Perfil zMais notícias Josiany Salache 16 de julho de 2024 (0) (690)

Tatiane Raquel Silva, nossa representante nos 3.000 m com obstáculos em Paris 2024

Avatar de Josiany Salache

POR JOSIANY SALACHE | @josianysalache @corridanaredepodcast

Campeã brasileira e sul-americana na modalidade, a atleta paranaense Tatiane Raquel Silva foi oficialmente convocada para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, na prova de 3.000 m com obstáculos. 

Essa será a segunda participação de Tatiane em Olimpíadas,  que já havia feito história nos Jogos de Tóquio 2021, onde teve um excelente desempenho, quebrando o recorde brasileiro, com o tempo de 9:36:46, terminando em 7º na segunda série eliminatória.

Desde o ano passado, a atleta vem somando pontos importantes para a classificação, participando de várias competições e treinando intensivamente, inclusive fora do país. Em sua recente participação no Troféu Brasil de Atletismo, e pelo primeiro ano defendendo as cores do Pinheiros E.C., Tatiane confirmou o favoritismo, levando o ouro na prova dos 3.000 m com obstáculos pela 11ª vez consecutiva, com o tempo de 10:00.32. Nos 5.000 m rasos, ela também foi a campeã, com o tempo de 16:18.90.

Atualmente, Tatiane cumpre um rigoroso cronograma de treinamento em São Paulo, antes de embarcar para Portugal e depois segue para Paris. A prova está marcada para o dia 4 de agosto, onde a atleta busca superar seus próprios recordes, com o objetivo inédito de se classificar para a grande final. Nessa entrevista concedida para o site Contra-Relógio, a atleta conta sobre suas expectativas para as Olimpíadas. Confira:

CR: Como você recebeu a convocação para os Jogos Olímpicos de Paris? 

Ser convocada para minha segunda Olimpíada é uma emoção muito grande. Eu tinha expectativa de ser convocada, e vinha buscando isso desde o ano passado. Então, só confirmou o trabalho que estou fazendo, e que investi bastante.

CR: Paris será sua segunda Olimpíada, pois já vem fazendo história desde os Jogos Olímpicos de 2021. Em Tóquio, você quebrou o recorde brasileiro da prova, ficando na 7ª posição na série. Você se sente mais preparada e experiente? Quais suas expectativas?

Eu acredito que nesses Jogos Olímpicos eu estou muito mais preparada, mais experiente, pois abaixei mais 12 segundos de lá para cá, bati minha marca, com o recorde sul-americano brasileiro novamente. Estou bem preparada para isso!

CR: Como analisa o seu desempenho no Troféu Brasil de Atletismo 2024?

O Troféu Brasil de Atletismo é a competição que eu mais amo, porque tenho história, já que participo do Troféu Brasil desde 2004 e quero somar muito mais medalhas dentro do Brasil. Então, já são 11 anos consecutivos que ganho os 3.000 m com obstáculos e, neste ano, somei 17 medalhas na minha história do TB.

CR: Tem alguma dieta especial? Usa suplementos para melhorar o seu desempenho?

Eu não tenho uma dieta especial, mas tento seguir o mais fiel possível do que eu estou acostumada a comer tanto quando eu viajo quanto quando estou em casa para não fugir muito, assim não sai tanto da nossa rotina.

CR: Como e quando você começou no atletismo.

Eu comecei aos 13 anos de idade em Londrina, Paraná, e sempre quis ser atleta desde os 10 anos de idade, quando já me destacava na escola em saltos e corridas de rua. Sempre quis isso, então eu fui atrás, batalhei e já são 21 anos de carreira.

CR: Como vê o esporte (atletismo) no Brasil.

O atletismo vem crescendo muito. O investimento que a gente está tendo ainda é pouco, mas acredito que vem mudando. Eu treino numa cidade que não tem tanta estrutura do atletismo, não tem uma pista sintética, mas eu venho lutando e batalhando para que isso aconteça e acredito que vai demorar um pouco. A gente vem mudando um pouco esse pensamento de que “correr é só pegar um tênis”. Então, acredito que vai demorar um pouquinho, mas a gente tá no caminho… só não sei quando a gente poderá a vir ter uma estrutura como na Europa ou como nos Estados Unidos.

CR: Bate-bola.

– Atletismo = Minha paixão!
– Olimpíadas =  Meu sonho. 
– Uma competição especial = Troféu Brasil de Atletismo
–  Um Sonho = Uma medalha Olímpica
– Família = Minha base, meu tudo!

CR: Deixe uma mensagem para os seus seguidores, leitores do site CR e os brasileiros que vão acompanhar você nas Olimpíadas.

A mensagem que eu deixo para o pessoal que me acompanha e  que acredita no esporte brasileiro é que torçam pela gente! Eu acho que a gente tá fazendo muito pelo atletismo e com certeza eu vou dar o meu máximo para poder representá-los!

CR: Agradecimentos. (Pode falar dos seus parceiros e patrocínios).

Deixo meu agradecimento aqui a meus patrocinadores e apoiadores, que são o Esporte Clube Pinheiros,  Força Aérea Brasileira, o Superpão, Cidade dos Lagos, Fernanda França Fisioterapia, D`Kazza Planejados, Academia Varela Sports, WM Mídia e a todos que estão comigo nessa batalha, principalmente a minha família. Sem meus apoiadores, patrocinadores, a gente não é nada … eu não conseguiria estar em mais uma Olimpíada. Sou muito grata ao investimento que fizeram em mim. Agora é focar para que eu chegue na final!

Avatar de Josiany Salache


Josiany Salache é jornalista apaixonada por esportes, corredora de rua e Host do Podcast Corrida Na Rede @corridanaredepodcast

Veja também

Leave a comment