por seus treinadores, outros se "alistaram" para tentar uma vaga no "exército" de 240 bravos corredores que a Nike está formando para percorrer a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro, em outubro. Trata-se do Desafio dos 600K, uma prova inédita no Brasil, inspirada no revezamento Hood To Coast (de 197 milhas ou 315 quilômetros), nos Estados Unidos, também patrocinado pela marca esportiva.
Por aqui, os participantes irão correr pela rodovia Rio-Santos, vencendo os 600 quilômetros que separam as duas capitais, com subidas e descidas fortes em asfalto, terra e areia. Serão 20 equipes de 12 pessoas cada (oito homens e quatro mulheres), em que 10 delas irão se revezar e 2 ficarão como reservas. Cada competidor deve correr 60 km ao longo de três dias e mais 10 km no domingo. No final de cada trecho diário, eles serão recebidos em pontos estratégicos batizados de Nike Villages, onde terão apoio médico e nutricional. A largada acontecerá no Parque do Ibirapuera em 22 de outubro e a chegada será na praia de Ipanema, no dia 25.
As primeiras batalhas, para a formação dos times, aconteceram no mês de agosto. A Nike criou um sistema de seleção que envolveu assessorias esportivas de várias cidades e usuários do sistema Nike+. Em todas as frentes, no entanto, havia uma premissa básica: os corredores deveriam ser amadores e comprovar tempos qualificatórios de 45 minutos nos 10 km (nos últimos seis meses) e 1h45 nos 21 km (no último ano) para os homens, e 50 minutos e 1h55m para as mulheres. A idéia é que cada atleta tenha condições de correr na velocidade média de cinco minutos por quilômetro. "Será uma prova muito dura, levando o corredor a seu limite. Por isso fomos rigorosos ao traçar o perfil da performance que ele deve ter", diz Christiano Coelho, gerente de running da Nike Brasil.
A PENEIRA DAS ASSESSORIAS. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as seletivas aconteceram com a ajuda das assessorias esportivas. "Fizemos um mapeamento das principais equipes, levando em conta seu histórico, sua atuação e o perfil de atletas que treinam", conta Christiano.
Na capital paulista foram selecionadas sete – Branca Esportes, Butenas, 4any1, Projeto Mulher/Núcleo Aventura, Run&Fun, 5Ways e Race -, enquanto na cidade maravilhosa colaboraram quatro – Carioca Runners, Runners Club, Filhos do Vento e Speed. "A proposta do desafio e a estrutura que está sendo montada deixou todos com água na boca", diz Cris Carvalho, diretora técnica do Projeto Mulher/Núcleo Aventura.
A partir da "nota de corte" exigida pela Nike, cada grupo elaborou seus próprios critérios para escolher os atletas – muitos aproveitaram provas de ruas do calendário como seletivas internas. "Todo mundo queria participar. Por isso, para selecionar ainda mais os candidatos, baixei a marca para 40 minutos nos 10 km para os homens e 45 minutos para as mulheres. 80% dos atletas da nossa equipe têm performance superior ao que foi proposto: as quatro mulheres correm 10 k em torno de 40 minutos e os homens em torno de 35 minutos", revela o técnico Marcello Butenas.
Cada treinador será responsável por comandar a equipe de sua assessoria. E além da enorme satisfação pela participação na corrida, também é possível sentir um gostinho de disputa entre esses grupos. "Vamos levar nosso pelotão de elite. A equipe é composta por canoistas, corredores de aventura, surfistas, capoeiristas e isto dará uma tonalidade diferente ao evento. Entraremos para fazer muita força e participaremos da melhor forma possível", diz Cris Carvalho. "Este tipo de prova é ganha com planejamento, pois serão quatro dias de desafios. A equipe que souber se planejar melhor será a vencedora", prevê Butenas.
AS DISPUTAS REGIONAIS. Cidades que têm mostrado grande crescimento no mercado running – Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte – também entraram na mira da Nike. Por lá, o processo seletivo foi um pouco diferente de São Paulo e Rio, mas também envolveu assessorias e tirou os corredores da rotina. "Escolhemos 10 grupos de corrida em cada capital, que indicaram 20 alunos cada para as provas seletivas", conta Christiano Coelho.
O primeiro desses desafios aconteceu nos dias 8 e 9 de agosto, em Curitiba. O evento teve início no sábado, com um congresso técnico e entrega de kits. No domingo, no complexo esportivo do campus da Universidade Positivo, a seletiva foi dividida em três baterias, onde os cerca de 200 atletas disputaram distâncias aproximadas de 3, 6 e 10 km cada uma.
Por volta das sete da manhã, as tendas das equipes estavam montadas e os atletas se aqueciam na pista. Técnicos e representantes desses grupos podiam circular à vontade na área, enquanto a torcida acompanhava tudo pela arquibancada.
O percurso, apresentado aos atletas e treinadores na véspera, mesclava trechos planos com subidas. A largada da primeira bateria (de 3,3 km) aconteceu às 8h e a da segunda (6,7 km), às 8h30. Por volta das 9h30, teve início a bateria decisiva dos 10,1 km. Exatos 34 minutos e 52 segundos depois, o primeiro curitibano cruzou o pórtico de chegada. Aos 44 minutos e 53 segundos, chegou a primeira colocada na categoria feminina.
Os oito primeiros homens e as quatro primeiras mulheres com os melhores somatórios de tempo nas provas garantiram vaga na equipe que representará a cidade no Desafio dos 600K.
Nos mesmos moldes, com a prova divida em três etapas, nos finais de semana seguintes aconteceram as seletivas de Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília. A equipe de cada cidade terá seu treinador, indicado pela Nike.
OS CHALLENGES PARA CONSUMIDORES. Os usuários ativos do sistema Nike+ (cerca de 10 mil em todo o Brasil) também ganharam uma chance de participar do megaevento, formando uma equipe com o diferencial de ser a única na prova com atletas de várias partes do país. "A energia dentro dessa nossa comunidade virtual foi muito grande", comemorou Christiano.
Acoplado a um tênis da linha Nike+ e a um iPod nano, o sistema fornece ao corredor, via áudio, informações do treinamento como tempo, velocidade, distância e gasto calórico. Ao término da corrida, o usuário pode conectar o equipamento ao computador, transmitindo os dados e salvando-os na internet.
Para essa seletiva, foram programados quatro challenges com diferentes formatos, um a cada semana do mês de agosto. Tudo combinado virtualmente, pelo site Nike+ (www.nikeplus.com). Cumpridas as missões, bastava descarregar os dados na internet.
Os corredores tiveram de participar de pelo menos três disputas, sendo obrigatória a participação na última. As provas terminaram no dia 31 e os resultados foram computados diretamente pelo site Nike+. Em seguida, aconteceu um encontro dos melhores colocados desse grupo com a organização, para análise e confirmação dos desempenhos, bem como para uma avaliação da condição física de cada atleta.
O responsável por acompanhar e avaliar as performances nos challenges foi o técnico Kim Cordeiro, treinador de triatlo, ciclismo de estrada e corrida de longa distância há mais de 10 anos. Ele também coordenará a Equipe Nike+ nos 600K.
A publicação dos nomes de todos os escolhidos para o Desafio dos 600K, no blog www.nikecorre.com.br, estava prevista para a primeira quinzena deste mês.