20 de setembro de 2024

Contato

Notícias Redação 19 de maio de 2023 (0) (535)

Melânia Luz é a sétima integrante do atletismo no Hall da Fama


Mais um nome do atletismo brasileiro passou a integrar o Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Melânia Luz, a primeira mulher negra a disputar uma Olimpíada pelo Brasil, em Londres 1948, foi eternizada – homenagem póstuma – na galeria dos ídolos do esporte nacional, em evento realizado pelo COB na noite desta quinta-feira (18/05), em São Paulo, com a presença do presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) Wlamir Motta Campos. 

Manoel dos Santos (natação), Marcelo Ferreira (vela), Renan Dal Zotto (vôlei), Ricardo Prado (natação), Walter Carmona (judô) e Yane Marques (pentatlo moderno) foram os demais escolhidos para integrar o Hall da Fama em 2022. 

Criado em 2018, o Hall da Fama do COB tem 28 atletas de diversas modalidades, sendo outros seis do atletismo: Vanderlei Cordeiro de Lima, João do Pulo, Sylvio de Magalhães Padilha, Joaquim Cruz, Adhemar Ferreira da Silva e Aída dos Santos. Melânia Luz, velocista três vezes medalhista sul-americana e primeira mulher negra a integrar a delegação brasileira em Jogos Olímpicos, em Londres-1948, terá sua biografia publicada numa página do Hall da Fama virtual no site do COB.

Janeth e Walmir na homenagem, recebida por Maria Emília, filha de Melânia (Foto: CBAt)

“É muito importante esse reconhecimento. Ela foi a mulher número um do atletismo do São Paulo Futebol Clube e também era treinada por Dietrich Gerner, treinador de Adhemar Ferreira da Silva e também da dona Wandinha (Wanda dos Santos). Isso é muito importante para o atletismo brasileiro e estamos muito felizes pela inclusão da Melânia no Hall da Fama. No ano passado tivemos a entrada da Aída dos Santos, também extremamente importante para o atletismo nacional”, disse Wlamir da Motta Campos.

A CBAt também seguirá trabalhando pela inclusão da campeã olímpica do salto em distância, Maurren Maggi, no Hall da Fama, para que o nome seja analisado na votação dos membros da comissão do COB que escolhe os indicados. Maurren é a primeira campeã olímpica em prova individual – o salto em distância, em Pequim-2008 – e tricampeã pan-americana.

Fonte: release CBAt

Veja também

Leave a comment