Sem categoria André Savazoni 16 de maio de 2011 (6) (135)

Pelo menos uma vez, todos devem correr em Santos

Todos os apaixonados pela corrida devem participar, pelo menos uma vez, dos 10 km da Tribuna em Santos. Se bem que, dificilmente, quem disputa a prova corre apenas uma vez… Fica sempre o gosto de quero mais. A festa é realmente empolgante.

Neste final se semana, estive em Santos. Infelizmente, não corri. Não faltou vontade. Confesso que no sábado, na retirada do kit da minha mulher, Mari, me deu um desânimo por não estar inscrito… Não tinha jeito, tem a Maratona de Porto Alegre no próximo domingo, dia 22. Em 2012, porém, com ou sem os 42 km no calendário, estarei em Santos. Decisão tomada.

Foram 16 mil inscritos nesta 26ª edição. Na retirada do kit, parecia que eram só 100! Tudo organizado, sem qualquer fila. Inúmeras pessoas da organização, espaço para as crianças fazerem pintura no rosto ou nos braços, bexigas… Ficamos mais tempo no ginásio por causa dessas atrações, mas a Mari não levou nem dois minutos para pegar o material e validar o chip.

No domingo, uma festa imperdível. Durante todo o percurso. Em um ponto, inclusive, havia um “espaço de tortura”. Churrasquinho na rua e aquele cheiro que fazia qualquer mortal pensar, nem que por um segundo, em parar e dar uma experimentada. Em outro local, senhoras batendo papo em cadeiras de praia e mexendo com os “gatinhos”. Sem falar nos amigos, parentes (famílias inteiras) esperando os corredores passarem. Um ótimo astral.

O sistema de largadas em ondas, novidade deste ano, ajudou bastante. A prova pensa em quem é competitivo, busca recordes pessoais, mas também em quem quer correr com os amigos, com as equipes do trabalho ou da academia. Espaço para todos. Por que isso não é copiado?

Ainda há muita gente no primeiro quilômetro, mas aí não é culpa da organização. Vai melhorar se cada pessoa largar dentro do seu ritmo. Algo tão simples, mas ao mesmo tempo tão complicado. Quem faz 5 por 1, larga no 5 por 1; 6 por 1, no 6 por 1. Mas essa educação ainda vai demorar um pouco mais para funcionar nas corridas brasileiras.

Na chegada, mesmo com um fluxo intenso o tempo todo, nada de filas para retirar os lanches ou as medalhas. E olhe que o espaço de dispersão é bem menor do que o da São Silvestre, por exemplo, quando não conseguiram entregar as medalhas em 2010 – e, em Santos, só é usado um dos lados da avenida da praia, com duas faixas!

Depois, nos restaurantes da região do Gonzaga, corredores orgulhosos, com suas famílias ou amigos, almoçando, tomando um chope, comemorando com as medalhas no peito. Homens e mulheres. Orgulhosos. Realizados. E isso duas, três horas depois do término da corrida. E tem gente que diz que a medalha não é importante…

Passamos um ótimo final de semana em Santos, com direito a mais uma visita ao Museu da Pesca e ao Aquário Municipal. Ou seja, os 10 Km da Tribuna são uma festa que dura todo o sábado e domingo. E, nesta 26ª edição, ainda foi ampliada porque, à tarde, tinha final do Campeonato Paulista, que deixou a cidade de Santos ainda mais animada no começo da noite.

Veja também

6 Comments on “Pelo menos uma vez, todos devem correr em Santos

  1. Pra mim o legal foi entrar na avenida da praia, já no km 8, ao som de Deep Purple. Rock na veia para renovar as energias e terminar a prova.

  2. Correr já é muito bom, em Santos muito bommm. Com rock nos últimos quilômetros é sprint que dá a certeza de chegar bem ao término de uma excelente prova. Tudo perfeito, até o churras no percurso, Marilson campeão, companhia de bons amigos, gente bonita, feliz e livres, parabéns. Se deus quiser, em 2012 a gente volta pra baixar mais ainda o tempo. André, perfeito o relato da corrida. Voltei no tempo e revivi tudo de novo. Abços.

  3. Exatamente Marcelo, também adorei. Foi mais um ponto superpositivo da corrida.

  4. Olá André!
    Correr faz bem, pois diminui as preocupações do dia a dia, viajar também. Quando juntamos as duas coisas, melhor ainda, e quando a corrida é bem organizada, superfestiva e ainda por cima tem fácil acesso por ser perto de casa, ficou perfeita. Em todo o percurso dos 10km da Tribuna de Santos vemos as pessoas torcendo e aplaudindo, é a corrida com mais felicidade por km do Brasil, “os pequenos frascos contém os melhores perfurmes”, as vezes “as pequenas corridas (em distância) contém as melhores sensações”. Estarei lá em 2012, 2013, 2014, 2015, …, …
    Abraços!!!

  5. Há alguns anos, na Prova Santos Dumont, no bairro de Santana, em São Paulo, encontrei um senhor. Fizemos aquecimento e alongamos juntos. Me contou que foi alcóolatra e largou a bebida, graças à corrida. Mas o que eu queria mesmo contar é: “Contava para esse senhor de uma prova da Corpore, nem me lembro qual… Ele disse nunca ter corrido esta prova, mas perguntou com “interesse de criança”: “E a Medalha era bonita?”.
    Para nós, corredores, a medalha é importante sim, representa nossas vitórias, traz lembranças de cada prova.
    Haroldo Maretto

  6. Desse jeito, vou ter que ir em 2012… Só avaliações positivas, vou incluí-la no meu calendário!! Valeu pela dica!!

Leave a comment