20 de setembro de 2024

Contato

Especial admin 4 de outubro de 2010 (0) (119)

Desafio dos 600K: Aí vamos nós

Em julho, a Nike reuniu a imprensa em um badalado cinema da capital paulista para anunciar um grande desafio: uma prova de revezamento de 600 km, na qual 21 equipes – de 10 atletas (mais dois reservas) cada – sairiam do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e correriam até a Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. O filme apresentado, com depoimentos de corredores e imagens do percurso, foi de arrepiar. E encheu os olhos dos ali presentes. Logo depois, no entanto, com as explicações sobre os critérios de seleção dos atletas, vi que eu não teria muitas chances. A Corrida SP>RJ – Desafio dos 600K era um sonho distante para mim.

Eis que mais de um mês depois recebemos um e-mail da assessoria de imprensa da Nike, nos convidando para fazer parte da equipe de jornalistas que estava sendo montada não só para cobrir o evento, mas também para participar, ou seja, para colocar o pé na estrada de verdade. Como Contra Relógio é uma revista feita por corredores para corredores, sempre estamos preparados! E acabei escalada pelo editor Tomaz Lourenço para representar a CR no desafio.

Confesso que fiquei várias noites sem dormir direito, pensando no tamanho da encrenca. Isso porque os 600 km terão de ser vencidos em três dias: 200 km por dia, o que dá cerca de 20 km – divididos em três etapas ao longo do dia – para cada corredor. Eu já corri maratonas, estou bastante acostumada com meias, porém encarar esse volume por três dias seguidos chegou a balançar as pernas. Ainda mais por causa da responsabilidade de fazer um bom tempo e não prejudicar o grupo. Fora que o percurso não é dos mais fáceis. E mais: o nível dos participantes das outras equipes é altíssimo (apurei isso quando fiz a matéria das seletivas da Nike, publicada no mês passado). Ok, estaremos ali para fazer uma cobertura jornalística – mas quem é que diz que também não somos competitivos?

Para auxiliar os treinamentos da equipe de jornalistas foi destacado o técnico Mário Sérgio Silva, da Run & Fun Assessoria Esportiva, de São Paulo. E pela troca de e-mails entre os 12 bravos representantes da imprensa dá para sentir que vai ser bem divertido.

UM LONGO CAMINHO PELA FRENTE. A largada será dada no dia 22 de outubro, às cinco da manhã, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Cada equipe contará com uma moto, uma van e um carro de apoio. O percurso começa com uma subida forte, com os atletas seguindo por algumas ruas e avenidas até chegar à Rodovia Anchieta. E dá-lhe estrada, passando por São Bernardo, Riacho Grande, Parque Caminho do Mar, Piassaguera… No km 70, surge a Rodovia Rio-Santos. Aos 97 km, já em Bertioga, tem início um trecho de corrida pela areia, que segue até a Riviera de São Lourenço. Na Praia de Itaguaré, cerca de 112 km percorridos, será hora de encarar uma trilha. A paisagem então vai se alternando entre praia e mata por todo o litoral norte: Boracéia, Juquehy, Sahy, Baleia, Cambury, Maresias. Atingiremos São Sebastião com 196 km rodados. Essa será nossa primeira parada. As Nike Villages (serão três ao longo do caminho) contarão com centro médico, mídia center e área de relaxamento com massagens, além da Central Nike+ para análise da performance dos corredores na prova. E ali os atletas também irão se alimentar e dormir.

No dia seguinte, cinco da manhã, pé na estrada de novo: rumo a Caraguatatuba (totalizando 222 km) e Ubatuba (km 273). Deixaremos São Paulo para trás depois de 320 km percorridos. E, já no estado do Rio, passaremos por Paraty (km 343) até chegarmos na Praia Brava para mais um merecido descanso.

No terceiro e último trecho vamos encarar Angra dos Reis (km 435), Trevo de Mangaratiba, Trevo de Itaguaí, Avenida Brasil ( km 526) e Avenida das Américas. Teremos percorrido 590 km quando atingirmos a Nike Village instalada no final da Barra da Tijuca. Nesse ponto, no dia seguinte, 25 de outubro, nos juntaremos a outros cinco mil atletas para o "sprint final": os 10K da Nike Human Race até a Praia de Ipanema, completando a Corrida SP>RJ – Desafio dos 600K.

Toda a cronometragem da prova, além de outras informações sobre a disputa, serão disponibilizadas por meio da tecnologia Nike+, sistema wireless (sem fio) desenvolvido em parceria com a Apple, que fornece informações de tempo, ritmo, distância e calorias queimadas pelo corredor. A tecnologia também permite um constante monitoramento do rendimento do atleta durante sua performance, através do iPod ou por uma pulseira.

Estou me preparando para trazer aos leitores da CR as grandes emoções que a prova promete, na revista, em nosso blog (www.revistacontrarelogio.com.br/blog) e twitter (www.twitter.com/contra_relogio). Além de meu próprio relato, vou correr atrás de boas histórias ao longo dos 600 km. Acompanhem a CR e… torçam por mim!

Veja também

Leave a comment