Tô Correndo Tomaz Lourenço 31 de agosto de 2023 (0) (4060)

Maratona mais plana de SP será no dia 26/11, em Sorocaba. Última e ótima opção para entrar ou melhorar de posição no Ranking 2023

POR TOMAZ LOURENÇO


Todo corredor que decide encarar os 42 km sabe que precisa treinar com afinco para superar a longa distância. Mas também tem consciência que deve buscar eventos em que o desafio seja o menos desgastante possível e isso se traduz em dois aspectos da prova: percurso e clima.

Enquanto em provas de 10 ou mesmo 21 km trajeto e temperatura são fatores a serem levados em conta, mas não decisivos, na maratona eles ganham uma importância extrema, o que explica a enorme procura por provas no exterior que oferecem essas duas “ajudinhas”, como Berlim, Chicago, Paris e Buenos Aires. Também contam, é verdade, outros detalhes como boa organização, grande participação, muito público e, obviamente, o turismo associado.

Considerando que três meses costuma ser o período planejado pela maioria dos corredores para se preparar bem para os 42 km, a primeira semana de setembro é excelente data para o início desse treinamento, daí a razão deste post.

Para os que querem entrar no Ranking Brasileiro de Maratonistas 2023, ou melhorar sua já classificação, três maratonas na segunda quinzena de novembro serão as últimas chances. Dia 19 a de Curitiba e no domingo seguinte as de Brasília e Sorocaba.

No que se refere ao percurso de cada uma, a diferença é gritante, uma vez que tanto na capital paranaense como na federal são muitas as subidas e descidas, enquanto na do interior paulista os participantes encontrarão um trajeto 99% plano! Aliás, esta maratona é de longe a que oferece os 42 km mais favoráveis no Estado, em comparação com as três realizadas na capital, ou seja, São Paulo, SP City e a da Fila.

Quanto ao clima, deverá ser praticamente o mesmo nas três cidades, com leve favorecimento para Curitiba, desde que o sol não apareça pra valer, em função de sua elevada altitude. Também positivo na capital paranaense e em Sorocaba a largada a partir das 5 horas, enquanto em Brasília está prevista a saída às 6 horas.

Os que correram uma das quatro deste fim de semana (Fila em SP, Floripa, Goiânia e Vitória) terão mais facilidade na preparação para essas de novembro, já que se perde pouco do condicionamento conseguido, após duas ou três merecidas semanas de descanso.

Como informação complementar, outras maratonas no país oferecem percurso praticamente todo plano, como é o caso de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Florianópolis e Blumenau.



Tomaz Lourenço é jornalista, 76 anos; lançou a revista Contra-Relógio em outubro de 1993, sendo seu editor até a última edição em abril de 2021. Correu mais de 60 maratonas no Brasil e exterior, além de 2 Comrades; seu recorde nos 42 km foi ao estrear na distância, em Blumenau 1992, com 3h04. Contato: tomazloureno1947@gmail.com

Veja também

Leave a comment