Especial Tênis e Acessórios Redação 15 de junho de 2018 (0) (173)

Guia do tênis de corrida – 2º semestre 2010

Use o Guia do Tênis da CR, com todos os tênis testados pela revista, desde 2008. CLIQUE AQUI 

 

Como é de praxe em nossos Guias, lembramos que saber o seu tipo de pisada é importante para fazer a escolha adequada dos tênis e, em teoria, diminuir a possibilidade de lesões. O teste do pé molhado (na página ao lado) serve como uma referência para quem não tem acesso a testes mais precisos em lojas especializadas.

Aliás, as marcas estão procurando popularizar os testes de pisada, o que é muito bom. A Olympikus firmou uma parceria com as lojas World Tennis para oferecer testes de pisadas 3D para seus clientes a partir deste mês, lembrando que essa rede está nas maiores cidades brasileiras. Já a Asics criou o Laboratório de Corrida, em que realiza o teste de pisada em menos de cinco minutos e tem resultado instantâneo, por enquanto em lojas da rede Centauro. Os testes são feitos por fisioterapeutas que operam computadores, câmeras digitais e esteiras. A princípio, as avaliações têm acontecido na capital paulista, mas a marca tem planos de estender para o resto do país em 2011.

 

QUASE LÁ. Nesta edição do Guia testamos dois tênis "quase" mínimos. Para quem não leu a última edição da CR, tênis mínimos são aqueles que se aproximam o máximo da sensação de se estar correndo descalço. O Nike Free Run e o Saucony Kinvara só seriam considerados mínimos em essência se não tivessem amortecimento, mas podem ser usados por corredores que estiverem interessados em experimentar tênis construídos com filosofias diferentes dos modelos de corrida convencionais.

Os tênis do Guia são testados por assinantes selecionados da revista (e também pelos editores e repórteres), que usam os modelos por cerca de 30 dias. Cada testador corre com os tênis sob qualquer condição climática e terreno. No fim do período, cada testador volta à redação da CR com o tênis e com um relatório preenchido, em que ele dá notas de 1 a 5 para itens como amortecimento, flexibilidade, cabedal etc. O relatório tem um campo em que nossos assinantes podem sugerir mudanças, elogiar ou atestar problemas nos modelos.

Com base nos relatórios e análises posteriores feitas na redação, premiamos os tênis em 5 categorias: escolha do editor, melhor atualização, melhor compra e melhor para competição. Cada premiação segue o seguinte critério:

 

– Escolha do editor: Modelo escolhido pela redação em função da somatória de notas dadas aos 23 tênis avaliados em 8 quesitos: Amarração, Amortecimento, Cabedal, Conforto, Estabilidade, Flexibilidade, Sensação Geral durante a Corrida e Ventilação

– Melhor atualização: Para o calçado que obteve grandes melhorias ao passar por reformulação

– Melhor compra: Leva em conta a qualidade do calçado e seu preço

– Melhor para competição: Destaca o melhor tênis de baixo peso, que é boa opção para competição e treinos de velocidade

– Melhor lançamento: Para o modelo efetivamente novo que se destacou nas avaliações

Lembramos que o Guia serve como referência para compra, e que nada substitui colocar o tênis no pé para atestar sua própria impressão sobre um modelo ou outro. Boas compras e boas corridas!  

Tabela de referência rápida e o teste do pé molhado

Guia (parte 1)

Guia (parte 2)

Veja também

Leave a comment