Sem categoria admin 4 de outubro de 2010 (4) (204)

Hérnia de disco; Cura para bursite; Barulho no joelho; Lesão no menisco; Dor na virilha; Alergia; Insuficiência mitral; Ruptura dos adutores; Entorse do tornozelo

HÉRNIA DE DISCO
Li um artigo que fala sobre como encarar a hérnia de disco, porém gostaria de saber se após cirurgia na L5S1 poderei voltar a correr. Tenho 42 anos e corria muito bem e em franca evolução. É possível? Existem casos?
Gildoverle de Freitas, Bagé, RS

Apesar das situações individuais, existem casos de retorno às corridas após a cirurgia de hérnia discal. A hérnia é causada pela lesão do disco intervertebral, estrutura fibro-cartilaginosa que se localiza no espaço entre as vértebras, permitindo que o núcleo gelatinoso do interior do disco se extravase pelo anel externo fibroso e empurre as raízes nervosas, levando ao clássico quadro clínico: dor lombar com irradiação para os membros inferiores, formigamento nas pernas, eventual diminuição de força muscular, dificuldade aos esforços e ao caminhar. A medicina não pode lhe garantir resultados, mas a cirurgia é realizada com a intenção de lhe propiciar uma melhor qualidade de vida. Discuta com seu médico suas pretensões, e seja rigoroso no período pós-operatório, realizando uma boa fisioterapia para que você reúna condições suficientes para um retorno triunfal às suas competições.

CURA PARA BURSITE
Tenho bursite trocanteriana, devido ao esforço repetitivo da corrida, acredito. Corro desde os 21 anos e agora tenho 26. Consultei um médico que me disse não haver cura para esse problema. Gostaria da opinião de vocês.
Edi Lima, por email

A bursite trocanteriana é inflamação de uma estrutura muito semelhante a uma pequena bolsa, localizada sobre um relevo ósseo do fêmur (osso da coxa), com a função de diminuir o atrito causado pela passagem de tendões e tecido conjuntivo sobre o local. Quando inflamada, aumenta seu volume pela presença de líquido em seu interior, causando dor e desconforto à movimentação do quadril ou à pressão sobre a mesma. A bursite evolui bem com tratamento fisioterápico, incluindo medidas analgésicas, exercícios de fortalecimento e alongamento da musculatura lateral da coxa e medicação analgésica/antiinflamatória. O tratamento correto e disciplinado trará bons resultados e você estará livre da dor.   

BARULHO NO JOELHO
Estou com 35 anos e corro há 20, aproximadamente. Tenho 1,78 m e 76 quilos. Nunca tive nenhuma lesão decorrente das corridas. Contudo, no treinamento orientado que fiz para a Maratona de Curitiba, em novembro de 2008, senti algum desconforto nos joelhos. Após a prova, o desconforto cessou. Mesmo assim, consultei um especialista antes de recomeçar os treinamentos para a Maratona de Floripa, em abril próximo. No exame clínico realizado, o médico não identificou qualquer indício de lesão, apesar de não ter realizado ressonância ou raio-x. Seu diagnóstico foi deficiência na musculatura anterior e encurtamento da musculatura posterior, ocasionando sobrecarga nas articulações dos joelhos. Recomendou sessões de musculação e exercícios para aumento da flexibilidade, os quais estou fazendo e já sinto melhora. Minha dúvida reside no barulho que tenho no joelho esquerdo. Sempre que subo uma escada, por exemplo, é um pequeno estalo a cada degrau, mas não sinto dor alguma. Realmente não sei desde quando tenho este barulho, mas observo que ele não tem aumentado. O referido profissional me informou que o ruído, somente, não indica lesão ou desgaste. Manteve seu diagnóstico, opinando pela não necessidade de realizar exames adicionais. Fui liberado para os treinos, desde que com atenção ao reforço muscular e ao aumento da flexibilidade. Devo investigar o barulho no joelho?
Daniel Castro Duarte, Florianópolis, SC

Os joelhos, assim como a coluna vertebral, os quadris e os tornozelos, são articulações que sustentam o peso do esqueleto humano, e portanto são submetidos constantemente a uma carga enorme, devido ao peso do corpo e aos exercícios físicos. Naturalmente que ocorre um desgaste destas articulações com o passar dos anos em função destes fatores, e a consequência é o desenvolvimento da osteoartrose, condição clínica caracterizada pelo sofrimento da cartilagem das articulações mencionadas, dor, edema, crepitação à movimentação (ranger dos ossos que você menciona como um "nhec") e formação de irregularidades ósseas visualizadas ao RX, como osteófitos ("bicos de papagaio") e redução do espaço intra-articular que é encontrado normalmente. O exame de ressonância magnética serve para avaliar a condição da cartilagem, verificando seu desgaste e comprovando a presença de lesões deste tecido. O uso de substâncias condroprotetoras, como os sulfatos de glicosamina e condroitina, auxilia na regeneração e proteção da cartilagem, porém os resultados dependem de cada caso. A alternância da corrida com outras atividades aeróbicas que não causem tanto impacto sobre seus membros inferiores, como natação, hidroginástica, corrida na água, spinning, é uma boa idéia pelo menos durante um período de maior dor. A musculação trará um melhor condicionamento a seus músculos, e portanto maior proteção às suas articulações. Use uma bolsa de gelo diariamente por 10 minutos, e resista à tentação ao uso de antiinflamatórios. 

LESÃO NO MENISCO
Corro há 30 anos (tenho 47), normalmente 10 km, em dias alternados; tudo dentro dos padrões recomendados (calçado bom etc). Recentemente, após correr 5 km, comecei a sentir uma dor fina no lado interno do joelho direito, que me fez parar e retornar mancando para casa. Imediatamente, procurei fazer uma ressonância magnética (em anexo) e, depois, consultei um ortopedista, especializado em joelho. Confesso que não fiquei satisfeito com a consulta, visto que ele olhou as chapas rapidamente, e, após me examinar na maca e mandar eu tentar andar agachado, coisa que não fiz, afirmou que o meu caso era para cirurgia. Também disse que, se eu voltasse a correr, sem a cirurgia, poderia provocar a saída do menisco da articulação, ficando a minha perna retesada; sendo caso para cirurgia de urgência. Não me orientou em mais nada, tipo se eu poderia fazer ou não alongamentos etc. Marcou a minha volta para daqui a dois meses, para fazer a cirurgia. No entanto, estou andando de bicicleta e já dei umas passadas de leve! O edema forte foi embora e a dor também; sinto apenas uma leve queimação na panturrilha e tenho um pequeno inchaço no joelho, quando me exercito. Percebo que, quando ando, há uma pequena projeção lateral de tecido; mas acho que é liquido sinovial. Gostaria de uma orientação circunstanciada, por favor.
Luiz Ricardo Selva, Maceió, AL

Realmente a lesão meniscal tem indicação cirúrgica, porém como costumamos falar em medicina, cada caso é um caso. Você sofreu uma ruptura do menisco medial (lado interno) do joelho direito, estrutura fibrótica que funciona como um amortecedor do joelho, provavelmente de origem degenerativa, ou seja, sem um entorse agudo da articulação, e agora está sentindo uma certa dificuldade para caminhar e pouco edema. Sem dúvida que as medidas fisioterápicas, como a bicicleta, irão lhe ajudar, porém não vão lhe dar um menisco novo. A eventualidade do travamento do joelho durante algum esforço, relatado pelo médico, também existe na medida que o menisco roto pode se interpor para dentro da articulação e mantê-la fixa, sem condição de você dobrar o joelho. A cirurgia se faria necessária nesta situação. Creio que deva ouvir outras opiniões a respeito do tratamento cirúrgico para que você consiga tomar uma decisão. 

DOR NA VIRILHA
Estou precisando da ajuda de vocês. Tenho sentido uma dorzinha na virilha, que me impede de treinar já há duas semanas. O médico me passou uma pomada (Cataflan), comprimidos relaxante muscular (Trilax) e bolsa de água morna. Melhorou bastante, mas estacionou a dor. Preciso voltar a treinar, pois tenho planos imperdíveis para este ano. O que devo fazer?
Aloysio Carvalho, Juiz de Fora, MG

A dor na virilha que você relata ocorreu após um movimento de estiramento da musculatura adutora da coxa? Sofreu alguma pancada? O local ficou roxo ou vermelho? Além da possibilidade mais plausível para o seu caso ser uma lesão muscular ainda não resolvida, há que se descartar a possibilidade de hérnia inguinal através de exame clínico com um cirurgião geral. A lesão muscular envolve o rompimento parcial de fibras musculares e requer um tratamento criterioso médico e fisioterápico, que passa pelo diagnóstico, medidas analgésicas e posteriormente o recondicionamento muscular com exercícios de força e alongamento. Cumpriu todas estas etapas? Busque ajuda de um médico ortopedista especialista em medicina esportiva para acompanhar seu caso.

ALERGIA
Corro há dez anos, geralmente cinco dias por semana, com uma quilometragem entre 50 a 70 km. Alguns meses atrás, apareceu uma alergia (coceira) em todo o meu corpo, especialmente nas pernas. Fui ao médico e fiz exames de sangue e também de urina, mas nada foi constatado. Gostaria de saber se esta alergia tem alguma coisa a ver com minhas corridas (talvez falta de alguma proteina), já que não tenho o hábito de tomar vitaminas, só alimentação normal.
Adilson Manoel Domingues, Bauru, SP

Não creio que seu problema da alergia esteja relacionado às corridas. Pelo seu relato, você desenvolveu uma reação alérgica exacerbada a algum agente externo a seu corpo, que pode ser da alimentação, medicação, contato com algum animal, ou ambiente externo. Todos nós temos reações alérgicas no dia-a-dia, porém a sua foi exagerada. O hábito de não ingerir vitaminas não deve estar relacionado também. Você não comeu nada diferente ultimamente? Tomou alguma medicação? Sofreu picadas de insetos? Fez uso de algum produto dermatológico? Consulte um médico alergista para uma melhor avaliação do seu caso. E leia matéria na seção Nutrição, deste mês, que traz assunto relacionado ao seu problema.

INSUFICIÊNCIA MITRAL
Fiz ecocardiograma e apresentou insuficiência mitral discreta. Sou muito nervosa, sinto muito cansaço, agitada demais, inclusive já tive problemas de depressão. São estas coisas que levam a este problema? Meu cardiologista pediu para eu passar por psiquiatra para poder controlar essa ansiedade; isto ajudará no meu problema?
Imaculada Assis, via e-mail

Sem dúvida que estas condições contribuiram para o desenvolvimento de sua insuficiência mitral, que nada mais é do que uma incapacidade de uma das válvulas do coração reter o sangue que passou por ela, apresentando um vazamento e permitindo que uma pequena quantidade de sangue reflua para outra câmara (espaço) cardíaca. A visita ao psiquiatra pode ser importante, porém você não faz menção em sua pergunta a exercícios físicos. Creio que uma rotina bem elaborada de atividade física, com caminhada/corrida e exercícios de resistência muscular localizada seria tão boa para você quanto qualquer medicação antidepressiva. Converse com seu cardiologista a respeito de sua capacidade para exercícios físicos, faça os exames necessários para sua liberação, consulte um professor de Educação Física e comece um novo capítulo em sua vida.

RUPTURA DOS ADUTORES
Sofri uma ruptura muscular dos adutores da coxa esquerda há 4 meses. Qual o tratamento e/ou medicamento mais recomendado para uma rápida recuperação?
Joao Bosco F. da Cunha, via e-mail

O melhor remédio para uma lesão muscular é o repouso e tratamento analgésico do grupo muscular acometido, pelo tempo médio de 3 semanas, seguido do recondicionamento muscular composto por exercícios de fortalecimento e alongamento, e retorno gradual às corridas. A lesão muscular pode ser dividida em 3 tipos: contusão ("paulistinha"), estiramento (lesão parcial de fibras) e ruptura total (mais grave), com tratamentos diferentes para cada tipo, dependendo da gravidade. A recorrência da lesão é a complicação mais séria, pois o tratamento vai se tornando cada vez mais longo e difícil, portanto todas as lesões musculares devem ser acompanhadas criteriosamente por médico e fisioterapeuta. As fibras musculares, quando lesadas, não se regeneram exatamente da mesma forma que surgiram originalmente, e uma espécie de cicatriz se forma no local. O músculo perde alguma força e extensibilidade, portanto o atleta deve estar atento a esta nova condição. Cumpra um período rigoroso de recondicionamento muscular e retorno gradual aos treinos

ENTORSE DO TORNOZELO
Faz um mês sofri uma entorse, com edema generalizado, hematomas (roxo e vermelho em volta do tornozelo e sola do pé). Estou tratando com fisioterapia. fazendo turbilhão, drenagem e ultra som, assim como banho de contraste e laser. Será que 8 séries de ultra som e 8 de laser serão suficientes?
Sandra, via e-mail

Creio que seu tratamento está correto nesta fase inicial de fisioterapia, que está utilizando medidas para o controle da dor, redução do edema e dos hematomas, e retorno da amplitude de movimento da articulação. Agora é o momento de ingressar com exercícios de fortalecimento e propriocepção, ou seja, treinamento de força e equilíbrio com o pé, pois houve uma perda destas capacidades com a imobilização prolongada do tornozelo. O entorse causa uma lesão parcial das fibras de ligamentos mediais e laterais do tornozelo, e normalmente deixa uma sequela de dor neste local, portanto se torna imperativo um acompanhamento criterioso de sua lesão, com retorno gradual às atividades de corrida.

Veja também

4 Comments on “Hérnia de disco; Cura para bursite; Barulho no joelho; Lesão no menisco; Dor na virilha; Alergia; Insuficiência mitral; Ruptura dos adutores; Entorse do tornozelo

  1. Olá. Em 2008 sofri uma torção no joelho esquerdo, fiz uma ressonância e o médico diagnosticou lesão total no ligamento cruzado anterior. Contudo após as fisioterapias ele fez diversos testes e disse que físicamente não aparentava ter rompimento do ligamento e não quis fazer a cirurgia. De lá para cá vida normal, faço de tudo sem dores e limitações. Recentemente sofri outra torção no mesmo joelho de igual gravidade, porém desta vez não fiz outra ressonância. Estou me recuperando muito rápido por sinal e já estou voltando a realizar todos os movimentos normalmente. A pergunta é a seguinte: Qual a importância deste ligamento já que se está rompido, eu tecnicamente não poderia estar fazendo todos esses movimentos, inclusive corrida o que sobrecarrega os ligamentos? Poderia eu ter nascido sem este ligamento, pois pelo que me parece não está me fazendo a menor falta?

  2. boa tarde… a cerca de um mes fiz uma entorse ao joelho direito pois tenho andado em tratamento…ja nem sinto quase dor nenhuma so em alguns exersiçios… mas fiquei com estalidos no joelho,quando subo escadas e faço musculaçao a perna oiço estalos pareçe uma coisa a ralar…gostava de saber se é normal e se posso voltar ao futebol e a minha vida normal comn esses estalos…?obrigado pela atençao eviem me para o meu msn… lameira_lameira@hotmail.com

  3. tenho bursite no ombro esq. é uma dor cança que as vezes da até camibra.

  4. Oi…
    Fiz ecodoplecardiograma e apareceu um resultado de insuficiencia mitral discreta. Ja no teste de esteira o resultado foi de excelente capicidade cardiorespiratoria. Faço jiu-jitsu,musculaçao e corro.Gostaria de um comentario a respeito.

Leave a comment