20 de setembro de 2024

Contato

Especial Performance e Saúde Redação 7 de maio de 2012 (1) (103)

Maquiadas para correr

Camiseta fashion, short que combina com a camiseta, meia com o tênis, a cor do tênis com o elástico de cabelo, fivelinha no tom da camiseta… É fato: vaidade faz parte do universo feminino. E tanto aquela corredora que sobe ao pódio como a que vai se divertir com as amigas gosta de se sentir bonita. Não há nada de errado em caprichar no visual para correr. Para algumas mulheres, porém, só uma roupa transada não basta: é preciso completar o look com maquiagem.

Está cada vez mais comum encontrar corredoras usando maquiagem em dia de prova – do básico gloss aos caprichados rímel, base e blush. É o caso da bancária Juliana Girardi, de 29 anos. Corredora há quatro anos – tendo como melhor tempo nos 5 km a marca de 27 minutos -, ela diz que gosta de se produzir. "Não saio de casa sem maquiagem. Em dia de corrida não poderia ser diferente: gosto de dar um toque especial no cabelo e usar base, blush, rímel e batom. Mas não é nada pesado. Corro sempre para melhorar meu tempo e com isso transpiro demais, mas não quero chegar derretida". Expert, Juliana diz que não leva mais do que cinco minutos para se maquiar.

Já a economista Vanda Melito, de 58 anos, corredora há três, capricha para valer no visual, levando cerca de 30 minutos para finalizar o make (como algumas gostam de falar) – praticamente o mesmo tempo em que completa a distância de 5 km. "Começo com filtro solar, depois passo uma base leve e um pó compacto fixador anti transpirante, importado. Para completar, rímel à prova d'água e batom. Correr é um prazer para mim, é como estar em uma festa, então tenho que me preparar", justifica. Após a prova, retocar o batom é fundamental: "Para sair bonita na foto", diverte-se.

Assumidamente fã de maquiagem, a empresária do ramo metalúrgico Marina Kuriki, de 49 anos, também recorre a tudo a que tem direito. "Quando vou treinar, passo somente batom. Mas em dia de prova uso base, pó, blush, delineador, rímel e batom. Procuro me cuidar, até porque já não sou mais uma menina", brinca.

Corredora há dois anos e meio, a advogada Viviane Lima, de 42 anos, diz que rímel e gloss são essenciais. "Não faço nada chamativo, mas também gosto de usar protetor solar, corretivo, base e até perfume. A maquiagem tem que ser de boa qualidade, à prova d'água e não oleosa, para não ficar com aparência derretida", ensina.

O look caprichado da empresária Susana Dellaroza, de 33 anos, de Londrina, sempre chama atenção. "Uso base com fator de proteção solar até nos treinos. Em dia de corrida, completo com base corretiva, blush – que gosto muito -, rímel e gloss. Lápis só passo de vez em quando, porque borra", conta. Para garantir o visual até o final, utiliza produtos à prova d'água e antialérgicos. "Costumo chegar inteira. Mas quando está muito sol perco um pouco do glamour". Em seu grupo de corrida, ela e as amigas são chamadas de "Penélopes Charmosas". "Já recebi críticas por estar muito produzida. Mas eu gosto de me arrumar. Tem gente que acha que para correr tem que incorporar o perfil atleta", diz a vaidosa Susana, que faz bonito também com seus tempos. "Completo 5 km em 27 minutos".

APENAS O BÁSICO. "Estou aprendendo a usar corretivo de um jeito certo para não derreter. E só uso isso. Acho estranho quem faz make-up pesada. É desnecessário na hora da corrida", opina Letícia Bonfim, de 33 anos, servidora pública de Brasília. Já no caso da gerente comercial Karina Taques, de 35 anos, a maquiagem não é bem uma opção e sim falta de tempo para lavar o rosto após o trabalho. "Saio voando direto para o treino. Quando vejo estou toda borrada, com rímel escorrendo nos olhos, camiseta manchada, uma tristeza… Acho ruim correr maquiada".

"Se eu usar maquiagem para correr, no final serei uma aquarela impressionista", brinca a advogada Regianne Casseb, de 46 anos, de Montes Claros. "Um batonzinho, rímel e lápis discretos não me chocam. Mas não acho adequado base e blush em ambientes esportivos", completa. A advogada Luciane Casanova, de 35 anos, de Santos, concorda. "Acho que não combina. Dá para ficar bonita sem make: um shortinho combinando com o boné ou umas fivelinhas no cabelo já fazem uma enorme diferença!"

 

SALVE SUA PELE

Com o surgimento de produtos à prova d'água, antialérgicos e com fator de proteção solar (FPS), a maquiagem passou a ser mais aceita em ambientes esportivos. Mas é preciso usar o tipo adequado à sua pele e ficar de olho na qualidade.

"Produtos mais oleosos podem obstruir os poros e dificultar a saída do suor, causando brotoejas. Também podem levar à produção de cravos – e estes aumentarem o risco de desenvolvimento de lesões inflamatórias de espinhas. Em relação ao rímel, o ideal é que seja resistente ao suor e à água para não escorrer e irritar os olhos", explica a dermatologista Ana Luisa Sampaio, do Rio de Janeiro.

Pós compactos com substâncias antiperspirantes podem evitar que o suor estrague o visual durante a corrida. "Não são 100% eficazes, mas podem ajudar. Só que é importante salientar que a pessoa que tem alergia a antiperspirantes axilares também pode ter alergia à substancia facial", alerta a especialista. Após o exercício, mais cuidados: a maquiagem precisa ser retirada de forma correta. "Assim que terminar a corrida, use um demaquilante sem álcool e lave o rosto com um sabonete adequado ao seu tipo de pele", ensina Ana Luisa.

Veja também

Leave a comment