Especial admin 4 de outubro de 2010 (0) (149)

Entre amigos, pela corrida

A corrida pode ser até uma atividade individual, mas está cada vez mais "coletiva". As pessoas correm em duplas, em trios, em grupos. As assessorias esportivas, sem dúvida, têm contribuído para isso: oferecem treinamento e incentivam a interação entre seus alunos.  Mas, diferentemente delas, sem pensar em aulas formais e custos, vêm surgindo alguns grupos de corrida onde o que importa é a amizade, a paixão pelo esporte e a troca de experiências.  

"Minha idéia sempre foi integrar corredores, oferecer um espaço para que todos possam compartilhar emoções, idéias, dicas e fazer novas amizades", conta o web designer Ricardo Aloise Brossa, 32 anos, criador da PlayTeam. Já o publicitário Valmir Terezani Garcia, 43 anos, fundador da Equipe Podium / Afimesp, destaca entre seus objetivos o incentivo à qualidade de vida: "Através do esporte as pessoas melhoram a auto-estima, previnem doenças e até abandonam vícios. Queremos fazer também com que todos acreditem que é possível superar limites e vencer."

O início de tudo. A idéia da PlayTeam nasceu no dia em que Ricardo Aloise fez sua estréia em uma corrida de rua. "Senti a necessidade de um espaço para troca de informações sobre esse universo. Comecei a aplicar meus conhecimentos profissionais na área de web para criar um site e, a partir daí, surgiu a vontade de montar uma equipe que não tivesse o compromisso de formar campeões, mas unir vencedores anônimos. A PlayTeam começou oficialmente em janeiro de 2006, formada por quatro amigos: eu, Rogério, Augusto e Carlão", conta Ricardo.

A primeira corrida de Valmir Terezani também foi o ponto de partida para a Equipe Podium. "Participei da prova ao lado de colegas de trabalho da Imprensa Oficial. No momento em que vi os vencedores no podium, pensei: ‘um dia eu e meus amigos também estaremos lá'. Inspirado por esse momento, formei o grupo. No início era apenas uma brincadeira. Agora estamos mais competitivos e melhor preparados, inclusive temos o patrocínio da Afimesp (Associação dos Funcionários da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo)", diz o publicitário.

São tantas emoções. Entre as histórias marcantes da Podium, Valmir cita a do participante Marcelo José Rodrigues, que chegou pesando 102 kg e hoje se mostra ágil nas competições com seus 73 kg – já correu quatro maratonas (3h11m foi seu melhor tempo), 21 meias-maratonas e 102 provas nas mais diversas distâncias. "Já tivemos também dependentes de álcool, cigarros e drogas, que abandonaram o vício por meio do incentivo do esporte", revela.

Apesar do pouco tempo de existência, a PlayTeam acumula muitas experiências emocionantes. A que mais marcou, no entanto, aconteceu durante a Maratona de São Paulo 2007. Ricardo Aloise conta: "Durante alguns meses, o pessoal treinou forte para esta prova, que foi a primeira maratona de muitos atletas. Montamos um ponto de apoio dentro da USP, no quilômetro 32, com frutas, água, isotônico e muita vontade de ajudar. E para cada atleta nosso foi destacado também uma espécie de ‘anjo da guarda', ou seja, um atleta voluntário para correr a seu lado, dando incentivo nos 10 quilômetros finais. Acompanhei um dos corredores e fiquei emocionado em vivenciar aquele momento. Ao chegar ao final percebi que poderia e deveria fazer mais. Assim, cada corredor de apoio que concluía a prova voltava para buscar o próximo parceiro. E, claro, esquecemos de ver a camiseta das pessoas e passamos a apoiar todos os que demonstravam precisar de nossa ajuda. Com isso, presenciei uma das mais bonitas chegadas: toda a equipe de apoiadores e alguns atletas se uniram para receber um grande amigo, que tinha que terminar a maratona dentro do horário máximo permitido. Quando chegamos na reta final ao seu lado, ele não conteve as lágrimas. Foi um fato tão especial que já começaram as inscrições para ‘anjos da guarda' para 2008!"

PODIUM: INCENTIVO NO TRABALHO E FORA DELE
Fundador: Valmir Terezani Garcia, publicitário
Quando surgiu: setembro de 2003, em São Paulo
Número atual de corredores: 50
Site: www.equipepodium.org
Como se associar: basta enviar um e-mail para informativopodium@yahoo.com.br
Custo para se associar: nenhum. "Uma boa amizade é o pagamento para fazer parte da nossa equipe", diz Terezani
Como a equipe se mantém: um grupo, formado por atletas da Imprensa Oficial, é patrocinado pela Afimesp; outro, que agrega atletas avulsos, se mantém por condições próprias.
Ponto de encontro: os atletas são informados a respeito de treinos marcados – geralmente no Parque do Piqueri, Parque do Carmo ou Ceret, na Zona Leste – e provas, através de e-mail ou telefonema. Nas competições, a reunião acontece sempre ao lado esquerdo do pódio.
Treinamento: segundo o criador do grupo, alguns atletas treinam seguindo as planilhas da Contra-Relógio, outros com orientação de assessorias esportivas. Os atletas da Afimesp contam com apoio de uma nutricionista e instrutores da academia da própria empresa.
Diferencial: "Buscamos apoiar e ajudar as pessoas que estão começando a praticar o esporte. Nossa missão é estar sempre ao lado dos atletas, nos bons e nos maus momentos", diz Valmir Terezani.

PLAYTEAM: UMA CORRENTE QUE NÃO PáRA DE CRESCER
Fundador: Ricardo Aloise Brossa, web designer
Quando surgiu: Janeiro de 2006, em São Paulo
Número atual de corredores: 1.800, de diversos estados e até países
Site: www.playteam.com.br
Como se associar: basta se cadastrar pelo site. Aqueles que não têm tempo, paciência ou acesso à Internet, podem procurar a equipe em dias de provas e treinos.
Custo para se associar: nenhum. "Existe uma arrecadação voluntária – o ‘membro colaborador' faz a contribuição no valor que desejar. Mas não é obrigatória e não distinguimos quem ajuda de quem não pode fazê-lo", diz Ricardo.
Como a equipe se mantém: com a ajuda de seus membros. Às vezes são fechadas pequenas parcerias para cobrir os custos com camisetas em eventos especiais ou prêmios para o ranking interno do grupo.
Ponto de encontro: o grupo se reúne na Cidade Universitária da USP todas as segundas e quartas (às 19 h, próximo à Reitoria) e aos sábados (8 h, Raia Olímpica), e às segundas e quartas (18h30) e terças e quintas (6 h), na Marquise do Parque do Ibirapuera, além de marcar presença em praticamente todas as provas realizadas em São Paulo e nas principais corridas do Brasil.
Treinamento: a PlayTeam conta com professores voluntários que realizam uma vez por mês, gratuitamente, o chamado treino-técnico. Foi fechada também uma parceria com a BK Sports, que resultou na criação da PlayTeam Trainer – a assessoria esportiva oficial da equipe. Os treinos acontecem em diversos horários e locais e, segundo o criador da equipe, foi uma maneira de oferecer treinamento individual, por um custo acessível.
Diferencial: "Para nós não importa saber qual foi o seu tempo final, mas o quanto você curtiu o momento. E nossos relacionamentos ultrapassam os limites da corrida, tanto que freqüentemente nos reunimos em confraternizações. Não posso deixar de citar ainda nosso site, um meio de comunicação muito eficiente e bem aproveitado pelos usuários", enumera Aloise.
Ação Social: Entre suas comissões internas, a PlayTeam tem uma que é responsável por realizar ações sociais, com o objetivo de ajudar as mais diversas instituições. Para o Natal 2007, a equipe está arrecadando alimentos que serão destinados a crianças portadoras do vírus HIV.

Veja também

Leave a comment