20 de setembro de 2024

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Especial admin 12 de outubro de 2014 (0) (94)

Grupos de marcas ganham espaço

Nos últimos anos, junto com o boom da corrida de rua no país, cresceu o número e o tamanho das assessorias esportivas, focadas principalmente em treinar e preparar novos corredores para completar suas primeiras provas. Uma pesquisa realizada pela empresa de eventos Iguana Sports no ano passado aponta algumas características sobre o mercado de assessorias: são relativamente recentes (48% foram criadas há menos de 5 anos) e têm dificuldade em reter os clientes (55% deles ficam menos de dois anos na equipe). Outro dado interessante é que 55% delas têm patrocínio de alguma marca esportiva.
Mas e quando a marca de material esportivo resolve criar seu próprio grupo de corrida? Esse movimento vem aumentando nos últimos dois anos, com alguns fabricantes atuando diretamente neste mercado com suas próprias equipes, em vez de patrocinar as assessorias, para ter um contato direto com seus consumidores. A Contra-Relógio foi conversar com os grupos de corrida da Nike, Adidas e North Face, para entender a motivação de cada empresa por trás dessas iniciativas.
Em agosto de 2013, a Nike criou o Nike+ Ipanema Running Club, um grupo que se reúne semanalmente na sua loja de Ipanema, no Rio de Janeiro, para um treino informal e descontraído. O NIRC, como é conhecido, é uma equipe que não tem a pretensão de substituir a assessoria esportiva, mas sim servir como um ponto de encontro semanal para os atletas entrarem em contato com a marca. A cada semana, uma ou duas personalidades do esporte marcam presença para contar suas histórias e conduzir os treinos. Já passaram por lá nomes como Vanderlei Cordeiro de Lima, Joaquim Cruz, Róbson Caetano e Fernanda Keller.
Beatriz Bottesi, diretora da Nike no Brasil, explica a criação do NIRC: "O objetivo era criar um destino de corrida no Rio de Janeiro que tivesse a ver com os cariocas e com a loja de Ipanema. Além dos treinos gratuitos, a ideia é proporcionar uma experiência divertida, a possibilidade de se conectar com outros esportistas, oferecer bate-papos com convidados especiais e mostrar em primeira mão todas as novidades da Nike".
Os treinos, abertos a quem quiser aparecer, sem necessidade de inscrição, acontecem todas as quartas-feiras, às 19h, e cerca de 80 pessoas comparecem por treino. A partir do encontro na loja, os corredores saem para treinar nos arredores, cada dia em um percurso diferente. Durante o treino, marcadores de ritmo acompanham todos os tipos de atletas (iniciantes, intermediários e avançados) em distâncias variadas.
Uma das frequentadoras mais assíduas é a psicóloga venezuelana Lhyoba Obediente, que começou a frequentar o clube em dezembro de 2013, sem deixar de lado a assessoria com a qual já treinava antes. "Faço questão de ir toda quarta-feira para participar das sessões com os convidados, que normalmente são profissionais do esporte experientes, e eu gosto muito de conhecer suas histórias. Os treinos são divertidos e já fiz vários amigos. Além disso, no NIRC tenho a oportunidade de experimentar novos modelos de tênis, além de trocar experiência com outros corredores e treinadores", explica Lhyoba.
Para o futuro, Beatriz diz que a intenção é: "Levar essa energia que foi criada no Nike+ Ipanema Running Club para outros running hot spots, universidades, academias. Expandir o clube na cidade do Rio de Janeiro e, por que não, criar outro em São Paulo".

DUAS FRENTES. Já a Adidas optou por um modelo diferente de relacionamento com os adeptos da corrida. Além de patrocinar sete assessorias esportivas ao redor do país, a marca se relaciona de forma direta com os corredores através do grupo adiLeaders. Implementado há 3 anos sob o nome de Pelotão Adizero, é composto exclusivamente de 50 integrantes selecionados como formadores de opinião, seja pela sua performance como atletas, seja pelo poder de influência destes nas mídias sociais.
Segundo Eduardo Rodrigues, gerente de marketing da Adidas, o propósito do adiLeaders é levar a experiência da marca para estes esportistas formadores de opinião, através de treinos presenciais ocasionais, nos quais eles conhecem em primeira mão as novidades e lançamentos da marca, visando obter um retorno sobre a qualidade dos produtos e divulgação dos mesmos, gerando mídia espontânea para a empresa.
Eduardo explica que o adileaders é uma iniciativa voltada ao relacionamento, sem qualquer pretensão de substituir a assessoria esportiva (ou outra forma de treinamento) que cada corredor já frequenta. Além disso, ressalta que estes componentes da equipe não são patrocinados e, portanto, não têm obrigação de vestir a camisa da marca ou falar bem dela.
A novidade este ano é que o grupo passa a funcionar em sistema de revezamento. Além dos 50 atletas que já fazem parte, outros 50 foram convidados para se juntar à turma no mês passado e a ideia é que a cada ano os mais antigos deixem o conjunto para que outros 50 possam vir a integrar a equipe. Dessa forma, a Adidas aumenta o alcance da divulgação da marca, promovendo um revezamento dos corredores.
Uma das novas adiLeaders, Kauana Araújo, jornalista paulistana de 22 anos, conta como é fazer parte deste grupo: "O convite para participar do adiLeaders foi inesperado, e eu fiquei muito feliz! No nosso primeiro encontro, conhecemos as pessoas que já faziam parte do projeto e as novas, assim como eu. Além de distribuição de kits exclusivos, com camiseta, jaqueta e tênis, conhecemos mais sobre a linha running da Adidas e, ainda, como será a primeira corrida da marca no Brasil''.
O projeto atualmente só funciona em São Paulo, mas, segundo Eduardo, existe a possibilidade de expandir a iniciativa para outras cidades, ainda que hoje não haja um planejamento concreto para tal.

NA MONTANHA. A North Face, ao contrário das outras duas empresas, criou uma assessoria esportiva no formato tradicional, só que com um diferencial que tem a ver com o DNA de sua marca: voltada para os treinamentos de corrida de montanha (trail running).
O "The North Face Running Club" foi criado em maio de 2012. O clube é uma assessoria focada no trail running, com base nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e, mais recentemente, Curitiba. Segundo Geraldo Isoldi, diretor do clube, "o objetivo é fomentar o mundo do trail run, oferecendo um treinamento técnico e de qualidade para os amantes da corrida em trilha. Além disso, queremos aproximar os atletas da marca e de seu DNA – Never Stop Exploring".
Hoje a assessoria da North Face conta com mais de 100 alunos nas três sedes, número este que, segundo Isoldi, atende à expectativa e deve continuar crescendo dado o aumento da popularidade das disputas trail run no país.
O perfil dos alunos que têm migrado para a assessoria da North Face é composto principalmente de esportistas experientes que frequentavam assessorias tradicionais e, com a vontade de sair das ruas para as montanhas, procuraram um grupo que priorizasse a modalidade. Mas isso não impede os novatos de aderirem à equipe, muito pelo contrário: "Tem muita gente que acha que exigimos experiência para quem quer participar, mas temos alunos em todos os níveis de aptidão física; é para isso que estamos aqui", comenta o diretor.
E os alunos aprovam a assessoria. Marcos Zamith, empresário carioca de 54 anos, se juntou ao grupo no início do ano, vindo de outra assessoria esportiva: "Optei pela TNFRC pelo fato de ter o foco de treinamento voltado para as provas de montanha, modalidade que me atrai mais hoje em dia… Praticamente abandonei as corridas em asfalto. Sem falar que em uma equipe pequena (em número de alunos), a atenção e o cuidado com seus integrantes são diferenciados. Estou muito satisfeito nesse novo projeto e todos lá sentem como se fosse uma ‘grande família de corredores'".
E o futuro deste mercado parece promissor para a North Face: "Queremos que o The North Face Running Club Brasil seja o melhor e maior do mundo. Acreditamos que a modalidade deve aumentar ainda mais seu ritmo de crescimento no país, porque as pessoas que vivem nos grandes centros urbanos buscam cada vez mais uma fuga deles e o trail run acaba sendo uma maneira fácil e prazerosa de se fazer isso. Administramos a assessoria como uma empresa que presta serviço; é esse o nosso negócio: clientes satisfeitos e com os resultados desejados".
Para saber mais informações sobre os grupos da Nike e North Face, acesse: http://www.nike.com/br/pt_br/c/running/nikecorreipanema e http://thenorthfacerunningclub.com.br/.

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