A Maratona de Tóquio, realizada no dia 5 de março, abriu o circuito das World Marathon Majors em grande estilo. Com uma temperatura em torno de 8 graus e um percurso favorável a boas performances, a prova proporcionou um dos finais mais acirrados já vistos em maratona, com um sprint final que garantiu a vitória ao etíope Deso Gelmisa, com 2:05:22. Essa foi a primeira vitória do atleta numa Abbott World Marathon Major.
A prova foi levada pelos coelhos até o km 30, quando o pelotão da frente caiu de 10 para 6 atletas, que se mantiveram juntos até 1 km para o final. Nos 500 metros finais, a disputa ficou entre 4 corredores. Na última curva, já na reta para a linha de chegada, três etíopes disputavam a liderança. Gelmisa levou a melhor e garantiu a vitória em cima do compatriota Mohamed Esa, que fechou a prova em segundo, com o mesmo tempo do campeão. Tsegaye Getachew terminou em terceiro, com 2:05:25.
O etíope Sisay Lemma, que tinha o melhor tempo de maratona no startlist (2:03:36), parou na marca do km 25, abrindo assim o caminho da vitória para seus compatriotas.
Na prova feminina, a queniana Rosemary Wanjiru venceu com o sexto tempo mais rápido do mundo, 2:16:28. Essa foi a primeira vitória da queniana na distância, que tem fortes laços com o Japão, já que é formada na Aomori Yamada High School.
A etíope Tsehay Gemechu ficou em segundo lugar, com 2:16:56, o oitavo tempo mais rápido do mundo. Ashete Bekere, também da Etiópia, foi a terceira colocada, com 2:19:11.