20 de setembro de 2024

Contato

Especial Performance e Saúde Redação 12 de março de 2013 (4) (264)

Para voar na meia-maratona

O Desafio Caixa-CR nos 10 km ficou em 2012, agora, a meta é baixar os tempos na meia-maratona. São três marcas: sub 1h30, sub 1h40 ou sub 1h50. Depois das festas de Natal e Réveillon, o que acha de começar o ano já buscando um recorde pessoal nos 21 km? O técnico Fernando Gois, da Tribo do Esporte, de Florianópolis – SC, elaborou o treinamento de oito semanas para os leitores da revista.

As referências são os melhores tempos nos 10 km. Assim, se você corre abaixo dos 50 minutos nessa distância, tem condições de ir em busca do sub 1h50 na meia; para os que têm 45 minutos, é viável ser sub 1h40, enquanto para os com 40 minutos o objetivo deve ser o sub 1h30 nos 21 km. "Para todas as metas, julgo necessário o corredor já ter feito alguma meia-maratona no último ano", comenta Fernando. Ou seja, as planilhas aqui apresentadas não são para iniciantes.

Fernando dividiu os treinos em três sessões semanais – intervalado, ritmo e rodagem. "Os treinos deverão ser realizados sempre em dias alternados, exemplo: terça-quinta-sábado ou domingo, intercalando se possível com musculação/pilates, ciclismo ou natação. Caso deseje ou tenha tempo para correr 4 ou 5 vezes na semana, pode fazer trotes de 30 a 45 minutos nos dias de descanso", explica.

De acordo com o treinador, é fundamental também entender as diferenças entre os três tipos de exercícios:

Intervalado: "Treino de alta intensidade, no qual se devem fazer as séries sempre melhorando os tempos, ou seja, não adianta correr o primeiro tiro muito rápido e depois cair de rendimento. O ideal é manter ou baixar gradativamente as marcas. Geralmente, feitos em pista ou terreno plano."

Ritmo: "Próximo ao tempo de prova dos 10 km."

Rodagem: "Ritmo moderado que deve ser feito em ruas e parques."

Trote: "Ritmo leve adotado para recuperação ativa, aquecimento, volta à calma e regenerativo."

Quem quiser se inscrever para o Desafio da Meia-Maratona pode mandar e-mail para desafio@novosite.contrarelogio.com.br. Lembrando que, ao contrário dos 10 km, no ano passado, determinamos as provas que serão aceitas pela revista. A listagem foi publicada na edição de dezembro. Repetiremos nos próximos meses. No e-mail é importante colocar nome completo, cidade onde mora e o objetivo de tempo: sub 1h50, sub 1h40 ou sub 1h30. Ainda não está definido se haverá camiseta SUB neste ano.

 

10 KM. Os desafiantes de sucesso que alcançaram o sub 40 ou sub 50 até 31 de dezembro ainda podem enviar e-mail com os dados para receber a camisa do Desafio Caixa-CR. "Me inscrevi no Sub 50 no primeiro semestre. Venho me dedicando aos treinos com muito comprometimento e força de vontade. Apesar de não ter sido possível participar de uma prova de 10 km que ajudasse com um percurso plano, chego correndo agora para deixar gravado aqui o meu maior orgulho: sou sub 50 (49:26) em uma prova de percurso complexo, com duas subidas, que foram incapazes de atrapalhar o meu sonho", disse Natália Fernandes Pinto, de Juiz de Fora – MG.

Armando Novelli, de Santo André, é outro sub 50. "Com muita felicidade informo que consegui hoje na VW RUN, graças à planilha publicada por vocês da Contra-Relógio. Acreditava que na prova Mexa-se atingiria a marca, mas não estava bem no dia e fiz 50:40. Bateu na trave. Agora alcancei 49:21, deu com sobras; valeu por todos os treinos", afirmou.

Outro desafiante que obteve a marca é Carlos Sunao Watanabe, de Mogi das Cruzes – SP. "Depois de duas tentativas frustradas, uma por causa da distância que estava maior do que 10 km e outra por causa de congestionamento depois da largada, finalmente consegui atingir a meta de sub 50 (47:04). Foi na Corrida FlexPé, na minha cidade."

O carioca Antonio Romeu Borges obteve a marca aos 45 minutos do segundo tempo, na etapa Verão do Circuito Adidas no Rio de Janeiro. "Somente agora no final do ano, mas consegui vencer o desafio. E não somente este, mas outros também ligados à corrida. Fiz 49:02 no Circuito Adidas. Além disso, consegui fazer três meias-maratonas em 2012. Por razões da vida, os últimos três meses do ano passado foram de poucos treinos e/ou corridas, por isso teve que ficar tão para o final. Mas o mais importante é ter conseguido."

O Rio de Janeiro foi palco também do sub 50 do carioca Sergio de Melo e Souza. "Com muita alegria confirmo que finalmente atingi a marca na Corrida Pan-Americana, no Rio de Janeiro. Fechei em 49:08."

Veja também

4 Comments on “Para voar na meia-maratona

  1. Vamos ao desafio galera! abraços…

  2. Treine menos, mas com qualidade sempre respeitando seu limite,eu com meus 62 anos treino sozinho sem forçar muito, mas nas corrida me torno muito competitivo,comecei a correr em 2005 hoje tenho mais de 130 troféus incluindo os 52km de Urubici, meu tempo na última meia de Joinville 1,30 minutos,valeu! abraços.

  3. Meu nome é Rinaldo Sou de Santo Andre/SP meu objetivo nos 21K é o sub 1H40.
    No Domingo próximo 14/04/2013 ja vou tentar.

  4. boa noite fiz minha 1ª corrida de 10 km no tempo de 58:39 com algumas
    subidas no dia 1 de maio agora vou correr em santos no dia 19 na tribuna
    qual melhor treino para eu baixar este tempo espero umas dicas

Leave a comment